Tecnica Cinematografica
Mostrando 1-12 de 25 artigos, teses e dissertações.
-
1. Ninguém te lê: um poema anônimo de Augusto de Campos
Resumo Visando retirar do ostracismo um poema que ainda não foi lido como poema por ninguém na crítica brasileira, este ensaio procura dispor algumas reflexões em torno de oútis, que abre o livroNão, de Augusto de Campos. Partindo da única exceção de Gonzalo Aguilar, que lhe dedica dois parágrafos valiosos, desenvolve-se a hipótese de que as datas
Alea. Publicado em: 2020-08
-
2. ATRASO NO PADRÃO DA MARCHA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
RESUMO O objetivo foi comparar as variáveis espaço-temporais do ciclo da marcha em crianças com Síndrome de Down em função da idade. Um estudo longitudinal foi conduzido com 20 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 24 e 83 meses. Técnicas convencionais foram usadas nos procedimentos metodológicos para registrar a antropometria e a técnica ci
J. Phys. Educ.. Publicado em: 24/08/2017
-
3. A prova retórica do logos no filme narrativo de ficção
RESUMO O logos consiste na prova retórica técnica/artística, segundo (Aristóteles, 2000), em que o orador demonstra ou tenta demonstrar a verdade pelo discurso; ou seja, trata-se do uso do raciocínio lógico com o objetivo de fundar uma proposição persuasiva. Para autores como (Amossy, 2006) e (Olbrechts-Tyteca e Perelman, 2008), os gêneros discursiv
DELTA. Publicado em: 2016-08
-
4. Relações intersemióticas entre literatura, cinema, artes plásticas e desenho em dois romances de Márcio Souza
Este trabalho tem por objetivo explorar as relações entre diferentes linguagens artísticas - literatura, cinema, artes plásticas e desenho -, investigando o funcionamento das técnicas de colagem (termo originário das artes plásticas) e montagem (técnica cinematográfica) e de que forma foram transpostas para a literatura. Para tal, tomaremos como obj
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2013-06
-
5. Imagem e imaginário dos vilões contemporâneos: o vilão como representação do mal nos quadrinhos, cinema e games
O presente estudo apresenta os vilões das histórias em quadrinhos, cinema e games nos meios de comunicação visual contemporâneos, através de um enfoque de suas imagens e imaginários na modernidade e, principalmente, na pós-modernidade. No estudo, as imagens destes vilões selecionados, são entendidas elementos da mídia e da comunicação visual, qu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/05/2012
-
6. A evolução das salas de cinema na cidade de São Paulo: um estudo das mudanças na forma organizacional
As novas tecnologias, principalmente as baseadas em processos digitais, estão revolucionando o mundo em diversos aspectos. A mudança tecnológica é uma das mais profundas forças que moldam a natureza e a intensidade da competição, promovendo a entrada de novos competidores e a eliminação de antigos, além de afetar, até mesmo, a indústria do entret
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/08/2011
-
7. Por um outro cinema - jogo da memória em Chris Marker / For another cinema Memory Game in Chris Marker
O presente trabalho é uma reflexão crítica sobre o estatuto da imagem e sua relação com amemória e a história na sociedade contemporânea, em que a influência dos meios de comunicação demassa, da indústria cultural e dos recursos audiovisuais é dominante. Em contraponto a essa produçãoaudiovisual, que produz consenso acerca da memória e da his
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/06/2011
-
8. Estratégias de cooperação no setor de cinema : o caso do filme "Antes que o mundo acabe", da Casa de Cinema de Porto Alegre
O presente estudo consiste na análise do papel das estratégias de cooperação existentes no filme “Antes que o mundo acabe”. Partindo do pressuposto de que o cinema está situado em um ambiente complexo e formado por organizações com certas especificidades, o objetivo do estudo é identificar as estratégias de cooperação adotadas na produção ci
Publicado em: 2011
-
9. Real-Time alpha for natural images and videos / Alpha matting em tempo real para imagens e vídeos naturais
O processo conhecido como alpha matting visa extrair objetos que aparecem no primeiro plano de uma imagem (ou vídeo), separando-os do fundo da mesma. Para tanto, calcula-se, para cada pixel pertencente a um objeto, uma estimativa da cor original e do grau de transparência do objeto naquele ponto. Este problema possui diversas aplicações (onde se destacam
Publicado em: 2010
-
10. Marketing boca a boca : estudo da recepção de informações positivas sobre produções cinematográficas
Mais interligados, os consumidores têm percebido nos seus grupos de relacionamento grandes fontes de informações sobre produtos e serviços. Um setor bastante favorecido por essas trocas é o de produções cinematográficas. Tendo isso em vista, o presente trabalho tem com objetivo compreender como a recepção de informações positivas sobre filmes inf
Publicado em: 2010
-
11. Autoria, diálogo com a crítica, política e comportamento : um estudo da crítica de Luiz Carlos Merten no Diário do Sul
Esta monografia analisa a crítica de Luiz Carlos Merten publicada no Diário do Sul, jornal que circulou entre 1986 e 1988 em Porto Alegre. O objetivo é verificar o conceito de cinema implícito a partir da leitura de seus textos, observar se a crítica cumpre sua função de mediação jornalística e quais são as estratégias de aproximação ao públic
Publicado em: 2010
-
12. Invention of the possible. / Invenção do possível: o uso e a produção de filmes nas aulas de história
O presente trabalho é resultado de uma experiência pedagógica sobre a utilização e a produção de filmes nas aulas de História, realizada entre os anos de 2007 e 2008, com alunos do 9o ano do ensino fundamental de duas escolas da rede particular de São Paulo. Durante este período, a produção cinematográfica foi utilizada de duas maneiras: como ob
Publicado em: 2010