Teatro Religioso
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
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1. Dinâmicas Criativas de um Patrimônio Imaterial: a transmissão oral do teatro-dança Bharata-Nâtyam em Mysore (Índia)
Resumo: Os pesquisadores interessados pelos patrimônios do teatro-dança indiano encontram um grande obstáculo: o da oralidade, pois os arquivos escritos e audiovisuais são raríssimos. Os pesquisadores devem passar por uma formação profissional para ter acesso aos materiais de pesquisa e poder interpretá-los. O estudo de caso do estilo Bharata-Nâtyam
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-12
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2. As Contradições em Gordon Craig
RESUMO As aparentes contradições no pensamento teatral de Gordon Craig podem ser solucionadas se forem abordadas como um constructo pragmático que assume a forma de um sistema concêntrico que gira em torno da contemplação mística, sendo que cada camada constitui um sucedâneo mais ou menos remoto dessa contemplação. Ao detalhar cada uma dessas camad
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-12
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3. Da artificação do sagrado nos museus: entre o teatro e a sacralidade
Do ponto de vista antropológico, alargando a noção de performance do campo das artes e do contexto ritual para virtualmente toda a forma de ação humana, considera-se que diferentes tipos de museus apresentam performances distintas envolvendo um ator e uma plateia. Com o objetivo de estudar a performance museal em sua particularidade no caso francês, o
An. mus. paul.. Publicado em: 2013-12
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4. Dioniso nOs Sertões brasileiros: a experiência religiosa do Teatro Oficina
A presente pesquisa abarca os conceitos sobre sincretismo pelo viés religioso e cultural, apontando a construção da identidade via metamorfose e da utopia como fonte das escolhas pautada nos desejos. Partindo dessa investigação observamos um paralelismo da historicidade de um dos ícones do Teatro brasileiro a Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona dem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/12/2012
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5. Configurações da Capoeira Contemporânea: a cena do grupo Ginga Mundo / Configuraciones de la Capoeira Contemporánea: la cena del grupoGinga Mundo.
Este estudio trata sobre la Capoeira en la ciudad de Salvador, Bahia, Brasil, como parte de un proyecto de maestría que se propone a analizar la relación entre una de sus configuraciones contemporáneas e una posible interpretación de la tradición. Para una aproximación de los fundamentos que sustentan esta manifestación cultural afrobrasilera y que ho
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
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6. A peregrinação ocidental no teatro de Afonso Álvares (XVI) e Xavier Lama (século XX) / The pilgrimage in the ocidental theatre of Afonso Alvares (sixteenth century) and Xavier Lama (twentieth century)
Esta dissertação tem por objetivo mostrar como o mito de São Tiago Maior e a peregrinação religiosa na Idade Média são retratados na dramaturgia portuguesa e galega. Para isso, reporta-se a duas obras: Auto de Santiago de Afonso Álvares (Portugal - séc. XVI) e O Peregrino errante que cansou ó demo de Xavier Lama (Galícia séc. XX). Objetiva verifi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/03/2011
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7. Processos interativos midiáticos da Rádio Sutatenza com os camponeses da Colômbia (1947-1989)
La investigación examina los procesos interactivos mediáticos de Rádio Sutatenza con los campesinos de Colombia (1947-1989). Metodológicamente, distingue entre un modelo de interacción estricta, carta, teléfono, etc., con retorno puntual y directo del receptor para el emisor, y un modelo de interacción social amplia, posterior a la circulación del pr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/12/2009
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8. O épico e o popular: Nas cenas da paixão segundo congonhas
Este trabalho se propôs abordar um pouco da história dAs Cenas da Paixão Segundo Congonhas, reconstituída, sobretudo, por meio de entrevistas com os participantes e de análise de registros fotográficos e videográficos. Elegemos como foco a encenação da sexta-feira santa e buscamos conduzir uma análise que contemplasse alguns traços de cultura popu
Publicado em: 2009
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9. Encenando o invisível: a construção da pessoa em ritos mediúnicos e performaces de "auto ajuda"
O estudo etnográfico aqui realizado envolve um caso peculiar de experiência mediúnica: trata-se do "teatro de auto-ajuda", uma espécie de teatro-ritual, criado pelo médium de origem kardecista Luiz Antonio Gasparetto. Promovendo relações inusitadas entre o exercício da mediunidade e a produção cênica, de sua prática emergem inovações na perform
Religião & Sociedade. Publicado em: 2009
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10. Penance for passionate sin and a memory of a crime :: Yeats and the metaphors of evil
Este estudo analisa a representação do mal em duas peças de W. B. Yeats: The Countess Cathleen (A Condessa Cathleen), de 1892, publicada pela primeira vez no segundo volume de poesia produzido pelo autor e a primeira peça que compõe o seu cânone, e Purgatory (Purgatório), cuja primeira performance aconteceu em 1938 e cuja publicação se deu no volume
Publicado em: 2009
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11. Derrida com Makumba: o dom, o tabaco e a magia negra
O cachimbo e o número quatro: dois traços, repetição infinita. Mallarmé, O Azul, do infinito-quatro à série infinita. As cinzas do cachimbo, as cinzas de Auschwitz, as cinzas de Rui Barbosa. Tabaco, planta da América: uso religioso e medicinal. Tabaco e cachimbo como dom, remédios. Colombo descobre o tabaco. O ouro de Colombo e sol de Mallarmé. Ín
Publicado em: 2008
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12. Nelson Rodrigues, miséria e redenção: uma análise da obra rodriguiana pela perspectiva cristã
No presente trabalho procuramos estabelecer um campo de diálogo entre a tradição cristã e o universo do escritor brasileiro Nelson Rodrigues. Escolhemos como referencia dentro da tradição cristã um sistema filosófico religioso do século II o Gnosticismo , e a tradição encabeçada por Santo Agostinho, Bispo de Hipona. No primeiro capítulo nos foca
Publicado em: 2007