Violao Brasileiro
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1. O estilo composicional de Marco Pereira presente na obra Samba Urbano. Uma abordagem a partir de suas principais influências: a música popular brasileira, o jazz e a música erudita / The composicional style of Marco Pereira on the music "Samba Urbano". An view by his principals influences: the popular brazilian music, the jazz and the scholar music
Tendo em vista um panorama da música popular brasileira contemporânea este trabalho tem o objetivo de apresentar o estilo composicional de Marco Pereira a partir de um estudo de caso da obra Samba Urbano, composta para violão solo em 1980. Marco Pereira apresenta como suas principais referências elementos da música erudita, do jazz, e da música popular
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
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2. A significação em Portais e a Abside, de Celso Loureiro Chaves
Neste artigo empreende-se a análise da obra Portais e a Abside, de Celso Loureiro Chaves, para violão solo, de 1997. A análise segue os princípios da nova musicologia, como têm sido postos em prática por autores como Lawrence Kramer e Rose Subotnik. O ponto de partida e permanente referência da análise são as evidências deixadas pelo próprio compo
Per musi. Publicado em: 2012-12
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3. O violão de garoto. A escrita e o estilo violonístico de Annibal Augusto Sardinha / O violão de garoto. A escrita e o estilo violonístico de Annibal Augusto Sardinha
Annibal Augusto Sardinha, Garoto (1915 - 1955) foi um músico formado na tradição das rodas de choro, dos pequenos conjuntos de músicos do rádio e gravadoras, nas décadas de 1930 a 1950. Uma análise de sua obra para violão solo, em especial os choros, denota um compositor avançado para o seu tempo e que indicou novos caminhos para o violão brasileir
Publicado em: 2009
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4. Othon Salleiro: um barrios brasileiro? Análise da linguagem instrumental do compositor-violonista. (1910 - 1999) / Othon Salleiro: um barrios brasileiro? Análise da linguagem instrumental do compositor-violonista. (1910 - 1999)
This study focuses on the work of guitarist Othon Salleiro (1910- 1999). The purpose of this study is to analyze, recover and provide context for the work produced by the composer from Rio de Janeiro within the scenario of Brazilian popular guitar music. By examining his work, transcribing available recordings and doing a comparative analysis of composer gui
Publicado em: 2008
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5. The works for classical guitar of Pedro Cameron: idiomatic and stylistic characteristics / A obra para violão de Pedro Cameron: características idiomáticas e estilísticas
A proposta desta pesquisa é investigar o processo de criação do compositor paulista Pedro Cameron, principalmente através do levantamento e análise de sua obra, apontando características estilísticas em relação ao idiomatismo do violão e da influência do instrumento nas soluções composicionais. No princípio do século XX, observamos um signific
Publicado em: 2007
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6. A obra para violão de Pedro Cameron: características idiomáticas e estilísticas / The works for classical guitar of Pedro Cameron: idiomatic and stylistic characteristics
A proposta desta pesquisa é investigar o processo de criação do compositor paulista Pedro Cameron, principalmente através do levantamento e análise de sua obra, apontando características estilísticas em relação ao idiomatismo do violão e da influência do instrumento nas soluções composicionais. No princípio do século XX, observamos um signific
Publicado em: 2007
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7. The works for classical guitar of Pedro Cameron: idiomatic and stylistic characteristics / A obra para violão de Pedro Cameron: características idiomáticas e estilísticas
A proposta desta pesquisa é investigar o processo de criação do compositor paulista Pedro Cameron, principalmente através do levantamento e análise de sua obra, apontando características estilísticas em relação ao idiomatismo do violão e da influência do instrumento nas soluções composicionais. No princípio do século XX, observamos um signific
Publicado em: 2007
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8. A obra para violão solo de Almeida Prado / The work for solo guitar by Almeida Prado
O compositor paulista Almeida Prado (1943) escreveu quatro peças para violão solo: Portrait (1972/75), Livro para seis cordas (1974), Sonata nº1 (1981) e Poesilúdios nº1 (1983). Trata-se de uma produção estilisticamente variada, que revela diferentes fases percorridas pelo autor. Assim, as peças da década de 70 giram em torno do atonalismo, primeiro
Publicado em: 2007
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9. Viola minha viola: a obra violonística de Américo Jacomino, o Canhoto (1889-1928), na cidade de São Paulo
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo central, analisar a obra violonística do paulistano Américo Jacomino, o Canhoto (1889-1928). Para tanto, refletiremos inicialmente sobre os aspetos teórico-metodológicos que serviram de referência para este trabalho de pesquisa, onde História e Música dialogam com freqüência Em seguida, destacaremos sua tr
Publicado em: 2007
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10. Os beneficios psicologicos da aula de musica : um estudo cientifico com adolescentes de 5as. e 6as. series do ensino publico brasileiro / The psychological benefits of the music class : a scientific study of brazilian public school adolescents of grades 5 and 6
This work had consisted in an empirical research made with the goal of to detect the consequences of an acoustic guitar initiation course in relation to the psychological aspects of low self-esteem adolescents. So that we could define the sample, it was made a previous use of the EMAE psychological test in a population of 225 5th and 6th grade students of a
Publicado em: 2007
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11. César Guerra-Peixe: suas obras para violão / César Guerra-Peixe: suas obras para violão
Estudo da obra para violão de César Guerra-Peixe, sua importância dentro do repertório violonístico brasileiro, através de análises feitas com base nos textos do compositor. Elaboração do perfil do compositor relacionado a obra violonística com citações e depoimentos de personalidades relevantes. Levantamento do catálogo de obras para violão so
Publicado em: 2006
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12. Dez estudos para violão de Radamés Gnattali: estilos musicais e propostas técnico-interpretativas.
Este trabalho propõe uma interpretação musical dos Dez Estudos para Violão de Radamés Gnattali baseada nas características estilísticas atribuídas pela literatura musical à obra geral do compositor. Adotamos como referencial teórico o princípio investigativo proposto por Leonard Meyer (2000) em seu livro El estilo en la música. Teoría musical, h
Publicado em: 2006