Tom Jobim
Mostrando 1-12 de 19 artigos, teses e dissertações.
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1. "Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim
Neste artigo se discute o papel que a natureza cumpre em dois âmbitos distintos da trajetória de Tom Jobim. Partindo do mais explícito, o ecológico, aborda-se a questão que gira em torno da erosão da natureza pela ação do homem e da busca por uma experiência integradora. Essa discussão abre as portas para o problema central do artigo, situado no â
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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2. Memórias e histórias do acorde napolitano e de suas funções em certas canções da música popular no Brasil
Considerando que as implicações históricas dos materiais musicais interferem na apreciação e crítica acerca daquilo que compõe uma canção, aborda-se aqui o versado conjunto de notas musicais conhecido por vários termos, dentre os quais o de acorde napolitano. Assumindo que os acordes não são grandezas puras, comentam-se aspectos do tratamento té
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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3. Considerações sobre a análise de Grundgestalt aplicada à música popular
Este artigo discute a adequação do emprego de ferramentas analíticas associadas à teoria da Grundgestalt de Schoenberg para o exame de relações estruturais em peças de música popular. Após a apresentação dos conceitos básicos, são examinadas algumas conclusões presentes em um artigo pioneiro de GREEN (2008) sobre o tratamento motívico de Duke
Per musi. Publicado em: 2014-06
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4. NO TOM: ANÁLISE DE PARCERIAS DE ANTÔNIO CARLOS JOBIM COM VINÍCIUS DE MORAES, DOLORES DURAN E NEWTON MENDONÇA / IN TOM: ANALYSIS OF PARTNERSHIPS ANTONIO CARLOS JOBIM WITH DOLORES DURAN, NEWTON MENDONÇA AND VINÍCIUS DE MORAES
A dissertação se propõe a examinar o processo composicional do músico Antônio Carlos Jobim, em parceria com Vinícius de Moraes, Dolores Duran e Newton Mendonça, nos anos iniciais do movimento conhecido como Bossa Nova (1958 e 1959). Durante este período é possível observar certo movimento nas canções produzidas, mostrando tanto aproximações com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
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5. Avaliação de impacto ambiental:o caso do projeto ?Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Tom Jobim? - uma aplicação do método Ambitec - Agro.
2006
Rio de Janeiro: Embrapa Solos. Publicado em: 2011
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6. Chovendo na roseira de Tom Jobim: uma abordagem schenkeriana
O presente artigo examina a canção Chovendo na roseira, de Antônio Carlos Jobim, focando as relações estruturais aprofundadas existentes entre melodia, harmonia e forma. Isso é realizado através do método da análise schenkeriana, que recebe aqui algumas adaptações, de maneira a se ajustar apropriadamente às características dessa peça específic
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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7. Letra, melodia, arranjo: componentes em tensão em O morro não tem vez de Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes
O registro fonográfico tornou mais fácil pensar uma produção musical como documento, não apenas como objeto de apreciação estética. A gravação de canções populares permite prontamente decompor, recompor, analisar, destacar partes e pensá-las como objeto pertencente a uma rede social de amplitudes quase infinitas. Ocasionalmente, o modo como se c
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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8. Canção do Amor Demais: marco da música popular brasileira contemporânea
Discussão sobre a importância do LP Canção do Amor Demais dentro do panorama da cultura brasileira, mais do que do âmbito da música popular em si, a partir do texto de Vinícius de Moraes na contracapa do disco e da crítica de José da Veiga Oliveira. A fronteira existente entre o popular e erudito fica menos evidente neste disco, por conta do alto gr
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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9. Comparar o incomparável: uma aproximação entre Tom Jobim, Debussy e Monet
Não há como abordar o estilo harmônico que caracteriza a música de Tom Jobim sem mencionar a figura de Claude Debussy. Como se trata de canções, as criações bossanovistas de Jobim e seus parceiros também inauguraram novas tendências poéticas na música popular brasileira. Por outro lado, pelo conteúdo marcadamente visual das letras, elas demonstr
Alea : Estudos Neolatinos. Publicado em: 2010-06
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10. A gênese da bossa nova : João Gilberto e Tom Jobim
Este trabalho estuda a gênese do estilo musical bossa nova a partir da análise das quatro canções de Tom Jobim com letra dele mesmo que integram o repertório dos três primeiros discos de João Gilberto. A análise propriamente dita é precedida de contextualizações e definições. Situa-se a bossa nova como gênero no contexto histórico da canção,
Publicado em: 2010
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11. O resto é mar: o tom de Jobim
Parte do livro:Música popular e adjacências…
Autor(es): Lima, Paulo Costa
EDUFBA. Publicado em: 2010
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12. Hierarquia prosódica e hierarquia melódica na canção Gabriela
O presente artigo propõe uma investigação das relações de interface entre o componente linguístico - prosódico - e o componente musical na palavra cantada. Tomando como objeto a canção Gabriela, de Tom Jobim, investigamos as relações que se estabelecem entre a hierarquia prosódica (Nespor & Vogel, 1986) e a hierarquia melódica (Carmo Jr 2007). M
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Publicado em: 2010