Teatro
Mostrando 13-24 de 1727 artigos, teses e dissertações.
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13. A PLACE OF SEEING: PEOPLE’S PALACE PROJECTS AND THE CITY OF RIO DE JANEIRO
RESUMO Desde 2002, o Rio de Janeiro é um lugar de onde a People’s Palace Projects (PPP) contempla o mundo. Criada em 1997, a PPP é um centro de pesquisa e uma organização artística profissional que tem como objetivo explorar como as artes podem responder a crises sociais urgentes e combater a injustiça social. Neste artigo, o diretor artístico da PP
Estudos Históricos (Rio de Janeiro). Publicado em: 2022
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14. “Seres andróginos em aventura, mas que loucura”: The Rock Horror Show: O espetáculo musical e a censura (1975)
Resumo Este artigo aborda o espetáculo musical The Rock Horror Show, que foi encenado no Teatro da Praia, no Rio de Janeiro, em 1975. No texto, apresento a análise dos mecanismos da censura, durante o processo de abertura política no Brasil, através dos pareceres da Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP) para a liberação do espetáculo e da
Varia Historia. Publicado em: 2022
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15. Saúde mental, arte e desinstitucionalização: um relato estético-poético-teatral de uma ocupação da cidade
Resumo Objetivou-se relatar a experiência de uma produção estética, poética e teatral de ocupação da cidade a partir de um dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial, com vistas a oferecer espaço de sociabilidade, produção e intervenção cultural. Trata-se de um relato de experiência a partir do Centro de Convivência e Cultura (CECCO) de Nata
Ciência & Saúde Coletiva. Publicado em: 2022
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16. Fóruns de accountability síncrona: a dinâmica interna das audiências públicas orçamentárias
Resumo As audiências públicas orçamentárias são espaços de transparência e participação social. Esses espaços podem ser considerados fóruns de accountability síncrona, em que a prestação de contas e a responsabilização podem ocorrer no mesmo momento, o que gera preocupação para o prestador de contas quanto às possíveis formas de responsab
Revista de Administração Pública. Publicado em: 2022
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17. Johann Nestroy, o ancestral da vanguarda austríaca: quando a língua se fala e a tradução (não) empaca
Resumo Johann Nepomuk Nestroy (1801-1862) foi um dos dramaturgos mais importantes da história do teatro da Áustria. Ator e autor aclamado durante seu tempo, é também nome de referência e enorme influência para muitos escritores austríacos canônicos do século XX e do começo do XXI, que até hoje se definem como devedores de sua poética dramatúrgic
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2021-12
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18. Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke)
Resumo Abordando o conjunto das chamadas “peças de fala” (Sprechstücke), as primeiras quatro obras escritas para o teatro ainda nos anos 60 por Peter Handke, Prêmio Nobel de Literatura de 2019, o ensaio busca localizar nelas mais do que o jogo autorreferencial alienado censurado por muitos num suposto pós-modernismo. Relacionando o projeto do autor c
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2021-08
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19. “Toda nudez, sem amor, será castigada”: o sentido proposto por Nelson Rodrigues a uma de suas peças mais controversas
Resumo: Desde a década em 1940, em suas crônicas jornalísticas, Nelson Rodrigues monta uma consistente arquitetura discursiva que atribui um sentido específico para o teatro, de maneira geral, e para suas peças, em particular. Em diálogo com referências intelectuais do mundo católico de seu tempo (como Jacques Maritain, Gilbert Chesterton, Gilberto
Tempo. Publicado em: 2021-08
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20. Pessoas refugiadas ou deslocadas no ambiente de trabalho
Resumo Este artigo argumenta que Organizações da Sociedade Civil (OSCs) associadas ao trabalho imaterial podem ser alternativas favoráveis aos modos de trabalhar e de viver de refugiados. Apresentou-se e analisou-se a atuação de três OSCs - voltadas ao teatro, artesanato e gastronomia -, direcionadas à integração social e laboral de refugiados, tend
Cad. EBAPE.BR. Publicado em: 2021-06
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21. Trabalho imaterial e organizações da sociedade civil: alternativa aos modos de trabalhar e de viver de refugiados
Resumo Este artigo argumenta que Organizações da Sociedade Civil (OSCs) associadas ao trabalho imaterial podem ser alternativas favoráveis aos modos de trabalhar e de viver de refugiados. Apresentou-se e analisou-se a atuação de três OSCs - voltadas ao teatro, artesanato e gastronomia -, direcionadas à integração social e laboral de refugiados, tend
Cad. EBAPE.BR. Publicado em: 2021-06
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22. O demônio familiar, de José de Alencar, no Teatro D. Maria II (Lisboa, 1860)
RESUMO Neste artigo são analisadas apresentações de O demônio familiar, de José de Alencar, realizadas no Teatro D. Maria II, em Lisboa, em 1860. O objetivo é mostrar que episódios como este podem ajudar na compreensão sobre as formas de apropriação da dramaturgia brasileira pela cena portuguesa e dos possíveis lugares que ela ocupou nos seus palc
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2021-04
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23. DO TEATRO AO MUSEU DE HORRORES: ESTRATÉGIAS DE AUTORREFLEXIVIDADE NO SERIADO DE TELEVISÃO PENNY DREADFUL
Resumo Partindo do conceito de complexidade narrativa na televisão americana contemporânea, abordado por Jason Mittell (2012), que elege a autorreflexividade como um dos elementos complexos na narrativa televisual dos séculos XX e XXI, este artigo objetiva discutir os elementos metaficcionais e autoconscientes no seriado de televisão anglo-americano Penn
Ilha Desterro. Publicado em: 2021-04
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24. A SEMANA DE CEM ANOS
RESUMO Às vésperas de seu centenário, a Semana de Arte Moderna, ocorrida em fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, se torna definitivamente uma efeméride nacional. A história dessa consagração, porém, é tortuosa e escrita por diferentes frentes de ação. Quase cem anos depois do evento - narrado pela sua fortuna crítica como, paradox
ARS (São Paulo). Publicado em: 2021-04