Umbanda Culto Para
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
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1. ESPÍRITOS COMPOSITORES E INSTRUMENTISTAS: A MÚSICA NA UMBANDA
RESUMO A umbanda é uma religião de possessão em que espíritos são venerados, incorporados e desincorporados em meio a música, geralmente composta pelo som do atabaque (instrumento de percussão) e pelo canto. Conhecidas como pontos-cantados, as canções rituais estão presentes no culto e na vida cotidiana dos médiuns, contudo pouco se sabe sobre a c
Psicol. Estud.. Publicado em: 10/06/2019
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2. "A língua desse povo não tem osso, deix'esse povo falá": campo sonoro da linha de Quimbanda do Terreiro de Umbanda Reino de Luz - som e preconceito
A Umbanda é uma religião afro-brasileira e, tal como é praticada no Reino de Luz, é essencialmente sonora. A religião umbandista é muito estigmatizada por ser relacionada, por alguns não adeptos a Umbanda, às práticas do "mal", magia negra e culto ao diabo. Muitas são as diferenças entre as concepções religiosas e de mundo entre adeptos da Umban
Per musi. Publicado em: 2013-12
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3. Caminhos da visibilidade: a ascensão do culto a jurema no campo religioso de Recife
Neste artigo discutimos a ascensão da jurema no campo religioso de Recife - PE. Esta religiosidade tem origem indígena e está, muitas vezes, presente nos terreiros de candomblé, xangô e umbanda. A visibilidade que a jurema tem no cenário religioso atual é vislumbrada a partir da confluência de dois rituais, o Kipupa e a Caminhada dos Terreiros de Per
Afro-Ásia. Publicado em: 2013
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4. Encruzilhadas da cultura: imagens de Exus e Pombajiras na Umbanda / Culture crossing: images of Exu and Pombajira of Umbanda
A presente dissertação pretende ser uma pequena contribuição para o campo, ainda pouco explorado, dos estudos das artes sacras afro-descendentes brasileiras. Aqui, intento me aprofundar no mundo delicado e complexo no qual se inserem as esculturas religiosas dos Exus e das Pombajiras da Umbanda. Todo o percurso desenvolvido pelas imagens que figuram esse
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2010
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5. Representações culturais no giramundo teatro de bonecos: um olhar de brincante sobre os textos, personagens e trilhas sonoras de um baú de fundo fundo, Cobra Norato e os orixás
Nesta dissertação observo de que maneira os artistas do Giramundo Teatro de Bonecos, grupo de Teatro de Animação de Belo Horizonte, Minas Gerais, se apropriaram de representações culturais brasileiras tais como causos e histórias, canções, danças, falares e regionalismos lingüísticos, lendas, mitos, personagens, crenças, práticas, costumes e fa
Publicado em: 2010
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6. Um olhar pedagógico sobre o cuidar do humano no contexto Umbandista
Esta dissertação buscou analisar a umbanda dando ênfase a forma como os (as) sacerdotes e sacerdotisas entrevistados adentraram a esta religião, bem como visou estudar o processo pedagógico, empregado na preparação de novos (as) adeptos (as). Um ponto também estudado foi como os diferentes terreiros relacionam-se entre si e também com as federaçõe
Publicado em: 2009
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7. Análise do movimento em rituais umbandistas
A presente pesquisa teve como objetivo fazer a análise do movimento em rituais umbandistas e, dessa forma, contribuir para o conhecimento da sua linguagem corporal, assim como fornecer subsídios para o desenvolvimento de uma etnopsicologia brasileira. Para efeito de análise, foi utilizado o método Laban, que visa analisar, segundo elementos de esforço,
Psicologia: Teoria e Pesquisa. Publicado em: 2008-06
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8. Olhar e alteridade no corpo da umbanda: análise do processo de revelação e transformação pessoal em um terreiro de umbanda / Gaze and Alterity on Umbandas Body: an analysis of the process of revelation and personal transformation in an Umbanda ritual place
Na literatura acadêmica sobre possessão, é comum encontrar a observação de autores a respeito da existência de processos de construção e transformação identitários presentes neste tipo de culto. O objetivo do presente estudo foi analisar os possíveis processos de transformação identitária em um terreiro de umbanda. O método adotado foi a obse
Publicado em: 2007
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9. Preto velho : as varias faces de um personagem religioso
Este trabalho tem como objetivo evidenciar a riqueza da construção simbólica em tomo da figura dos pretos velhos. Procura-se destacar o conjunto das representações sociais que tomam parte ou estão subjacentes na sua elaboração, considerando a particularidade étnica e racial do personagem. O folclore e a literatura são consideradas como instâncias
Publicado em: 1999
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10. O tambor das flores : uma analise da Federação Espirita Umbandista e dos cultos afro-brasileiros do Para ; 1965-1975
Not informed
Publicado em: 1976