Sopranos Cantores
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
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1. Índice de desvantagem vocal em cantores populares e eruditos profissionais
RESUMO Objetivo Comparar o índice de desvantagem vocal em cantores populares e eruditos profissionais de acordo com gênero, idade, tempo de atuação profissional e presença ou ausência de queixa vocal autorreferida. Método Participaram 132 cantores profissionais, 74 populares e 58 eruditos, que preencheram questionário com os dados: idade, gênero,
CoDAS. Publicado em: 2016-10
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2. Perfil de extensão vocal em coristas após técnica de vibração de língua associada a escalas
RESUMO: Objetivo: identificar o efeito imediato da técnica de vibração sonorizada de língua associada à variação tonal sobre o perfil de extensão vocal de coristas, analisando o tempo de prática de canto, naipe e tempo de execução do exercício. Métodos: estudo transversal quantitativo, com 13 cantores, sendo oito mulheres e cinco homens, com m
Rev. CEFAC. Publicado em: 2016-06
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3. Coralistas amadores: auto-imagem, dificuldades e sintomas na voz cantada
OBJETIVO: conhecer a auto-imagem, dificuldades e presença de sintomas negativos após o canto em coralistas amadores com diferentes classificações vocais, idades e experiência. MÉTODO: cento e vinte e cinco cantores responderam a um questionário que abordou dados de identificação, informações sobre a auto-imagem da voz cantada, dificuldades apresen
Rev. CEFAC. Publicado em: 2013-04
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4. Body posture, voice and self-image in opera singers / Postura corporal, voz e autoimagem em cantores líricos
O canto lírico é uma atividade que requer refinamento da coordenação motora, para obter controle da postura durante a emissão vocal, e consciência corporal para garantir harmonização dos gestos com a autoimagem. Muitas vezes, a dificuldade em promover ajustes na postura pode comprometer a qualidade e o controle da voz. Isto ocorre devido à estreita
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/12/2012
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5. Voz do cantor lírico e coordenação motora: uma intervenção baseada em Piret e Béziers
OBJETIVO: Investigar os efeitos da aplicação de um Programa de Desenvolvimento da Coordenação Motora, baseado em Piret e Béziers, na voz do cantor lírico. MÉTODOS: Cinco cantores líricos profissionais executaram uma ária de ópera, de livre escolha, que foi filmada. Em seguida responderam a uma questão sobre a propriocepção ao cantar. Durante um
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Publicado em: 2009
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6. A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro / The singer Joaquina Lapinha : her contribution for the coloratura soprano repertoire in the Brazilian colonial period
Nesta pesquisa nos propomos a estudar os aspectos da prática musical dramática brasileira, principalmente no Rio de Janeiro entre o final do século XVIII e início do XIX, segundo a trajetória artística da cantora e atriz Joaquina Lapinha, que atuou tanto nos palcos cariocas quanto lusitanos. Por meio do estudo dessa intérprete brasileira, buscamos tra
Publicado em: 2009
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7. Correlação entre sintomas vocais e suas possíveis causas em um grupo de coralistas da cidade de São Paulo
Introduction: In the field of Speech Therapy, there are few epidemiologic researches, especially those which investigate issues related to the singing voice. Aim: This study related a choral groups vocal symptoms and their probable causes, according to gender and vocal classification. Methods: The subjects of this study were 143 choral singers (58,7% female
Publicado em: 2007