Sistemas Multiagentes
Mostrando 13-24 de 247 artigos, teses e dissertações.
-
13. Simulação multiagentes aplicada ao planejamento da produção florestal sustentável / Multi-agent simulation applied to the planning of the sustainable forest production
O presente trabalho objetivou avaliar a aplicação do paradigma da Inteligência Artificial Distribuída em problemas de manejo florestal. Para isso, foram desenvolvidos dois Sistemas Multiagentes: um para o planejamento de longo prazo de um empreendimento florestal (i) e outro para seqüenciamento da colheita no intervalo de um ano (ii). Para o SMA i, fora
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/02/2012
-
14. Uma plataforma orientada a agentes para o desenvolvimento de software em veículos aéreos não-tripulados / An agent-oriented platform for development and programming unmanned aerial vehicles
Veículos aéreos não-tripulados (VANTs) são relativamente recentes no meio acadêmico, onde muitas tecnologias e algoritmos vêm sendo pesquisados e desenvolvidos. A engenharia de software apliacada a este âmbito possui poucas abordagens em relação a sistemas autônomos e inteligentes, enquanto que sistemas multi-agentes e a programação orientada a a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
15. DECOLA : um modelo de decisões colaborativas para sequenciamentos de pousos e decolagens utilizando sistemas multiagentes
A infraestrutura do sistema de transporte aéreo brasileiro e mundial vem sofrendo nos últimos anos pressão contínua e crescente, devido às grandes solicitações a que é submetida. Este cenário pode levar setores de ATC em Áreas de Controle Terminal, TMA, a condições de congestionamento e saturação. Diante da limitada capacidade de expansão dos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/12/2011
-
16. Redução do tempo de convergência em modelos baseados no naming game
O Naming Game é um modelo computacional simples em que agentes negociam e, sem nenhuma espécie de controle central e utilizando apenas interações locais, atingem consenso com relação à nomeação de um objeto por uma palavra. O consenso é atingido após um número finito de interações, e há um comportamento bem definido em que, inicialmente, vári
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/12/2011
-
17. Geração de eventos que seguem uma distribuição de lei de potência em ambientes geograficamente distribuídos / GENERATING EVENTS THAT FOLLOW A POWER LAW DISTRIBUTION IN GEOGRAPHICALLY DISTRIBUTED ENVIRONMENTS
Uma lei de potência define que a probabilidade de um evento r ocorrer, denotada por P(r), varia com o inverso de uma potência de r, ou seja, P(r) r -. Leis de potência estão presentes desde a biologia a ciências sociais, portanto o desenvolvimento de métodos e modelos para gerar eventos que seguem uma lei de potência tem sido assunto de investigação
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/12/2011
-
18. Modelo baseado em agentes para estimar a geração e a distribuição de viagens intraurbanas / Agent based model to estimate the generation and distribution of intra-urban trip
Neste trabalho é proposto um modelo para estimar a geração e a distribuição de viagens intraurbanas baseado em agentes, denominado Modelo GDA. Neste modelo foram aplicadas simulações em Sistemas Multiagentes (SMA), nas quais foram usadas, como dados de entrada, informações relativas ao morador e ao uso do solo. Na estimativa da geração de viagens,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/12/2011
-
19. Medee: um ateliê de métodos para sistemas multiagentes. / Medee: a method framework for multiagent systems.
Esta tese propõe o desenvolvimento de SMAs centrados em organizações de forma disciplinada, mesmo nos casos em que os modelos organizacionais de agentes utilizados não estejam incorporados aos métodos oferecidos pela Engenharia de Software Orientada a Agentes (AOSE). A fim de atingir tal objetivo, esta tese adota os princípios da Engenharia de Método
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/12/2011
-
20. A persistência do Paradoxo da Cognoscibilidade / The persistence of Knowability Paradox
Esta dissertação tem como objetivo a análise de um resultado em lógica aléticoepistêmica, divulgado por Frederic Fitch em 1963, conhecido como Paradoxo da Cognoscibilidade. Segundo este resultado, se todas verdades podem ser conhecidas, então todas verdades são conhecidas. Isto sugere que há alguma verdade impossível de ser conhecida. Descrevemos,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/09/2011
-
21. SIMULATION AND STOCK TRADING STRATEGIES WITH SOFTWARE AGENTS / SIMULAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO DE AÇÕES COM AGENTES DE SOFTWARE
O mercado financeiro tem apresentado grande crescimento na automatização de decisões e execução de estratégias que consigam atingir boas rentabilidades a partir de investimentos realizados. Conseqüentemente, a necessidade de ambientes cada vez mais robustos e confiáveis, que permitam analisar diferentes estratégias de investimentos, tem aumentado. B
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/09/2011
-
22. Experimentos em simulações paralelas do Dilema do Prisioneiro com n jogadores. / Experiments in parallel simulations of the n-player Prisoner\ s Dilemma.
O Dilema do Prisioneiro com n jogadores é um problema que ilustra a dificuldade na formação da cooperação em sociedades de indivíduos racionais. Diversos trabalhos foram feitos no sentido de compreender melhor os fatores que influenciam o surgimento e a evolução da cooperação nessas sociedades, sendo que muitos desses mostraram que a simulação de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2011
-
23. ALOCAÇÃO DE PESSOAS EM PROJETOS DE SOFTWARE UTILIZANDO SISTEMAS MULTIAGENTES / PEOPLE SCHEDULING IN SOFTWARE PROJECTS USING MULTI-AGENTS SYSTEMS
O processo de atribuição de tarefas é uma atividade chave na gerência de projetos. Ser capaz de conciliar o perfil das pessoas, bem como seus anseios profissionais nesse processo é um desafio para gestores. Projetos de software diferem dos demais devido a sua intangibilidade e complexidade, características que contribuem ao fracasso desses projetos. Al
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2011
-
24. INTENTIONAL DEVELOPMENT OF TRANSPARENT SOFTWARE BASED ON ARGUMENTATION / DESENVOLVIMENTO INTENCIONAL DE SOFTWARE TRANSPARENTE BASEADO EM ARGUMENTAÇÃO
Transparência é um critério de qualidade crítico para sociedades democráticas modernas. Como o software permeia a sociedade, a transparência se tornou uma preocupação para softwares operando em domínios públicos, sejam eles eGovernment, eCommerce ou softwares sociais. Dessa forma, a transparência de software está se tornando um critério de quali
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2011