Usina Do Trabalho Do Ator
Mostrando 1-5 de 5 artigos, teses e dissertações.
-
1. The text that comes from the body: literacy-orality relations in the making of theatrical text / O texto que nasce do corpo: relaÃÃes entre escrita e oralidade na construÃÃo do texto teatral
O presente trabalho discute a relacao entre escrita e oralidade na criacao de dramaturgia. Analisa as caracteristicas especificas de cada modo de utilizar a linguagem verbal, questionando os paradigmas estabelecidos nas formas de entender o texto teatral. Para isso, questiona o tratamento dado as criacoes orais dos atores em situacoes nas quais nao contam co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
-
2. Usina do Trabalho do Ator: reconhecimento de uma identidade
RESUMO Este artigo tem como objetivo contar a trajetória da UTA - Usina do Trabalho do Ator, em seus pontos fundamentais, traçando um breve panorama de suas realizações cênicas até o momento. Busca-se reconhecer, ao mesmo tempo, as características determinantes da identidade da Usina, construída e sedimentada ao longo deste percurso, tais como: a pla
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
3. A Antropofagia da Usina do Trabalho do Ator
RESUMO Este texto conjuga a aproximação entre a teatralidade das manifestações orientais com o trabalho prático do Núcleo de Investigação - Usina do Trabalho do Ator (UTA). Trata-se aqui de estabelecer vínculos entre a teoria da recepção proposta por Richard Schechner a partir do teatro rásico e a teatralidade presente em vários espetáculos da
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
4. Usina do Trabalho do Ator: (des)caminhos da criação
RESUMO Este artigo discorre sobre o processo criativo do grupo teatral gaúcho Usina do Trabalho do Ator - UTA. Para tanto, apresenta um panorama de alguns espetáculos produzidos pelo grupo desde sua criação e a partir dos quais se problematiza a noção de a(u)tor, como também da encenação como narração. Discute, ainda, a fronteira entre real e fic�
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
5. "Contar histórias sempre foi a arte de contá-las de novo"
RESUMO O presente artigo discute alguns aspectos do processo improvisacional da criação do espetáculo Cinco tempos para a morte e os relaciona à experiência de presença descoberta nesse trabalho, a partir do pensamento de Richard Schechner, Henri Bergson e Walter Benjamin. Para tanto são pinçadas duas cenas performadas pelas próprias autoras na mont
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12