Tecnologia Digital Arte
Mostrando 1-12 de 74 artigos, teses e dissertações.
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1. A digitalização do simbólico e o capitalismo cultural-digital: a expansão dos serviços culturais-digitais no Brasil
Resumo O capitalismo cultural-digital tem como núcleo o processo de digitalização do simbólico. Esse processo abriga quatro fenômenos interdependentes: (1) a consolidação da tecnologia do streaming; (2) a expansão global do uso dos dispositivos digitais móveis, especialmente os smartphones; (3) a convergência digital; (4) o advento e a profusão da
Soc. estado.. Publicado em: 06/05/2019
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2. O beijo da morte e o seu contexto cultural e social: uma introdução à emergência da arte tecnológica ou digital
RESUMO Neste texto, averiguamos a emergência das práticas artísticas englobadas pelo termo Arte, Ciência e Tecnologia (ACT) nos Estados Unidos e na Europa. Normalmente reconhecida pelos rótulos de Arte Digital ou Tecnológica, a ACT é uma designação generalista que discutivelmente engloba as práticas artísticas preocupadas com a adoção, teorizaç
ARS (São Paulo). Publicado em: 02/05/2019
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3. A experiência estética em tempos de virtualização tecnológica
Resumo O ensaio busca problematizar os sentidos da arte e das tecnologias na racionalidade pedagógica, a partir dos elementos da teoria crítico-estética de Theodor Adorno. Para isso, lançamos as seguintes questões: Em plena era digital, ainda faz sentido pensar na experiência formativa da arte? É possível desmistificar as tecnologias na educação pe
Cad. Pesqui.. Publicado em: 2016-12
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4. Mas afinal, o que sobrou do cinema? A querela dos dispositivos e o eterno retorno do fim.
Resumo O que o filme faz que outras imagens móveis não fazem, quando não são filmes, é fechar-se em copas sobre a duração. Oferece ao espectador um jogo jogado. O filme é uma espécie de tanquinho que bate a matéria do tempo para poder fruí-la torcida, com emoção. Pois um filme, como uma sinfonia, passa em direção a um final que já está dado
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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5. Falsa interface como recurso poético na obra interativa
Resumo O conceito de "falsa interface" nasce da observação e produção de instalações interativas mediadas pela tecnologia digital. A "falsa interface" não é uma interface tecnológica que permite ao público a interação com um sistema digital, mas é um recurso poético, geralmente um aparato ou objeto artesanal com o qual o público interage com a
ARS (São Paulo). Publicado em: 2014-12
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6. Prototipagem rápida de um modelo complexo para fabricação de moldes de gesso para barbotina cerâmica
Projeto assistido por computador (CAD) é bem conhecido por várias décadas e empregado na fabricação cerâmica desde o início, mas usualmente empregado na primeira parte dos processos na concepção do projeto, nem na prototipagem, nem nas fases de fabricação. As máquinas de prototipagem rápida, também conhecidas como impressoras 3D têm a capacida
Cerâmica. Publicado em: 2014-12
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7. Da sensação ausente à sensação como potência : tema e variações sobre a relação arte-tecnologia / De la sensation absente à la sensation comme puissance : thème et variations sur le rapport art-technologie
One of the basic assumptions of this thesis is to consider that actually there are potentialities to be explored in the relation between art and technology. However, presenting this relationship in the form of dichotomy mainly in contemporary expressions based on digital information, seems unpromising, although it is common practice. Valuing an artistic work
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/10/2012
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8. ARTE, TÉCNICA E MERCADO: ressonâncias da indústria fonográfica entre as descontinuidades da cibercultura / ART, TECHNICAL AND MARKET: resonances of the music industry between the discontinuities of cyberculture
Este trabalho discute as relações entre arte, técnica e mercado a partir de fenômenos sócio - culturais relativos à convergência entre os mercados musical e digital. Se, em um primeiro momento, a proliferação da pirataria musical no século XX tardio suscitou a ideia de que a dinâmica de metamorfoses das tecnologias digitais em rede decretariam a f
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2012
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9. Uma interface de painel digital interativo para planejamento de projetos / A digital interactive panel interface for project planning
O uso de gestão visual, por meio de painéis físicos, é um diferencial do gerenciamento ágil de projetos. Os quadros servem de suporte para o trabalho colaborativo, permitindo que artefatos e indicadores sejam criados de maneira participativa e sejam divulgados de forma a motivar a comunicação, com uso de quadros brancos e recados autocolantes. Apesar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2012
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10. Detecção de vídeos não-colaborativos com base no conteúdo visual em redes sociais para compartilhamento de vídeo
A atuação conjunta desses dois fatores, avanço da tecnologia de geração de vídeo digital e advento das redes sociais virtuais, permitiu a criação de uma nova forma de interação entre as pessoas, as Redes Sociais para Compartilhamento de Vídeo Digital. Novos canais de comunicação, criados a partir da Internet, trouxeram a necessidade de busca e t
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/04/2012
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11. Museu, arte e tecnologia: as transformações dos museus contemporâneos influenciadas pelas TIC\ s / Museum, art and technology: transformations of the museum influenced by ICTs in the XXI\ s Century
This work addresses the theme of the museum space transformations in the context of the Information Society. From the standpoint of theoretical and methodological framework, seeks to establish benchmarks and qualitative aspects that involve cognitive and spatial relationships between the Museum, Art and Technology, provided mainly by the creation of interact
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/04/2012
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12. Museu da língua portuguesa: fruição e aprendizagem na relação interativa
Essa pesquisa foi desenvolvida partindo da minha inquietação em investigar as inter-relações entre Educação, Arte, Cultura e Tecnologia nos espaços que vão além do universo da sala de aula. Investigo as transformações na instituição museu até os Museus Interativos e descrevo, brevemente, o Museu do Futebol e o Museu Catavento. Porém, o foco de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012