Teatro Semiotica
Mostrando 1-12 de 19 artigos, teses e dissertações.
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1. Iuri Lótman e a semiótica do teatro
RESUMO O semioticista Iuri Lótman escreveu contribuições decisivas no campo da semiótica da literatura. No entanto, ao longo dos anos 70 passa a ampliar seu universo de interesses para além do texto literário, trazendo contribuições para os estudos do cinema, das artes plásticas e mesmo das normas de etiqueta da nobreza russa. Neste artigo pretendo
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 05/08/2019
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2. O Corpo Performativo: questões da cena contemporânea
Resumo: O artigo coloca em perspectiva uma pesquisa de cerca de dez anos, cruzando um olhar sobre textos dramáticos que contêm representações do corpo, e o estudo de formas cênicas atuais nas quais a presença do corpo é evidente. Considerando que é impossível limitar o teatro ao texto, afirmamos que também é impossível evitá-lo. A primeira parte
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-04
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3. Memórias de um cão: o humanitismo de machado de assis transposto para a linguagem dramática
Resumo Este artigo consiste numa abordagem analítica do espetáculo Memórias de um cão (2015), do Coletivo de Teatro Alfenim, de João Pessoa, Paraíba. Descrevemos as aproximações que essa obra mantém com a ficção de Machado de Assis, destacando-lhe aspectos relativos à adaptação (aqui tratada como transposição), para a linguagem dramática, de
Machado Assis Linha. Publicado em: 2016-12
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4. Corpo e Corporeidade no Teatro: da semiótica às neurociências. Pequeno glossário interdisciplinar
RESUMO Este texto aborda os conceitos de corpo e corporeidade, levantando um léxico de palavras que pretendem funcionar como instrumento por intermédio do qual pensa-se uma nova teatrologia. Discute-se a distinção entre corpo e carne e sua junção teórico-prática na noção de corporeidade. Da mesma forma, convoca-se autores como Marcel Jousse, Richar
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-06
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5. Improvisação e dramaturgia: o lugar da improvisação teatral na escrita dramatúrgica
Nesta dissertação estudam-se as relações entre a improvisação teatral e a escrita dramatúrgica, tendo como objetos de estudo o texto teatral Arlequim, servidor de dois amos (1753), de Carlo Goldoni, e o texto resultante de uma das apresentações do espetáculo de improvisação teatral Humor mierda (2010), do grupo mexicano Complot Escena. A investig
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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6. Semiótica teatral : análise do espetáculo O vendedor de palavras
O projeto propõe-se a analisar o modo como os signos teatrais se organizam e se estruturam no processo de constituição de sentido do espetáculo de teatro de rua O vendedor de palavras, encenado pelo Grupo Mototóti no Parque da Redenção em Porto Alegre. O seu objetivo é observar o funcionamento do código teatral como conceito catalisador dos diversos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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7. Inter-relações entre linguagens no ensino de arte
Esta pesquisa tem por objetivo verificar possibilidades de inter-relação entre diferentes linguagens no ensino de Arte, mais especificamente, entre Artes Cênicas, Artes Visuais e Música. Embora os Parâmetros Curriculares Nacionais destaquem a importância de o estudante ter acesso a diferentes linguagens artísticas, na prática são poucas as escolas q
Publicado em: 2010
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8. O Corpo Mutilado: a construção da memória e as relações de poder em Griselda Gambaro
Esta dissertação aborda as relações entre literatura, alteridade e cultura, por meio de uma revisão semiótica da obra teatral da escritora argentina Griselda Gambaro (1928). A análise se norteia em conceitos como violência, testemunho, alteridade e intertextualidade e faz considerações acerca do contexto histórico, político e social da obra em es
Publicado em: 2008
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9. Mulheres que matam: a morte em "Puesta en Claro", de Griselda Gambaro
Nesta dissertação objetiva-se fazer uma análise das mudanças comportamentais da personagem feminina Clara na peça "Puesta en claro" (1974) da dramaturga argentina Griselda Gambaro. O foco principal dessa mudança se faz na peça por um viés paradoxalmente instituído: a morte pelas mãos femininas. Nesta análise pretende-se verificar a imagem da mulhe
Publicado em: 2008
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10. A rubrica como literatura de cena: semiologia da didascália em Querô (Uma Reportagem Maldita), de Plínio Marcos e El Coordinador, de Benjamin Galemiri
Esta dissertação trata do papel da rubrica no teatro latino-americano da segunda metade do século XX, examina suas características e funções, como concretizadoras da materialidade cênica ou formação do imaginário do leitor e como estilo particular de o dramaturgo visualizar o espetáculo posterior, procurando situá-las como literatura da cena. Est
Publicado em: 2007
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11. O cinema audiovisual: um formato configurado na interação teatro/cinema e tv
The culture of the audiovisual has since 1980 been expanding as a circulating space for a set of old and new creative expressions. This movement promotes significant changes in the practices within the systems of signs and means, originating new formats whose compositions unveil the convergence of languages, regardless of the means which originate them and w
Publicado em: 2007
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12. Entre mundos, gestos e palavras: memória corporal, literatura e história no Ballet-Drama K iche rab inal Achi
Esta pesquisa objetiva a realização de um estudo inter e multidisciplinar da obra Rab inal Achi, considerada, até o presente momento, o principal remanescente da arte dramática mesoamericana. O Rab inal Achi é reconhecido como patrimônio cultural da Guatemala, destacando-se, sobretudo,na condição de relíquia viva da comunidade K iche-achi, assentada
Publicado em: 2006