Sociology Of Art
Mostrando 1-12 de 32 artigos, teses e dissertações.
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1. O pensamento plástico das capas de Pro-Posições
Resumo Este artigo propõe uma leitura das capas da revista Pro-Posições a partir de um caminho metodológico oferecido pela sociologia histórica de arte de Pierre Francastel, com base em seu conceito-chave de pensamento plástico. A análise levou em conta as imagens, as fontes e as cores presentes nas capas, bem como a história social dos agentes envol
Pro-Posições. Publicado em: 28/11/2019
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2. O cinema educativo de Humberto Mauro: análise do filme Cantos de Trabalho
Resumo O filme Cantos de Trabalho, de 1955, é um dos curtas-metragens da série Brasilianas, dirigida por Humberto Mauro no Instituto Nacional de Cinema Educativo (Ince) entre 1945 e 1956. Analisando-o segundo os pressupostos teóricos da Sociologia da Arte e do Cinema, foi possível estabelecer relações entre a construção visual e os valores da época,
Pro-Posições. Publicado em: 16/09/2019
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3. ROGER BASTIDE, ANTONIO CANDIDO E A TESE INTERROMPIDA SOBRE O CURURU
Resumo Abordaremos neste texto as relações entre o programa de pesquisa em sociologia da arte liderado por Roger Bastide na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL-USP), nas décadas de 1940 e 1950, e a tese incompleta de Antonio Candido sobre o cururu. A análise desse material e de seu contexto permite avaliar conex
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 05/09/2019
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4. Alfredo Andersen (1860 - 1935): retratos e paisagens de um norueguês cabloco / Alfredo Andersen (1860-1935): portraits and landscapes of a norwegian painter
Esta tese investiga a trajetória e a produção artística do artista norueguês radicado no Paraná, Alfredo Andersen (1860-1935) a partir de uma perspectiva históricosociológica. Nascido em Kristiansand, no sul da Noruega, o pintor teve sua formação artística realizada em ateliês particulares em seu país e na Academia de Belas Artes de Copenhagen,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/02/2012
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5. Os Cadernos do Nosso Tempo e o interesse nacional
The aim of this article was to investigate how Brazil's national interest was interpreted by authors and editors of Cadernos do Nosso Tempo [Reports of Our Time], published by the Brazilian Institute of Economics, Sociology, and Politics (IBESP) from December 1953 to March 1956. Based on a systematic reading of Cadernos and the related bibliographic referenc
Dados. Publicado em: 2012
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6. "Mostra a nossa voz"! / "Shows our voice!"
Esta dissertação é uma reflexão sobre a história de vida dos indivíduos que aproveitam o lixo como forma de subsistência: os catadores de materiais recicláveis. Foca em particular os catadores de lixo do município do Salvador, Bahia. Aborda a sociabilidade do trabalho e a prática da economia solidária. Discuti o problema da sustentabilidade na ati
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/12/2011
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7. O Processo de ArtificaÃÃo em Juazeiro do Norte - AnÃlise do Centro Cultural Mestre Noza / The Artification process in Juazeiro do Norte - analysis of Centro Cultural Mestre Noza
Esta pesquisa tem por objetivo mostrar uma situaÃÃo de transiÃÃo de um grupo especÃfico de artesÃos em Juazeiro do Norte, um processo de transformaÃÃo dos valores, racionalidades, posturas e prÃticas dos membros do Centro Cultural Mestre Noza (CCMN), que à um dos locais mais representativos da prÃtica artÃstica do Cariri cearense. Tal transforma�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/12/2011
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8. X Bienal de São Paulo: sob os efeitos da contestação / X Bienal de São Paulo: sob os efeitos da contestação
This essay examine the 10th São Paulo Biennial, from 1969, investigating it within a cultural and socio-political situation marked by arbitrariness of a dictatorship, the collective manifestations against injustices, and the social consciousness taking by artists and art critics. The study aims, therefore, broaden the discussion beyond the boycott that has
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/09/2011
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9. Velhas imagens, novos problemas: a redescoberta de Debret no Brasil Modernista (1930 - 1945) / Old images, new problems: the rediscovery of Debret in modernist Brazil (1930-1945)
This work investigates the rediscovery of the work of French painter Jean-Baptiste Debret (1768-1848) in Brazil in the first half of the twentieth century, especially from 1930 to 1945. A neoclassical educated artist, Debret lived in Brazil from 1816 to 1831, period in which he created a multitude of images of the country, including contemplative watercolors
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
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10. Presente nos museus: processos de formação de acervos de arte contemporânea brasileira / Present in the museum: collection building processes of Brazilian contemporary art
A presente pesquisa analisa os processos de atualização de acervos de arte contemporânea brasileira em dez museus do país e as condições dessa prática na atual confi guração do sistema da arte. Como recurso de aprofundamento, examina mais detidamente os processos curatoriais ligados à formação do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo nos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2010
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11. A educação musical na ONG Corpo Cidadão
This research approaches music education at NGO Corpo Cidadão, located in Belo Horizonte-MG, with children and adolescents living at risk in the capital as well as in Ibirité, town from Belo Horizonte region. The aim of this research was to investigate how is the musical-pedagogical process in the context of that NGO. Hence, this study wanted to investigat
Publicado em: 2009
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12. O SAGRADO E O PROFANO EM ANTÔNIO POTEIRO
Antônio Poteiro, the most representative artist in brazilian naïf art, presents a very rich theme in his paintings and sculptures, which includes: carnival, annunciation, nativity, indigene rituals, among others. Poteiro seems to search in the Bible, inspiration for his theme when he places in opposition sacred and profane, God and Evil, right and wrong. Q
Publicado em: 2009