Treinamento Do Ator
Mostrando 1-12 de 41 artigos, teses e dissertações.
-
1. Práticas teatrais: sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos
Este livro traz reflexões sobre os meandros invisíveis da atuação, da presença e do treinamento em processos criativos. Faz uma análise cuidadosa do tema da presença do artista cênico, articula experimentação e conceitos filosóficos, revela a delicadeza do trabalho do ator enquanto ofício e a potência da relação entre corpos possibilitada pela presença simultânea dos atores e dos espectadores. A busca poética por parte do artista traz potenciais desdobramentos para além da cena, na direção de uma vida aumentada em seu vigor e em sua intensidade de ação. São escritas poéticas permeadas por pensamentos. Pensamentos permeados por conceitos. Conceitos permeados por metáforas. Não há como ser de outro modo ao falar de criação e do suor dos corpos na construção da cena poética no teatro.
Autor(es):
Editora da Unicamp. Publicado em: 2020
-
2. Para Repensar o Trabalho do Ator: algumas considerações improvisadas e provisórias sobre a atuação hoje
Resumo: Este artigo retoma algumas ideias apresentadas durante a conferência Acting Reconsidered. O estudo do ator em performances contemporâneas deveria ser reavaliado à luz de experiências dos últimos cinquenta anos, particularmente a arte da performance, o teatro pós-dramático, o teatro interativo e muitos teatros políticos. Apresentam-se novas ta
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
-
3. Energia da Presença, a Meta Principal do Treinamento do Ator
Resumo: O que é carisma? O que atrai a atenção do espectador? O que caracteriza a capacidade de atuar? Essas perguntas desafiaram muitas pessoas. As respostas são fundamentais para muitos aspectos além do teatral. A maioria dos estudos foi feita sobre aspectos estéticos e práticos, sobre estruturas de interpretação do texto. Alguns autores e pesquis
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-08
-
4. Simulação in Situ, uma Metodologia de Treinamento Multidisciplinar para Identificar Oportunidades de Melhoria na Segurança do Paciente em uma Unidade de Alto Risco
Introdução A simulação é uma metodologia usada para substituir ou amplificar experiências reais por experiências guiadas que evocam ou replicam aspectos do mundo real de maneira interativa. A simulação in situ leva essa técnica diretamente aos locais onde ocorrem atendimentos, com a própria equipe de saúde atuando em seu ambiente de trabalho em
Rev. bras. educ. med.. Publicado em: 2015-06
-
5. Arthur Lessac: um ensaio sobre as energias corporais no treinamento do ator
RESUMO Este artigo reflete sobre os quatro estados de energia corporal desenvolvidos por Arthur Lessac: Buoyancy, Radiancy, Potency e Inter-Involvement e sobre a sua utilização no treinamento do ator. Através da análise descritiva de três explorações feitas a partir da abordagem de Lessac, procura-se indicar como a aplicação das energias corporais v
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-08
-
6. Sobre cavalgar o vento : contribuições da meditação budista no processo de formação do ator / Riding on the wind : Buddhist meditation contributions in the actor formation process
Este trabalho procura discutir a relação entre meditação budista e treinamento de atores. Há mais de um século o budismo tem sido objeto de estudo de acadêmicos da Europa e América. Ao longo desse período um vasto material foi produzido e disponibilizado falando sobre a filosofia, a religião e as práticas culturais ligadas as diferentes tradiçõe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
-
7. A busca pela singularidade no trabalho do ator e a legitimação de uma técnica pessoal: um estudo sobre a Periplo, Compañia Teatral / The search for singularity in the actors performance and the legitimation of a personal technique: a study about Periplo, Compañia Teatral
A pesquisa discute a possibilidade de legitimação de uma técnica pessoal vinculada ao trabalho do ator a partir da perspectiva da Periplo, Compañia Teatral (Buenos Aires/Argentina). Busca-se verificar como se dá, nesta grupalidade, o trânsito entre a elaboração de uma técnica proveniente de mecanismos de treinamento coletivo e a busca pela singulari
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
-
8. A atenção e a cena / A atenção e a cena
Esta pesquisa consiste em um estudo da atenção na cena teatral. Para embasar teoricamente a pesquisa foi feito um levantamento das teorias postuladas pela ciência da atenção em toda a sua interdisciplinaridade, em especial dos estudos de Hugo Munsterberg (2004), nos quais pela primeira vez a atenção aparece como conceito operatório para a análise do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/09/2011
-
9. Improvisação e dramaturgia: o lugar da improvisação teatral na escrita dramatúrgica
Nesta dissertação estudam-se as relações entre a improvisação teatral e a escrita dramatúrgica, tendo como objetos de estudo o texto teatral Arlequim, servidor de dois amos (1753), de Carlo Goldoni, e o texto resultante de uma das apresentações do espetáculo de improvisação teatral Humor mierda (2010), do grupo mexicano Complot Escena. A investig
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
-
10. Atores profissionais de teatro: aspectos ambientais e sócio-ocupacionais do uso da voz
OBJETIVO: Verificar a ocorrência de queixas e sintomas vocais em atores profissionais de teatro e sua relação com aspectos ambientais desta atividade laboral e com o histórico de intervenções especializadas. MÉTODOS: Estudo transversal com 48 atores profissionais realizada a partir de questionário sobre sintomas e queixas vocais e extra-vocais, bem c
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Publicado em: 2011-09
-
11. Fronteiras entre o ator e a arte marcial : a prática do Kildo Self Defense como treinamento para atores
O presente trabalho propõe uma investigação sobre as possibilidades do uso da prática da arte marcial chamada Kildo Self Defense voltada a técnicas de preparação de atores para a cena. Empregando essas práticas marciais, realizou-se a preparação corporal dos atores do Grupo Farsa, de Porto Alegre, durante o processo de criação do espetáculo para
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
12. O ator títere de si e de suas máscaras : treinamento das máscaras, exercício da autonomia
O presente trabalho propõe-se a investigar o processo de montagem do texto Romeu e Julieta, realizado pela turma do curso de aprendiz técnico de instalação residencial a gás do grupo SESI FIERGS do município de Esteio, procurando responder a questão: o que levou uma turma do curso de aprendiz técnico a se apaixonar pela montagem teatral Romeu e Julie
Publicado em: 2011