Theatre Representation
Mostrando 1-12 de 18 artigos, teses e dissertações.
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1. Teatro legislativo e representação democrática: a Câmara na Praça como aliança entre democracia e representação
Resumo O artigo busca contribuir para o debate na teoria política contemporânea sobre democracia e representação por meio de uma análise da Câmara na Praça, proposta elaborada por Augusto Boal na obra Teatro legislativo e praticada quando o autor foi eleito vereador. Após reconstruir a conceptualização de Nadia Urbinati da representação democrát
Rev. Bras. Ciênc. Polít.. Publicado em: 03/06/2019
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2. Entre espelhos, máscaras, palcos e memórias: o jogo da representação em As horas nuas, de Lygia Fagundes Telles
Resumo Este artigo busca analisar uma das facetas do jogo de representação no romance As horas nuas (1989), de Lygia Fagundes Telles, a partir da construção da protagonista Rosa Ambrósio. Na recuperação do passado pelo exercício da memória, os papéis femininos por Rosa outrora desempenhados no teatro como atriz misturam-se ao seu repertório pessoa
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 25/02/2019
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3. NOS PALCOS DA CIDADE: A REPRESENTAÇÃO DA MORALIDADE E DOS COSTUMES NO TEATRO DE FORTALEZA NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930) / STAGES IN THE CITY: A REPRESENTATION OF MORALITY AND CUSTOMS IN THEATRE OF FORTALEZA IN FIRST REPUBLIC (1889-1930)
At the turn of the 19th century to the 20th century, Fortaleza, the capital of Ceara, Brazil, was in the midst of political clashes brought about by the acciolina oligarchy (i.e. the oligarchy led by Nogueira Accioly) and the transformations which took place by the economic development from the cotton activity. It was in this scenario that the theater conque
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/10/2012
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4. Entre espelhos deformantes: A representação da escravidão emq uatro peças brasileiras do século XIX / Among crazy mirrors: the representation of slavery in Brazil in four plays of nineteenth century
This work observes the representation of the slavery in Brazil in the theatre of the XIX century, specially during the period of romatism in Brazil, analzing for pieces Calabar (1858), of Agrário de Meneses, Mãe (1859), of José de Alencar, Sangue limpo (1861), of Paulo Eiró, and Gonzaga ou a revolução de Minas (1867), of Castro Alves. The goal of this
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
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5. Teatro de camponesas: práticas teatrais no movimento de mulheres camponesas em Santa Catarina / Theatre practices in the peasant womens movement of Santa Catarina
Este trabalho apresenta o Movimento de Mulheres Camponesas em Santa Catarina MMCSC, para focar suas práticas teatrais recentes. O objetivo é descrever e analisar os processos de criação e o resultado cênico dos espetáculos teatrais Na luta se faz história (2008) e Histórias agroecológicas, Histórias de mulheres camponesas (2009), encenadas pelo gru
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2012
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6. O outro em cena : teatro escolar e alteridade
Ce travail présente comme but principal reflechir les possibilités de contribution de l enseignement de théâtre lycéenien pour souligner les relations par rapport aux différences. Nous partons de la constatation d un cadre culturel vraiment balisé par la centralité du corps comme signe dont il confère une identité et des positions de "sujet", basé
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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7. A construção textual-discursiva do ponto de vista : vozes, referenciação e formas nominais / The textual and discursive construction of point of view : voices, referentiation and nominal forms
Esta tese analisa a construção textual-discursiva do ponto de vista através das formas nominais em contexto argumentativo - reportagens de revistas feminina e masculina. Uma hipótese motivadora desta tese é que a noção do ponto de vista, indo além da focalização narrativa no domínio literário, pode ser utilizada para analisar a complexidade das r
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/03/2011
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8. Uma abordagem estético-dramatúrgica para a representação política / An aesthetic and theatrical approach the political representation
Embora a representação política tenha ocupado um espaço menor dentro do cenário mais amplo da teoria política, sendo discutida como fração de um debate mais amplo a discussão sobre a democracia ela tem, todavia, despertado um interesse crescente nas pesquisas das últimas décadas. Contudo, as discussões transpõem-se sempre sobre os aspectos mais
Publicado em: 2011
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9. Entre espelhos e máscaras: o jogo da representação em As horas nuas / Between mirrors and masks: the game of representation in As horas nuas
Este trabalho busca investigar o jogo de representação no romance As Horas Nuas (1989), de Lygia Fagundes Telles, a partir da construção da protagonista Rosa Ambrósio. Na recuperação do passado pelo exercício da memória, os papéis femininos por ela outrora desempenhados no teatro como atriz misturam-se ao seu próprio repertório e descortinam a en
Publicado em: 2010
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10. Ópera da cidadania: entre fardos e performáticos o corpo em performance na Polícia Militar da Bahia
This dissertation encompasses a critical view of my performance in association with Bahia Military Police through their Theater Group, under the perspective of the policemans body visibility and its representation. Dealing with concepts related to scene, ritual, and daily life, I aim at analyzing policemens performance not only in the Ópera da Cidadania (Ci
Publicado em: 2009
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11. Fazer um múltiplo brasileiro : José Celso Martinez Corrêas, Uzyna Uzona e a montagem de Os Sertões
Le titre de la recherche, faire un multiple, propose une lecture philosophique du Théâtre Oficina Uzyna Uzona et de José Celso Martinez Corrêa, cest-à-dire, de sa politique et des diverses connexions qui en découlent. Le Théâtre Oficina est aussi un Terroir Électronique (terrero), pour pénétrer dans cet espace il faut se laisser transpercé, se so
Publicado em: 2008
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12. O caminhar das sombras imemoriais - encenação do universo rosiano a partir da exegese do canto Nenhum, Nenhuma, de Guimarães Rosa / O caminhar das sombras imemoriais - encenação do universo rosiano a partir da exegese do canto Nenhum, Nenhuma, de Guimarães Rosa
Intersemiotic translation of the short story Nenhum, Nehuma by Guimarães Rosa, into scenic language, in a transliteration exercise from prose to performance. Arranged in a systematized manner, this meeting process between Guimarães Rosas and scenic language shows the transformation of the short story into a staged performance by using semiotic systems of a
Publicado em: 2008