Trabalho Bailarino
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
-
1. Pedagogia dos Possuídos: repensando o método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) no ensino da dança no Brasil
Resumo: Este trabalho15 propõe um questionamento dos princípios fundamentais do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) ensinado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Brasil. A análise problematiza a suposição de que os alunos não têm consciência da sua própria brasilidade, a qual eles devem buscar através do BPI, e questiona u
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-08
-
2. O Processo BPI e suas Especificidades Epistemológicas
Resumo: Neste artigo, são apresentados alguns aspectos do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) que podem ser pensados como suas especificidades epistemológicas. Trata-se, portanto, de uma revisão da bibliografia fundamental dessa metodologia de formação e criação cênica em desenvolvimento no Brasil há mais de trinta anos. Por meio de rela
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-12
-
3. As corporalidades do trabalho bailarino: entre a exigência extrema e o dançar com a alma
O contexto de desenvolvimento das pesquisas de corpo na Administração requer uma investigação que permita uma compreensão corporificada (não representacional) desse campo do conhecimento. Para isso, refletimos sobre estudos de corpo e corporalidades nos campos da Administração e da Dança (ballet), assim como informações de uma etnografia realizada
Rev. adm. contemp.. Publicado em: 2013-12
-
4. Rede de Afetos : as relações afetivas vivenciadas pelo sujeito no processo de formação e de criação cênica do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) = Affectionate network: affectionate relationships experienced in the process of scenic creating with the Dancer-Researcher-Performer (BPI) method / Affectionate network: affectionate relationships experienced in the process of scenic creating with the Dancer-Researcher-Performer (BPI) method
O presente trabalho evidencia a existência e o papel fundamental das relações afetivas no processo criativo proposto pelo método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Utilizando-me metodologicamente da Análise de Conteúdos proposta por Laurence Bardin (1977) e do caráter qualitativo para analisar os dados coletados, segundo Graham Gibbs (2009), con
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2012
-
5. Entre o ar e o chão: Metier de bailarino na cidade de São Paulo / Between air and ground Metier of dancer in the city of São Paulo
Essa tese procura investigar os mistérios que envolvem a adesão ao metier da dança, atividade artística para a qual é atraída uma minoria que faz do corpo instrumento de trabalho e recurso privilegiado de transgressão das próprias condições de existência. Trata-se de um estudo sobre bailarinas e bailarinos profissionais cujo interesse reside no ex
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/12/2010
-
6. Estudos do método bailarino-pesquisador-intérprete (BPI) : estruturação da personagem Zé Mané / Study method dancer-research-interpret (DRI) : a structure of character Zé Mané
O trabalho aqui apresentado é registro de estudos do Método Bailarino-Pesquisador-Interprete (BPI), que convergiu na estruturação da personagem Zé Mané. Constam como principais referências teóricas os trabalhos literários da criadora do Método, a Profa. Dra. Graziela Rodrigues - Bailarino-Pesquisador-Interprete: Processo de Criação (1997) e O Mé
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2010
-
7. Corpos urbanos : Cena 11 Cia. de Dança [ou] vinculações entre dança, corpo e cidade / Urban bodies : Cena 11 Cia. de Dança [or] the connections between dance, body and city
Este trabalho teve por finalidade identificar possíveis relações entre corpo e cidade, e como tais relações podem revelar-se através da linguagem da dança. Interessou perceber de que maneira o espaço urbano torna-se um constituidor de referências do corpo contemporâneo, e como tais referências passam a dialogar com o resultado estético de criaç�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2010
-
8. Trabalho corporal do ator e do bailarino : Um ponto de confluência metodológica
O presente trabalho tem como objetivo principal investigar um ponto em comum entre teatro e dança ao experimentar uma aproximação de teorias sobre o trabalho de treinamento físico de atores e bailarinos. Este estudo se refere às sutilezas de estar em cena, algo que remete a um estado diferente do cotidiano. Pretende assim, averiguar possibilidades de ap
Publicado em: 2010
-
9. O processo de criação sob a perspectiva da Psicologia Analítica : Danças Circulares Sagradas coligadas ao processo de criação em dança / The creation process from the perspective of Analytical Psychology : Sacred Cicle Dances related to the process of creation in dance
Este trabalho trata do processo de criação artística, especialmente no campo da Dança, sob a perspectiva da Psicologia Analítica de C.G. Jung. De acordo com ele, o anseio criativo do ser humano deriva do inconsciente, especificamente do Inconsciente Coletivo, e se configura através de imagens simbólicas. O processo criativo depende do acesso às image
Publicado em: 2010
-
10. A PROFISSÃO DE BAILARINO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: MERCADO DE TRABALHO, RELAÇÕES PROFISSIONAIS, DECISÕES DE CARREIRA E IDENTIDADE PROFISSIONAL / THE CAREER OF PROFESSIONAL DANCERS IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO: LABOUR MARKET, PROFESSIONAL RELATIONSHIPS, CAREER DECISIONS AND PROFESSIONAL IDENTITY
O presente estudo é o resultado de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de entrevistas semi-estruturadas com 15 bailarinos profissionais brasileiros com experiência em companhias da cidade do Rio de Janeiro, os quais estão inseridos em um mercado de trabalho predominantemente informal e enxuto. Focaliza os aspectos que norteiam as decisões de car
Publicado em: 2009
-
11. Posicionamento de dança : olhares éticos e estéticos
A pesquisa aborda os valores utilizados por dois profissionais da dança de relevância e atuantes em 2008 em Porto Alegre, ambos com inserção acadêmica. Foram utilizados os estudos de Foucault sobre ética, como o cuidado de si e a subjetivação, para especificar melhor este tema. Os entrevistados responderam a quatro questionários, que pretendiam inve
Publicado em: 2009
-
12. Movimento expandido: Confluência entre a dança e o teatro na criação do bailarino
Esta dissertação investiga a confluência entre a dança e o teatro na composição do bailarino, participante da criação e da cena. Baseando-se em um estudo teórico e em depoimentos concedidos por artistas de Belo Horizonte, que participaram de processos de criação envolvendo as interfaces entre o teatro e a dança, a pesquisa se interessa pela manei
Publicado em: 2008