User Modeling
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25. SAGRES : um sistema com apresentação adaptável de informações e suporte à interação em grupo / SAGRES, an adaptable information presentation and work group support interaction system
A grande quantidade de informações eletrônicas disponíveis, e a crescente modificação do público da Computação, devido, principalmente, à redução dos custos de equipamentos de informática e ao surgimento da rede Internet, acentuaram a necessidade do uso de ferramentas de consulta com acesso rápido e adaptado às características dos usuários.
Publicado em: 2010
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26. Aplicações de técnicas de inteligência artificial à comunicação alternativa e aumentativa
A maior parte da população mundial se comunica de forma multimodal (fala, gestos, expressões faciais, etc.). Na medida em que algum destes modos falta, a pessoa afetada encontra dificuldades para manifestar suas idéias e pensamentos. Este trabalho é destinado a pessoas com dificuldades severas de fala e graves danos, tamb6m, na parte motora, o que as im
Publicado em: 2010
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27. Semantic web services: from modeling to composition / Serviços Web Semânticos: da modelagem à composição
The automation of the discovery, composition and invocation of Web Services is an important step to the success of the Semantic Web. If no single Web Service satisfies the functionality required by one user, an alternative is to combine existing services that solve parts of the problem in order to reach a complete solution. Web Services composition can be ac
Publicado em: 2009
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28. A arquitetura da cidade e os transportes : o caso dos congestionamentos em Fortaleza - Ceará
This doctoral research proposes a systemic methodology of street vehicular congestion analysis, pictured by some traffic jammed areas and its problems of land use accessibility and urban car mobility in Fortaleza city, capital of Ceará State, Brazil. The approach offers a composed computational modeling in Geographic Information System environment by joinin
Publicado em: 2009
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29. Assembly and evaluation of a cooling tower for use in teaching undergraduate activities / Montagem e avaliação de uma torre de resfriamento para uso em atividades de ensino de graduação
This work describes proposal for complementing Process Systems Engineering (PSE) undergraduate learning. Traditional teaching of PSE is normally restricted to modeling and computer simulations, with very little contact with actual processes. We felt that applying theoretical concepts to practical problems would be very welcome by the students and improve the
Publicado em: 2009
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30. Adaptação ao contexto para melhoria da usabilidade de serviços móveis
Este trabalho apresenta uma análise a respeito das restrições técnicas e comportamentais que dificultam a disseminação dos serviços móveis, tais como portais WAP. A análise foca na restrição relacionada à usabilidade das aplicações. Considerando que há um consenso de que a adaptação das aplicações móveis, em função de variáveis de cont
Publicado em: 2009
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31. SER OU NÃO SER INTERNAUTA? Os significados da internet a partir do seu uso para jovens graduandos em redes de computadores na cidade de Salvador
Aiming to understand the importance of becoming an internet user, "To be or not to be an internet user?" reflects on the meanings of internet for young people, who according to PNAD 2005 and the search for 2007 of the Management Committee of the Internet in Brazil (CGI . ph), are among the majority of internet users in Brazil. The use of this technology is a
Publicado em: 2009
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32. ClinicSpace: MODELAGEM DE UMA FERRAMENTA-PILOTO PARA DEFINIÇÃO DE TAREFAS CLÍNICAS EM UM AMBIENTE DE COMPUTAÇÃO BASEADA EM TAREFAS E DIRECIONADA AO USUÁRIO FINAL / ClinicSpace: MODELING OF A PROTOTYPE TOOL TO DEFINITION OF CLINICAL TASKS IN A TASK-DRIVEN AND USER-CENTER COMPUTING ENVIRONMENT
A Computação Ubíqua prevê o suporte às atividades humanas da forma mais integrada possível ao ambiente conhecido pelo profissional. Nessa perspectiva, uma das grandes áreas de aplicação é a Saúde, já que o Sistema de Saúde do futuro prevê o uso da Computação Ubíqua como forma de otimizar e automatizar as atividades clínicas. Focando o probl
Publicado em: 2009
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33. Gerenciamento e autenticação de identidades digitais usando feições faciais
Em nossa vida diária, são utilizadas identidades digitais (IDDs) para acessar contas de e-mail, bancos e lojas virtuais, locais restritos, computadores compartilhados, e outros. Garantir que apenas usuários autorizados tenham o acesso permitido é um aspecto fundamental no desenvolvimento destas aplicações. Atualmente, os métodos de controle de acesso
Publicado em: 2009
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34. Agent-based guitar performance simulation
The goal of this paper is to describe a system-aided performance and composition tool that aims to expand guitarist capacities by providing innovative ways in which the user can interact with the system. In order to achieve that, we decided to use an agent-based approach, independently modeling the active elements involved in a guitar performance as autonomo
Journal of the Brazilian Computer Society. Publicado em: 2008-09
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35. SUPPORTING THE DESIGN AND THE INTERPRETATION OF HUMAN-COMPUTER INTERACTION DIAGRAMS REPRESENTED IN MOLIC / APOIO AO DESIGN E À INTERPRETAÇÃO DE MODELOS DE INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR REPRESENTADOS EM MOLIC
Personal computer users frequently view an interactive computational system as the user interface itself. Therefore, it´s desirable that such interface be developed in a way they can understand what the system is for, what it allows their users to do and in which way, for whom it´s made etc. Based on Semiotic Engineering, which is the theoretical foundatio
Publicado em: 2008
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36. CollaboraTVware: uma infra-estrutura ciente de contexto para suporte a participação colaborativa no cenário da TV Digital Interativa. / CollaboraTVware: a context-aware infrastructure with support for collaborative participation in an Interactive Digital TV environment.
The advent of the Interactive Digital TV around the world transforms, ultimately, the user experience in watching TV, making it richer mainly by enabling user interactivity. The users become pro-active and begin to interact with very different ways: building virtual communities, discussion about contents, sending messages and recommendations etc. In this sce
Publicado em: 2008