Teatro Epico
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13. Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: o render dos heróis de Cardoso Pires e felizmente há luar!, de Sttau Monteiro
O principal objetivo desse estudo é apontar, descrever e analisar as formas de transposição dos pressupostos brechtianos de teatro em O render dos heróis, de José Cardoso Pires, e Felizmente há luar! de Luís de Sttau Monteiro e mostrar a relação dessas peças com o período anterior à Revolução de 25 de Abril, especificamente na década de 1960, marcada pelos processos de aplicação da censura. A matriz brechtiana em O render dos heróis e em Felizmente há luar!, além de ser a estética responsável por uma tentativa de inovação das formas dramáticas praticadas em Portugal, também confirma a preocupação dos autores com a expressão de um posicionamento crítico perante a realidade, com os rumos da dramaturgia e com o papel do dramaturgo em seu tempo e lugar.
Autor(es): Rodrigues, Márcia Regina
Editora UNESP. Publicado em: 2010
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14. O cinema de Ken Loach e a refuncionalização de materiais estético-políticos / The cinema of Ken Loach and the refunctionalization of aesthetic-political materials
Esta pesquisa visa compreender o projeto estético-político do cineasta inglês Ken Loach dentro da história da arte política, e como fruto de um processo histórico de crise da Esquerda e fragmentação da classe trabalhadora, intensificado durante a segunda metade do século XX. Observamos de que maneira a obra de Ken Loach estabelece relações entre a
Publicado em: 2010
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15. O épico e o popular: Nas cenas da paixão segundo congonhas
Este trabalho se propôs abordar um pouco da história dAs Cenas da Paixão Segundo Congonhas, reconstituída, sobretudo, por meio de entrevistas com os participantes e de análise de registros fotográficos e videográficos. Elegemos como foco a encenação da sexta-feira santa e buscamos conduzir uma análise que contemplasse alguns traços de cultura popu
Publicado em: 2009
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16. O dragão e o leão: elementos da estética brechtiana na obra de Glauber Rocha / The dragon and the lion: elements of brechtian aesthetics in the work of Glauber Rocha
Esta pesquisa teve por objetivo verificar, nos filmes e na obra escrita de Glauber Rocha, a presença de elementos da estética de Bertolt Brecht. Foram selecionadas seqüências de O dragão da maldade contra o santo guerreiro e de Der leone have sept cabezas para análises mais detidas, passando-se em seguida a uma observação mais geral dos procedimentos
Publicado em: 2009
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17. Repercussões de Brecht, o pós-dramático e as novas tecnologias em Máquina de Pinball.
Este trabalho pretende investigar a repercussão do teatro épico-dialético brechtiano, principalmente no que se refere à questão do distanciamento alcançado através da ironia, aliada às questões levantadas pelo teatro pós-dramático. A saber: o performático, as novas tecnologias e a nova forma de recepção espetacular em um trabalho específico, q
Publicado em: 2009
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18. Political Theater and Agrarian Question, 1955-1965 Contradictions, Advances and Impasses of a Decisive Moment / Teatro político e questão agrária, 1955-1965: contradições, avanços e impasses de um momento decisivo
The present work aims to take part in the critical current that distinguishes the aesthetical and political sense of the moments before and after the civil-military coup detat in 1964, standing out what was in contest in the process interrupted by tanks and showing the regressive difference of the later resistance action. This interpretation tradition has in
Publicado em: 2009
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19. Between the heart and the stomach: the Camilo Castelo Brancos distanced gaze / Entre o coração e o estômago: o olhar distanciado de Camilo Castelo Branco
O objetivo deste trabalho é questionar a imagem cristalizada da ficção de Camilo Castelo Branco, usualmente polarizada em passional-satírico, lágrima-riso, sério-cômico, ou, em termos camilianos, coração-estômago, procurando mostrar que romances de classificações distintas podem ter mais semelhanças do que aparentam. Para isso, analisaremos a ma
Publicado em: 2009
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20. Teatro vocacional e a apropriação da atitude épica/dialética / Teatro vocacional e a apropriação da atitude épica/dialética
Este trabalho registra criticamente a experiência de implantação e coordenação do Projeto Teatro Vocacional do Departamento de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, entre os anos de 2001 e 2004. Para tanto, analisa alguns princípios de ação, abordando pressupostos teóricos e práticos. Orienta esta análise a avaliação dos fator
Publicado em: 2008
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21. A Música-Gestus nos espetáculos: Esta noite mãe coragem, um homem é um homem e nossa pequena mahagonny
The present repercussions of Bertolt Brechts thoughts about the relation between music and theater were analyzed in this dissertation in three of Belo Horizontes recent theater stagings either based on or inspired by Brechts playwrighting, namely Esta Noite Mãe Coragem (2006), Um Homem É Um Homem (2005) and Nossa Pequena Mahagonny (2003). The analysis was
Publicado em: 2008
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22. "Um buraco no céu de papel": o moderno na dramaturgia de Luigi Pirandello
This master degree main objective is the analysis and the study of the dramatical workmanship composition Six Personages in Search of an Author, witch is studied here as Seis Personagens em Busca de um Autor by Luigi Pirandello (1867-1936), staged for the first time in 1921, in Rome / Italy, reaching success in the entire world and deeply influencing the art
Publicado em: 2007
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23. Teatro épico na América Latina: estudo comparativo da dramaturgia das peças Preguntas inutiles, de Enrique Buenaventura(TEC-Colômbia), e O nome do sujeito, de Sérgio de Carvalho e Márcio Marciano (Cia do Latão - Brasil) / Teatro épico en América Latina: estudio comparativo de la dramaturgia de las piezas Preguntas inútiles, de Enrique Buenaventura (TEC ? Colombia), y O nome do sujeito(El nombre del sujeito) de Sérgio de Carvalho e Márcio Marciano (Cia do Latão - Brasil)
O teatro épico na América Latina se desenvolveu principalmente a partir da década de 50, quando o movimento de teatro independente gerou uma transformação no modo de produção teatral e na forma de expressão artística existente no continente. A influência do teatro do dramaturgo Bertolt Brecht, o modo de criação coletiva das peças e a construçã
Publicado em: 2006
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24. Poetry and theater in Romanceiro da Inconfidência by Cecília Meireles / Poesia e teatro no Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles
Apresentamos um estudo do Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles (1953), na forma do romanceiro, modalidade poética oralizante, praticada em Portugal e Espanha no século XVI, levando em conta seus aspectos estruturais. Análise e descrição deverão partir do período medieval, do texto oral ao texto teatral. Mantendo a forma híbrida tradicion
Publicado em: 2005