Tragicidade
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13. Meu nome não é ninguém: narrativa sobre excluídos na Literatura Brasileira Contemporânea: Cidade de Deus e Meu nome não é Johnny / "Mon nom n est personne": narration sur les exclus à la littérature brésilienne contemporaine (Cidade de Deus e Meu nome não é Johnny)
O tema da exclusão social sempre esteve presente na Literatura Brasileira, porém, na virada do século XX para o XXI, ele ganha ainda mais relevo, através de narrativas realistas, chocantes, exacerbadas de violência e até anomia, que enfatizam a imagem dos excluídos. Cidade de Deus (Paulo Lins: 1997) e Meu nome não é Johnny (Guilherme Fiuza: 2004) fo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2010
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14. O Pagador de Promessas: dramaticidade e tragicidade, da literatura ao cinema
Esta pesquisa investiga a produção de efeitos dramáticos e trágicos na peça O Pagador de Promessas, escrita por Dias Gomes, em 1959, como também em sua adaptação fílmica homônima, dirigida por Anselmo Duarte, em 1962. A peça revela embates entre culturas antagônicas através de conflitos sociais dramatizados por personagens que não apenas empres
Publicado em: 2010
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15. As formas dramáticas do cômico e do trágico em La Celestina / The dramatic forms of comic and tragic in La Celestina
Esta dissertação, As formas dramáticas do cômico e do trágico em La Celestina, analisa quatro personagens da obra Tragicomedia de Calisto y Melibea ou La Celestina atribuida a Fernando de Rojas. A análise apresenta, a partir de leituras críticas e teóricas, elementos de comicidade e de tragicidade na trajetória das personagens Calisto, Centurio, Cel
Publicado em: 2009
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16. A ausência do trágico: a crítica da cultura em Nietzsche e Adorno
O texto que segue versa sobre a crítica de Nietzsche e Adorno à cultura e à produção artística contemporâneas, principalmente a partir de O Nascimento da Tragédia e Dialética do Esclarecimento, para poder tecer as concordâncias e divergências entre ambos. Um dos primeiros aspectos de concordância a serem destacados, então, é a respeito da incon
Publicado em: 2008
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17. Cronotopia e tragicidade em Nenhum Olhar, de José Luís Peixoto
The novel Nenhum Olhar, by the Portuguese author José Luís Peixoto and winner of the 2001 Saramago Award, focus on the trajectory of a small group of characters from a nameless city (Alentejo?). Among them, some characters are emphasized, José and his wife Josés parents , and the cook, married to Moisés, from whom a daughter is born and she later marrie
Publicado em: 2007
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18. O trágico e o demoníaco em "O evangelho segundo Jesus Cristo", de Saramago
Este estudo realiza uma análise de O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago, partindo do pressuposto de que a obra recupera circunstâncias presentes no trágico grego, lhe oferecendo nova roupagem. Avaliamos, através deste estudo, que determinados fatores pertinentes à época grega, tais como a culpa e a inevitável submissão a um destino ine
Publicado em: 2007
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19. A construção do erro trágico na arquitetura do romance Dom Casmurro de Machado de Assis / The construction of the tragic error in the architecture of DOM CASMURRO of Machado de Assis
This dissertation intends to interpret the doubt, from the classic conception to the modern one, starting from their structural function in DOM CASMURRO narrative. The aesthetic elements, that interact in its architecture, are the metaphor and the irony, procedures that help to build the tragic error of the character-narrator Bentinho and his existencial vis
Publicado em: 2007
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20. Próteses psíquicas: a psicofarmacologia como biotecnologia e a téchne trágica da psicanálise
Considerando a relevância do estudo das próteses na cultura informacional contemporânea, e aproximando-o do campo psicopatológico através da idéia dos psicofármacos funcionando como próteses psíquicas, pretendo problematizar a inserção das novas tecnologias – especialmente as biotecnologias, como a psicofarmacologia – no projeto de longa dura�
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2006-06
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21. A dimensão dionísica do uno-primordial nos primeiros escritos de Nietzsche
O presente trabalho é uma investigação sobre a dimensão dionisíaca na tragédia grega, encontrada na produção filosófica do jovem Nietzsche, no período entre 1870 e 1876. Tem como ponto de partida uma reflexão sobre a Teoria do Uno-primordial e sua natureza dionisíaca, apresentada especialmente em O nascimento da tragédia (1872). A arte trágica
Publicado em: 2006
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22. O sujeito subversivo : uma leitura da tragicidade
Au travers de l?examen de la structure du conditionnel hypothétique et de ses paraphrases, ce travail cherche à comprendre le fonctionnement du discours de résistance au régime militaire instauré au Brésil par le coup d?État de 1964. Son corpus est constitué de textes écrits provenant des archives du projet Brasil Nunca Mais (Brésil plus jamais) de
Publicado em: 2005
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23. A crise da modernidade e a barbárie
Este ensaio procura analisar os impasses na fundamentação da eticidade na modernidade. Parte do pressuposto que os autores clás sicos do Iluminismo viam nesse problema uma ameaça para o futuro da sociabilidade. Marx teve o mérito de articular o tema com as bases objetivas da estrutura social. O século XX presenciou a tragicidade desta condição como u
Physis: Revista de Saúde Coletiva. Publicado em: 2000-06