Tempo Da Santidade
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
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1. De corpo e alma na margem: catolicismo, santidade e medicina no Norte de Portugal (c. 1900 - c. 1950)
Num primeiro olhar, a personalidade religiosa da beata Alexandrina Maria da Costa surge como estranha e desconcertante. Este artigo propõe um exercício de compreensão histórica e antropológica que reduz essa estranheza. Sustenta-se que este caso reflete a história de uma comunidade com uma identidade religiosa forte, onde um catolicismo devocional conv
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2012-12
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2. Uma contribuição ao estudo da liderança sob a ótica weberiana de dominação carismática
O presente trabalho pretende discutir o fenômeno liderança sob a perspectiva da teoria weberiana de dominação carismática. Trata-se a liderança como relação de poder, no sentido weberiano de autoridade. Segundo Whimster (2009) o poder constitui um tema recorrente, identificado em toda a obra de Max Weber. Dois questionamentos específicos norteiam es
RAM, Rev. Adm. Mackenzie. Publicado em: 2012-12
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3. O tempo da santidade: reflexões sobre um conceito
Apresentamos e analisamos o conceito de 'tempo da santidade'. Esse conceito foi forjado durante a pesquisa de doutorado que realizamos entre 2008 e 2011 sobre a canonização de Tomás de Aquino. Na tese defendemos que o principal interessado no reconhecimento oficial da santidade desse teólogo foi o papa João XXII, e que se tratou de uma canonização teo
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2012
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4. Hagiografia e processo de canonização : a construção do tempo da santidade de Tomás de Aquino (1274-1323)
Esta tese tem como tema principal a canonização de Tomás de Aquino ocorrida entre 1319-1323. A partir dos dois inquéritos que compõem o processo de canonização e da primeira hagiografia sobre o teólogo, a saber, a Ystoria sancti Thome Aquino, escrita pelo também dominicano Guilherme de Tocco no contexto da canonização defendemos que o principal in
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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5. A comunidade espiritual Figueira : a influência de Trigueirinho sobre o eu (self) de seus seguidores
A presente pesquisa teve como objetivo estudar Figueira, uma comunidade fechada, onde residem aproximadamente trezentas pessoas. A principal meta dessa instituição é ser uma escola de formação e instrução espiritual. Figueira localiza-se nas áreas rural e urbana da cidade de Carmo da Cachoeira, Estado de Minas Gerais. Foi fundada em 1987 pelo ex-cine
Publicado em: 2007
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6. O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO DE SUA SANTIDADE O DALAI-LAMA / THE INTER-RELIGIOUS DIALOGUE OF YOUR HOLINESS DALAI-LAMA
Este trabalho tem por propósito descobrir como o escritor se relaciona com o público leitor e quais as estratégias de persuasão adotadas por ele em um livro de auto-ajuda espiritual. Leva em conta a perspectiva de Askehave (2004), que considera o livro de auto-ajuda espiritual como gênero e parte da definição de Bakhtin (1992), que salienta a recorrê
Publicado em: 2005
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7. Profetas e santidades selvagens. Missionários e caraíbas no Brasil colonial
Na batalha pela conquista das almas selvagens, os caraíbas, os grandes xamãs dos Tupinambá, foram considerados pelos missionários como instrumentos do demônio. Ao mesmo tempo, nas fontes quinhentistas e seiscentistas encontramos as categorias de "santidade" ou "profeta", como tradução do termo indígena caraíba. Remetendo os relatos missionários ao
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2001
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8. Discurso religioso : um espaço simbolico entre o ceu e a terra
Como se dão os processos de construção dos sentidos de santidade? e Como vão se constituindo os sentidos da mística religiosa? Buscamos, neste trabalho, responder a essas questões do lugar teórico da Analise do Discurso, linha francesa, tomando, como material empírico de análise, a oração Ave Maria e a obra Um santo para cada dia. Constituímos co
Publicado em: 2000
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9. A vocação religiosa como estrategia familiar de reprodução da vida camponesa entre italianos do Vale do Itajai/SC
Em meados do século XIX grupos familiares camponeses do norte da Itália abandonam suas aldeias de origem, pressionados pela situaçâo de miseria em que se encontravam, como também impelidos pelo desejo de reconstruir na América um modelo dc socicdade que já estava se deteriorando pela ascensção do sistema capitalista de produção que trazia em seu b
Publicado em: 1998