Teatro Em Santa Catarina
Mostrando 13-24 de 63 artigos, teses e dissertações.
-
13. O teatro e os adolescentes do Canaã: aspectos artísticos e comunitários
Esta dissertação refere-se às montagens - Romeu e Julieta na Terra Prometida, As Mil e uma Noites, Sol Ardente, e Depois Daquela Viagem - realizadas no período de 2005 a 2007, como projeto extracurricular da Escola Municipal Doutor Gladsen Guerra de Rezende, localizada no Jardim Canaã, Uberlândia, Minas Gerais. A pesquisa se inicia com a apresentação
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/11/2011
-
14. Tela e presença: o ator e a câmera na cena contemporânea
Esse estudo aborda algumas possibilidades da relação do ator com a câmera e as categorias de presença que identifico na cena contemporânea. Neste sentido, busco demonstrar a importância da presença cênica no espaço constituído a partir do encontro entre o tele/espectador e o ator/atriz. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida tendo como fundamento
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2011
-
15. A (re)descoberta da sombra: experiência realizada com educadores na cidade de Imbituba
O estudo descreve e analisa as atividades desenvolvidas com Teatro de Sombras em duas oficinas realizadas com educadores na cidade de Imbituba SC, no período de 04 de maio a 28 de julho de 2010. Ideias sobre (re)descoberta da sombra e experiência são debatidas ao longo das três etapas da pesquisa. Na primeira etapa, o levantamento bibliográfico subsidia
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/09/2011
-
16. Análise ativa: uma abordagem do método das ações físicas na perspectiva do curso de direção teatral da Universidade Federal de Santa Maria-RS / Active analisys method: an approach to the physical actions method from the perspective of the directing theater in the Federal University of Santa Maria-RS
Este trabalho trata do processo de formação artística em Direção Teatral descrito da perspectiva do Método da Análise Ativa. O Método foi desenvolvido na Rússia por Konstantin Stanislávski (1863-1938) e transmitido por um de seus alunos, Gueorgui Tovstonógov (1915-1989) à Nair Dagostini (19_ _ ), primeira brasileira a estudar no Instituto Estatal
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
-
17. O corpo no teatro de animação: contribuições da educação somática na formação do ator
Esse estudo aborda possíveis contribuições da Educação Somática no trabalho corporal do ator no Teatro de Animação. A pesquisa baseou-se na prática pedagógica desenvolvida por Jo Lacrosse e Claire Heggen, professores da École Supérieure Nationale des Arts de la Marionnette, em Charleville- Mézières, França. Ambos os professores utilizam três
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/06/2011
-
18. Um palco iluminado o Teatro Álvaro de Carvalho em Florianópolis SC - década de 1980
Nesta dissertação analiso os processos de aprendizagem sobre iluminação cênica pelo corpo técnico do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis, na década de 1980. Aponto o técnico em iluminação do TAC, Carlos Antônio Falcão Cavalcante Lins como uma pessoa fundamental na disseminação deste conhecimento, pesquisa esta composta em três
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/06/2011
-
19. O bobo da corte : uma perspectiva da bobagem trágica em Shakespeare
A pesquisa objetiva investigar a composição dramática dos Bobos de três peças de Shakespeare, verificando a função do humor no desenrolar da trama. Os Bobos estudados são: Toque de ―Do seu Jeito; Feste de ―Noite de Reis; e o Bobo de ―Rei Lear. A partir da reconstituição dos aspectos cômicos de figuras ancestrais e da cultura côm
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/06/2011
-
20. João do Rio in drama
O presente trabalho descreve um processo em drama (conceito inglês também conhecido por process drama) intitulado João do Rio in drama, realizado com alunos de graduação em teatro da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), no ano de 2009. Para esse processo ocorrer foi feito um estudo da vida e obra do escritor da belle époque brasileira, Jo�
Publicado em: 2011
-
21. Atores negros e atrizes negras: das companhias ao teatro de grupo
Esta pesquisa propõe um estudo sobre circunstâncias, princípios, formação e a especificidade no trabalho de atores negros e atrizes negras nos coletivos teatrais desde as companhias teatrais da história do teatro brasileiro (TB) até práticas grupais no Brasil contemporâneo. Foram levantadas a presença e experiências de atores negros desde os prim�
Publicado em: 2011
-
22. A escuta do sussurro: percepção e composição do ritmo no trabalho do ator
O presente trabalho é uma reflexão teórica-prática na busca de ações pedagógicas para o ator perceber, entender e compor ritmos em seu trabalho de atuação. Para compreender o conceito de ritmo foram consultados estudiosos da área da música como Mário de Andrade, Bruno Kiefer, Sérgio Magnani e Murray Schafer - a fim de apreender a sua estrutura e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/09/2010
-
23. A novadora dramaturgia Barriga-Verde / The New Santa Catarina´s Dramaturgy
Depois de três décadas convivendo com o teatro de Santa Catarina, podemos dizer que o meu hedonismo em discutir o que se escreve para o teatro em terras barriga-verdes, encontra-se cada vez mais incitado; motivado por uma célere gama de emergentes escritores dramáticos que surgiram ao longo desse período e que merecem aqui as nossas mais altas considera
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/02/2010
-
24. Nossas histórias em cena: um encontro com o teatro playback
O teatro playback é uma forma teatral em que os atores improvisam histórias reais contadas por pessoas da platéia, tendo a figura do condutor como elo entre os artistas e o público. Criado em 1975 por Jonathan Fox, já existem grupos que fazem teatro playback em mais de 30 países. No Brasil é uma prática relativamente desconhecida. Nesse sentido essa
Publicado em: 2010