Suspense No Cinema
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
-
1. A cortina rasgada: o cinema de Alfred Hitchcock e a teoria da imagem em Sigmund Freud
O presente trabalho parte da premissa de que o suspense, tal como representado na obra do cineasta Alfred Hichtcock, figurabiliza um modo de funcionamento do aparelho psíquico análogo àquele demarcado no modelo freudiano. Ao articular o cinema de Hitchcock à dimensão da imagem em Freud propõe evidenciar determinada autonomia do registro imagético na t
Psicol. clin.. Publicado em: 2014-12
-
2. Poética fílmica: o exemplo de Alfred Hitchcock
A presente tese tomou como seu objeto de pesquisa a poética fílmica. Entendendo por poética, no caso do cinema, o processo de criação, produção e efeitos alcançados pelo filme, a questão da pesquisa foi: como é gerada uma unidade semiótico-sistêmica em um filme? O objetivo voltou-se, portanto, para a compreensão de como se estrutura e se engendr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2012
-
3. O suplício na espera dilatada: a construção do gênero suspense no cinema / Torment in an enlarged expectation: the construction of the suspense genre in the movies.
O estudo dos gêneros do cinema aponta para várias direções sem, no entanto, especificar a importância que deve ser dada às estratégias discursivas que engendram a significação de determinado filme. Por muito tempo, a teoria semiótica de linha francesa serviu apenas para salientar um perfil da significação fílmica, originada do percurso gerativo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/04/2011
-
4. A construção do medo no cinema à luz do estranho familiar: uma abordagem semiótica
O objeto de estudo desta dissertação é o suporte midiático do cinema materializado em ficção fílmica, cuja construção é entendida como uma função comunicativa capaz de gerar efeitos de sentido. De forma mais específica refere-se à identificação dos modos utilizados no cinema para elaborar seqüências fílmicas com capacidades sugestivas para
Publicado em: 2011
-
5. Narrativas de efeito : diálogo entre o conto literário e o suspense de longa-metragem
A presente pesquisa aborda a influência do conto literário sobre a construção narrativa da obra cinematográfica de Alfred Hitchcock. Sendo o conto fruto das concepções teóricocríticas e dos modelos ficcionais deixados por Edgar Allan Poe, ao aproximar-se do gênero, Hitchcock aproxima-se, também, do escritor. Com isso, a já muito propalada influê
Publicado em: 2010
-
6. Construção de uma narrativa cinematográfica não-linear: o roteiro e filme "21 Gramas"
A dissertação consiste em investigar formas alternativas de estruturas narrativas e dramáticas para o desenvolvimento de roteiro cinematográfico. Buscando detectar modelos distintos de construção narrativa, a pesquisa tem como objeto principal o estudo sobre o roteiro do filme "21 Gramas" (2003), do roteirista mexicano Guillermo Arriaga. Em um primeiro
Publicado em: 2008
-
7. Articulações narrativas em Alfred Hitchcock
The objective of this research is to demonstrate that Hitchcock?s attention to confrontations, both in the treatment of themes and in the construction of characters, is present in different narrative structures that he developed, in this manner highlighted. The first chapter shows that characters are built so as to live the confrontation between guilt and in
Publicado em: 2006