Televisao E Cinema
Mostrando 1-12 de 100 artigos, teses e dissertações.
-
1. Viagens que Transformam a Condição Existencial: Narrativas e Representações em Filmes Protagonizados por Idosos
Resumo O turismo pode figurar como uma atividade catalisadora para mudanças positivas na vida dos idosos ao proporcionar possibilidades de socialização, fuga da rotina, conhecimento de novas realidades e culturas. O presente trabalho utiliza o cinema para investigar representações dos idosos e narrativas sobre processos de transformação em filmes com
Rev. Bras. Pesq. Tur.. Publicado em: 2020-12
-
2. A transição da crítica imanente para a transcendente nos estudos de Douglas Kellner sobre cinema e televisão
Resumo Orientado pelo método crítico, Douglas Kellner desqualifica a linha do marxismo ortodoxo, muito focada na economia, e segue a vertente político-culturalista, baseada teoricamente na crítica imanente. Ele busca uma abordagem que preserve a crítica ideológica, no sentido de crítica à dominação de classe, ao mesmo tempo que essa deve incorporar
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 19/08/2019
-
3. O BRASIL LITERÁRIO NA FRANÇA (1950-2000): INTERNACIONALIZAÇÃO E ESTUDOS DA RECEPÇÃO
Resumo O presente artigo propõe uma análise da posição das Letras Brasileiras na França. Na verdade, ele é uma continuação dos trabalhos de Pierre Rivas (Rivas, 1976) e Marie-Hélène Torres (Torres, 2001). Sem dúvida, é a eles que devemos a evolução de nossos trabalhos e, ao mesmo tempo, um grande confronto porque parece que a exploração feita
Cad. Trad.. Publicado em: 2017-12
-
4. Fronteiras entre meios e formas em Cabra marcado para morrer
Resumo O documentário Cabra marcado para morrer (1964-1984) apresenta uma combinação original de elementos oriundos da prática do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC da UNE) que produziu o filme, da experiência televisiva do diretor na equipe do Globo Repórter e da prática dos cinemas diretos. Identificar nos fragmentos de
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-04
-
5. CINEMA INDÍGENA DO U-MATIC AO YOUTUBE: SOBERANIA MIDIÁTICA NA ERA DIGITAL
Resumo Esse artigo aborda uma ampla gama de projetos, desde os primeiros desafios epistemológicos das experiências de vídeo na remota Austrália Central na década de 1980 quando surgiu um cinema indígena que interveio tanto no imaginário nacional australiano quanto na ideia de cinema mundial. Aborda, também, o ativismo político que levou à criação
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2016-12
-
6. O novo show cinema como estratégia comercial. Uma análise das tendências de consumo de salas de cinema
Resumo A Argentina acaba de completar dez anos da introdução de duas políticas que regulam a exposição cinematográfica e que procuram proteger o cinema nacional: a cota de tela e a média da continuidade (medida que mantém a exibição do filme em função do índice de audiência e resultado de bilheteria). No presente trabalho, propomos uma análise
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2016-12
-
7. Capítulo 5 - Cinema, rock e televisão
Parte do livro:Leia o livro, veja o filme, compre o disco: a formação do cinema juvenil brasileiro
Autor(es): Bueno, Zuleika de Paula
EDUEM. Publicado em: 2016
-
8. Crise dos afetos: intimidade e cotidiano no cinema e na televisão
Resumo: Em um momento em que a intimidade é tema principal, tanto da programação televisiva quanto das salas de cinema, observa-se uma crise dos afetos, em que o risco de aprisionamentos subjetivos e de reificação se intensificam. Neste artigo, foram analisados dois objetos empíricos que privilegiam a vida cotidiana e a intimidade como
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2015-06
-
9. A audiovisualidade da névoa: vídeo-cliffs vs vídeo-clips
RESUMO A transparência é o valor da época: transparência democrática na política. Transparência visual no digital. Transparência do corpo na sedução. Este ensaio-criação afirma que, a partir de e no audiovisual, a transparência visual é um excesso de brilho para encobrir, ocultar, perder a polissemia das imagens. E propõe tornar ambíguo o vis
ARS (São Paulo). Publicado em: 2015-06
-
10. Construindo a história na televisão: Marc Ferro e os Cinejornais em Histoire Parallèle
Em 1989, quando a Europa se transformava com a Queda do Muro de Berlim e a expansão das comunicações via satélite, surge La Sept, o canal de televisão franco-alemão. Histoire Paralèlle, programa apresentado por Marc Ferro com os cinejornais veiculados nos dois países, 50 anos antes, se torna o programa de maior audiência da emissora, confrontando na
Tempo. Publicado em: 30/01/2015
-
11. Imersão em games narrativos
O texto discute as expressões utilizadas para caracterizar a experiência de imersão em games narrativos. O ponto de partida é uma revisão dos significados associados à suspensão de descrença na literatura, no cinema e na televisão, orientada pelo questionamento do mito da audiência ingênua, incapaz de distinguir entre a representação e a realida
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-12
-
12. Zur Beziehung zwischen Literatur und Recht in der deutschsprachigen Gegenwartsliteratur
A contribuição visa a investigar a relação entre os discursos do direito e da literatura na literatura contemporânea de língua alemã. Baseado na longa tradição dos Dichterjuristen (advogados-escritores) como Goethe, Kleist e Kafka, pretende-se discutir as atuais tendências no estudo de tais relações. Começa-se com reflexões teóricas sobre law
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2014-06