Villa Lobos Heitor 1887 1959
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
-
1. Instrumentation and orchestration in nationalism: a study of four representative works of the brasilian symphonic repertoire / Orquestração e instrumentação no nacionalismo: Um estudo de quatro obras representativas do repertório sinfônico brasileiro
This research analyzes the orchestration and instrumentation of four pieces that appear within the nationalist school of Brazil, looking for its external influences, creative processes, similarities, differences and particularities. The four works are: Série Brasileira (1888-1896) by Alberto Nepomuceno (1864-1920), Choros n10 (1926) by Heitor Villa-Lobos (1
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
-
2. Orquestração e instrumentação no nacionalismo: Um estudo de quatro obras representativas do repertório sinfônico brasileiro / Instrumentation and orchestration in nationalism: a study of four representative works of the brasilian symphonic repertoire
Este estudo investiga a orquestração e a instrumentação de quatro peças que se figuram dentro da escola nacionalista brasileira, com o objetivo de conhecer as influências externas, os traços criativos, semelhanças e suas particularidades. As quatro obras são: Série Brasileira (1888-1896) de Alberto Nepomuceno (1864-1920), Choros n10 (1926) de Heito
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
-
3. Fazendo "Uirapuru": uma investigação musical na floresta tropical brasileira
Há sessenta anos, o autor, então um estudante israelense de cinema na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, partiu para filmar uma lenda indígena brasileira, fixada em música por Heitor Villa-Lobos (1887-1959). A filmagem foi feita entre os índios Urubú-Ka'apor, no Maranhão. Em Belém, capital do Pará, Peter Paul Hilbert (1914-1989), antropól
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. Publicado em: 2010-04
-
4. Revisão crítica das canções para a voz e piano de Heitor Villa-Lobos: publicadas pela Editora Max Eschig
Esta revisão crítica apresenta uma análise do conjunto de canções de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), publicado pela editora Max Eschig de Paris. As trinta canções publicadas formam um painel importante do estilo vocal e pianístico do compositor, pontuando praticamente toda sua vida criativa. O trabalho respeitou a ordem cronológica da criação das coleções de canções: de 1919 e 1946. Além das trinta canções publicadas, incluiu-se no trabalho as três canções não publicadas que fazem parte da série Canções Típicas Brasileiras. Tais obras estão depositadas nos arquivos do Museu Villa-Lobos no Rio de Janeiro, Brasil.
Autor(es): Marun, Nahim
Editora UNESP. Publicado em: 2010
-
5. A poética japonesa na canção brasileira / Japanese poetics in Brazilian art song
O cantor deve conhecer em profundidade a obra a ser executada, além de dominar o seu instrumento - a voz. Assim, este estudo foi baseado na análise de obras de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Gilberto Mendes (1922), Luiz Carlos Lessa Vinholes (1933), José Antonio de Almeida Prado (1943) e Rodolfo Coelho de Souza (1952), sob a ótica do intérprete artista
Publicado em: 2009
-
6. O ritmo da mistura e o compasso da história: o modernismo musical nas Bachianas brasileiras de Heitor Villa-Lobos
Este trabalho consiste em uma análise das Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) numa perspectiva histórica. Compostas entre os anos de 1930 e 1945, estas obras apareciam no discurso de Villa-Lobos como composições que, desde sua infância, já estariam na mente predestinada do músico, como fruto de sua intuição prematura. Leitura de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/10/2007
-
7. Arquitetura e música : interseções polifônicas
O trabalho compara duas linguagens — arquitetura e música —, explicitando seus pontos de tangência. Primeiramente num enfoque mais panorâmico, buscando exemplos significativos que vinculam arquitetura, música, matemática e geometria. Na segunda parte outro tipo de denominador comum foi estabelecido — a vontade artística que, influenciada pelo esp
Publicado em: 2007
-
8. Um compositor brasileiro na Broadway: a contribuição de Heitor Villa-Lobos ao teatro musical americano
This work is about the contribution of Magdalena, a musical composed by Heitor Villa-Lobos for the American Musical Theater in 1947-48.This investigation attempts to clarify what innovations Magdalena brought to the genre. The hypothesis that guides this research is that, although Magdalena has great qualities and innovative aspects regarding the musicals, t
Publicado em: 2007
-
9. A Era Vargas no pentagrama: dimensões político-discursivas do canto orfeônico de Villa-Lobos
This work makes a discursive analysis of the orpheonic singing spread through Brazilian society, in the years known as The Vargas Age (1930-1945), taken as part of the music teaching established by the State and commanded by Villa-Lobos. The collective singing, with its national anthems and/or patriotic songs, was also created to great chorus groups performa
Publicado em: 2007
-
10. Performance analysis and analysis for performance : a study of Villa-Lobos's Bachianas Brasileiras No. 9
This study of Villa-Lobos’s Bachianas Brasileiras No. 9 aims at gaining insight into the decision-making processes of translating a score into a musical performance. Chapter I presents a discussion of selected issues related to interpretative analysis. Chapter II is an overview of the approaches to recording comparison deemed relevant to the present study.
Publicado em: 2007
-
11. Signos e Metáforas na Comunicação da Música
The key questions that triggered this research were: does music communicate anything? what does it communicate? is that communication metaphorical? The communication theme in music, which is a non-verbal language and, perhaps, the most intransitive of the arts through its evident independence in relation to the factic world and intense vagueness of its objec
Publicado em: 2007
-
12. Um maestro no gabinete : musica e politica no tempo de Villa-Lobos
Revisando a memória de um dos mitos mais importantes da história da música brasileira - Heitor Villa-Lobos - este texto recupera a sua trajetória como funcionário público (1932-1947) a serviço de um plano de educação cívicoartística baseado em princípios derivados de uma vertente do nacionalismo musical filiada ao movimento modernista. Embora pau
Publicado em: 2003