Teatro Sagrado
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1. A Blasfêmia, o Sagrado e a Política: algumas reflexões sobre Golgota Picnic
Resumo: Golgota Picnic é um espetáculo dirigido pelo dramaturgo e diretor teatral Rodrigo Garcia, apresentado pela primeira vez em janeiro de 2011 em Madri. Devido ao uso recorrente da figura de Jesus Cristo, esse espetáculo provocou uma reação violenta de algumas associações católicas, que o consideraram como blasfêmia. A partir de uma análise do
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 22/02/2018
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2. DESSACRALIZANDO O “VERBO” SHAKESPEARIANO POR MEIO DE TRADUÇÃO/TRANSPOSIÇÃO CULTURAL
Resumo Este ensaio aborda procedimentos por meio dos quais a tradução/transposição cultural pode, em última instância, elicitar uma benéfica “dessacralização” do Verbo shakespeariano. A discussão parte da noção do Verbo shakespeariano enquanto algo “sagrado” e de escritos sagrados enquanto linguagem sumamente sensível, e prossegue, apres
Cad. Trad.. Publicado em: 2016-12
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3. Da artificação do sagrado nos museus: entre o teatro e a sacralidade
Do ponto de vista antropológico, alargando a noção de performance do campo das artes e do contexto ritual para virtualmente toda a forma de ação humana, considera-se que diferentes tipos de museus apresentam performances distintas envolvendo um ator e uma plateia. Com o objetivo de estudar a performance museal em sua particularidade no caso francês, o
An. mus. paul.. Publicado em: 2013-12
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4. Brook avec Grotowski: testemunho da vida e da arte de um certo polonês
RESUMO Avec Grotowski é uma coletânea de artigos, entrevistas e relatos de memória de Peter Brook a respeito do encenador polonês Jerzy Grotowski, que dá conta desde os primeiros encontros entre os dois artistas, em meados dos anos 1960, até reflexões de Brook posteriores à morte de Grotowski, em 1999. Nos textos, evidencia-se o aspecto testemunhal,
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-04
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5. Mensageiros do sagrado e do profane : diálogos culturais nas obras de Jorge Amado, Gabriel García Márquez, Mayra Montero e Conceição Evaristo / Mensajeros de lo sagrado y lo profano : diálogos culturales entre las obras de Jorge Amando, Gabriel García Márquez, Mayra Montero y Conceição Evaristo
Em Cuba e no Brasil, assim como em alguns países da América Latina, não se pode falar de cultura sem ter em consideração os elementos de origem africana que estão presentes na música e dança, nas festas populares, na culinária, no teatro, nas artes plásticas, e também na literatura. O objetivo deste trabalho é analisar a representação do sagrad
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
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6. Narciso ctônico: Os Sertões e a (r)evolução estética do teat(r)o oficina Uzyna Uzona uma escritura desconstrucionista. / Chthonic Narcissus: Os Sertões and the aesthetic (r)evolution of the teat(r)o Oficina Uzyna Uzona a deconstructive writing.
No decorrer desta análise desconstrucionista da evolução artística do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona e de sua obra contemporânea, exemplificada pelo espetáculo Os Sertões, o mitograma de Narciso é utilizado como tropo organizador para repensar a estética da companhia. Concorrentemente, a obra do Oficina serve como estímulo para identificar os aspecto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/08/2011
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7. O bobo da corte : uma perspectiva da bobagem trágica em Shakespeare
A pesquisa objetiva investigar a composição dramática dos Bobos de três peças de Shakespeare, verificando a função do humor no desenrolar da trama. Os Bobos estudados são: Toque de ―Do seu Jeito; Feste de ―Noite de Reis; e o Bobo de ―Rei Lear. A partir da reconstituição dos aspectos cômicos de figuras ancestrais e da cultura côm
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/06/2011
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8. O teatro de Deus: a construção do espaço sagrado de juazeiro a partir de narrativas femininas (Ceará, 1889-1898)
Neste trabalho, discutimos a construção do povoado de Juazeiro localizado no interior cearense , como um espaço sagrado a partir da análise do conjunto de depoimentos de nove beatas contidos em um processo episcopal do final do século XIX. Esse processo foi instaurado em 1891 para investigar a ocorrência de um possível milagre eucarístico com a beata
Publicado em: 2010
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9. Memória e tradição nos dramas de São Tomé e Príncipe e Angola : os teatros de Fernando de Macedo e José Mena Abrantes
O presente trabalho analisa, sob o ponto de vista mítico, seis textos representativos da dramaturgia africana de língua portuguesa da atualidade: O rei do obó (1999), Capitango (1998) e Cloçon Son (1997), do dramaturgo Fernando de Macedo, de São Tomé e Príncipe, e Nandyala ou a tirania dos monstros (1985), Na Nzuá e Amirá ou de como o prodigioso fil
Publicado em: 2010
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10. Mulher, desejo e morte: dramaturgia e sociedade no inseparável triângulo de García Lorca
Mulher, desejo e morte: dramaturgia e sociedade no inseparável triângulo de Federico García Lorca investiga os textos Bodas de Sangre (1933), Yerma (1934) e La Casa de Bernarda Alba (1936) como expoentes de um discurso social e individual do autor. Essa dramaturgia retoma a forma mítica de pensar o mundo, o conhecimento do sagrado primitivo e a experiên
Publicado em: 2009
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11. Os Dramas de José Carvalho: ecos do melodrama e do circo-teatro no sertão baiano.
Esta pesquisa investiga os dramas do bonfinense José de Souza Carvalho (1910-1974) como repercussões do melodrama e do circo-teatro no sertão da Bahia. Trata-se de um estudo de caso que revela o repertório deste artista e seus procedimentos metodológicos, buscando referências das influências sofridas por ele com o auxílio de uma pequena caracterizaç
Publicado em: 2008
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12. Derrida com Makumba: o dom, o tabaco e a magia negra
O cachimbo e o número quatro: dois traços, repetição infinita. Mallarmé, O Azul, do infinito-quatro à série infinita. As cinzas do cachimbo, as cinzas de Auschwitz, as cinzas de Rui Barbosa. Tabaco, planta da América: uso religioso e medicinal. Tabaco e cachimbo como dom, remédios. Colombo descobre o tabaco. O ouro de Colombo e sol de Mallarmé. Ín
Publicado em: 2008