Teoria Dos Conjuntos Musica
Mostrando 1-4 de 4 artigos, teses e dissertações.
-
1. A didactic-pedagogical approach of the mathematical reasoning at the musical creation. / Uma abordagem didático-pedagógica da racionalidade matemática na criação musical
A presente tese se ocupa, do ponto de vista didático-pedagógico, em estudar a presença da racionalidade matemática na criação musical. A linguagem matemática é uma poderosa ferramenta que pode ser utilizada para compreender estruturas subjacentes às composições. Com o intuito de defender essa característica, são apresentados, neste trabalho, con
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/11/2012
-
2. Aaron Copland : uma análise das tendências pandiatônicas na obra "Preamble for a Solemn Occasion" para órgão
Este trabalho consiste em investigar as tendências pandiatônicas na obra "Preamble for a Solemn Occasion" para órgão (1953) de Aaron Copland (1900-1990). A análise inclui a busca pelos conteúdos intervalares mais recorrentes, a interação entre a tonalidade harmônica e a tonalidade melódica, e os centros tonais. Os referenciais teóricos utilizados
Publicado em: 2008
-
3. A study in analysis and performance of the Sonatinas for piano solo by Almeida Prado / Um estudo analitico das sonatinas para piano solo de Almeida Prado visando a sua performance
Com o intuito de contribuir para uma bibliografia ainda escassa de trabalhos sobre a performance de obras de compositores brasileiros, este trabalho tem como objetivo principal a performance e a gravação das Sonatinas n.1, n.2 e n.3 para piano de Almeida Prado, por meio do estudo individual, aulas com o compositor e a aplicação de diferentes técnicas de
Publicado em: 2006
-
4. Concerto para piano e orquestra n 1 de Villa-Lobos: um estudo analítico-interpretativo. / Concert for piano and orchestra n. 1 by Villa-Lobos: an analytical-interpretative study.
A dissertação Concerto para Piano e Orquestra no. 1 de Villa-Lobos: Um estudo analítico-interpretativo abrange aspectos do contexto histórico, composicional e de performance da obra. No primeiro capítulo, Introdução e contexto histórico, o concerto é situado enquanto produção pós 1930, enfatizando as características neoclássicas predominantes n
Publicado em: 2004