Trilha Sonora
Mostrando 13-24 de 38 artigos, teses e dissertações.
-
13. Orfeu : do mito à realidade brasileira uma análise da trilha sonora dos filmes "Orfeu Negro" (1959) e "Orfeu" (1999) baseados na peça "Orfeu da Conceição" de Vinicius de Moraes / Orpheus : from the myth to the brazilian reality a soundtrack analysis of the movie "Black Orpheus" (1959) and "Orpheus" (1999) based on Vinicius de Moraes play "Orfeu da Conceição"
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a trilha sonora dos filmes "Orfeu Negro", de Marcel Camus (1959) e "Orfeu", de Cacá Diegues (1999), integrando música instrumental, canção, sound design e edição de som enquanto elementos criativos das obras e sua relação com as outras linguagens que compõem a totalidade dos filmes. Será feita uma decupagem i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
-
14. Jazz, indústria cultural e política em Kansas City, de Robert Altman / Jazz, cultural industry and political in Kansas City, by Robert Altman
O objetivo dessa dissertação é compreender de que maneira se relacionam três elementos presentes na narrativa de Kansas City (1996), do cineasta Robert Altman. Em primeiro lugar o jazz, cuja utilização vai além da concepção tradicional de música como trilha sonora em filmes; em segundo lugar, a imitação de modelos da indústria cultural, que apar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/04/2011
-
15. Theater sound design in discussion: Porto Alegre sound designers¿ experiences / A trilha sonora teatral em pauta : experiências de criadores de trilha sonora em Porto Alegre
A pesquisa propõe a construção de um possível conceito de trilha sonora no teatro, e a análise das funções dos profissionais responsáveis por ela, bem como das dificuldades encontradas por esses profissionais para a efetiva realização do seu ofício, em particular no que se refere ao seu papel criador e não apenas executor. Através de entrevistas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
16. Godard, imagens e memórias: reflexões sobre história(s) do cinema
Esta obra reúne diversos estudiosos da área que exploram o filme História(s) do cinema, um divisor de água na filmografia de Jean-Luc Godard. Este filme é uma obra multiforme, de aproximadamente 270 minutos de duração. Segundo Serafim, ele “mostra uma visão particular do cinema, sobretudo ficcional, mesclando gêneros, formatos e suportes, sem falar da presença de uma trilha sonora, que mistura músicas variadas, sons dos filmes apresentados, ruídos diversos e, claro, as vozes – primeiro, a do próprio cineasta e, logo mais, distintas vozes que vêm acompanhá-lo”.
Autor(es):
EDUFBA. Publicado em: 2011
-
17. Atlântida s music : the original sound score from Brazilian popular cinema in the example of Companhia Atlântida Cinematográfica, 1942/1962 / Assim era a música da Atlântida : a trilha musical do cinema popular brasileiro no exemplo da Companhia Atlântida Cinematográfica 1942/1962
Este trabalho apresenta um estudo sobre a trilha musical dos filmes produzidos pela Atlântida Empresa Cinematográfica. Nele descrevemos a trajetória da companhia e seus fundadores. Coletamos dados sobre quem foram os diretores e compositores que trabalharam nos filmes. Apontamos as influências que levaram ao estabelecimento da forma da comédia musical d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2010
-
18. Guerra-Peixe: da trilha sonora do filme O diabo mora no sangue ao Prelúdio nº 2 para violão
O presente texto apresenta as conclusões a que chegamos ao verificar a afirmação do violonista Nélio Rodrigues, segundo a qual o Prelúdio nº 2 para violão (1970) de César Guerra-Peixe foi "idealizado" a partir da trilha sonora do filme O diabo mora no sangue (1967) de Cecil Albery Thiré. Depois de discutir questões gerais acerca da partitura dos ci
Per musi. Publicado em: 2010
-
19. A música em cena : estudo da criação da trilha musical e efeitos sonoros do espetáculo: O Sobrado
Descreve o processo de criação da trilha sonora e dos efeitos sonoros da peça teatral “O Sobrado”, extraída do livro “O Continente” que faz parte da trilogia “O Tempo e o Vento” de Érico Veríssimo, realizado em comemoração ao centenário do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, no ano de 2008 com a dir
Publicado em: 2010
-
20. Representações culturais no giramundo teatro de bonecos: um olhar de brincante sobre os textos, personagens e trilhas sonoras de um baú de fundo fundo, Cobra Norato e os orixás
Nesta dissertação observo de que maneira os artistas do Giramundo Teatro de Bonecos, grupo de Teatro de Animação de Belo Horizonte, Minas Gerais, se apropriaram de representações culturais brasileiras tais como causos e histórias, canções, danças, falares e regionalismos lingüísticos, lendas, mitos, personagens, crenças, práticas, costumes e fa
Publicado em: 2010
-
21. MPB: a trilha sonora da abertura política (1975/1982)
A proposta de abertura do regime, elemento central da agenda política do regime militar brasileiro na segunda metade dos anos 1970, teve um grande impacto na cena cultural protagonizada pela oposição civil ao regime. A fase da "distensão-abertura" coincidiu com a consagração comercial e cultural da Música Popular Brasileira (MPB) que, desde os anos 19
Estud. av.. Publicado em: 2010
-
22. Invention of the possible. / Invenção do possível: o uso e a produção de filmes nas aulas de história
O presente trabalho é resultado de uma experiência pedagógica sobre a utilização e a produção de filmes nas aulas de História, realizada entre os anos de 2007 e 2008, com alunos do 9o ano do ensino fundamental de duas escolas da rede particular de São Paulo. Durante este período, a produção cinematográfica foi utilizada de duas maneiras: como ob
Publicado em: 2010
-
23. "Sintonizando" Os Simpsons : discursos presentes na trilha sonora de um filme animado
A presente pesquisa, com base no referencial teórico dos Estudos Culturais, inventaria e problematiza discursos musicais presentes no filme Os Simpsons (Estados Unidos, 2007, Estúdio 20Th Century Fox). A escolha do filme se deu pelo fato de que embora seja endereçado a sociedade americana [crianças, jovens e adultos] atinge, também, espectadores brasile
Publicado em: 2009
-
24. The popular song in the history of brazilian cinema / A canção popular na historia do cinema brasileiro
O principal foco desta pesquisa é investigar o diálogo entre a produção musical e a produção cinematográfica brasileira a partir do mapeamento da presença da canção popular na história do cinema brasileiro. A tese apresenta um levantamento historiográfico do uso da canção popular, composta para filmes ou neles inserida, nos vários períodos qu
Publicado em: 2009