Sistemas Colaborativos
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13. INTENTIONAL DEVELOPMENT OF TRANSPARENT SOFTWARE BASED ON ARGUMENTATION / DESENVOLVIMENTO INTENCIONAL DE SOFTWARE TRANSPARENTE BASEADO EM ARGUMENTAÇÃO
Transparência é um critério de qualidade crítico para sociedades democráticas modernas. Como o software permeia a sociedade, a transparência se tornou uma preocupação para softwares operando em domínios públicos, sejam eles eGovernment, eCommerce ou softwares sociais. Dessa forma, a transparência de software está se tornando um critério de quali
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2011
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14. SAMVC sistema de autoria de museus virtuais colaborativos
A utilização de objetos gráficos tridimensionais (3D) em aplicações multimídias vem ganhando cada vez mais espaço nos meios de comunicação. Redes com altas taxas de transmissão, computadores com grande capacidade de processamento gráfico impulsionam e popularizam tais aplicações tridimensionais. Os domínios das aplicações 3D variam desde apli
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/07/2011
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15. Indicadores de qualidade da informação em sistemas baseados em Folksonomia: uma abordagem semiótica
O estudo teve por objetivo geral realizar a identificação, a sistematização e a análise das concepções que norteiam a composição dos indicadores de qualidade da informação em ambientes digitais colaborativos a fim de compreender o lugar atribuído à linguagem na validação dos conteúdos informacionais. A hipótese inicial é de que ante o aspec
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/06/2011
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16. Colaboração e compartilhamento da informação no ambiente organizacional
O presente trabalho teve como principal objetivo de pesquisa identificar fatores que influenciam as trocas de informação por meio do uso de sistemas colaborativos (ou ferramentas de redes sociais) no ambiente organizacional. Isso na tentativa de reconhecer também que tipos de trocas de informação (se compartilhadas ou colaborativas) prevalecem dentro de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/06/2011
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17. Webqda: uma ferramenta web colaborativa para apoiar a análise qualitativa de dados
É inegável a importância dos ambientes colaborativos no mundo globalizado, seja para possibilitar o compartilhamento de informações ou tornar possível a interação entre pessoas distantes. Também é fato, na sociedade atual, a necessidade de realização de tarefas e solução de problemas de forma colaborativa. Como exemplo, pode-se citar a pesquisa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
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18. Awareness do espaço de trabalho em ambientes colaborativos inclusivos na Web / Workspace awareness in Web-based inclusive collaborative environments
O potencial crescimento do acesso à Web nos mais diversos segmentos da população - sejam elas determinadas por aspectos sócio-econômicos, culturais, de letramento, deficiências físicas ou de habilidades com Tecnologias de Informação e Comunicação - tem modificado significativamente a maneira como a Web é utilizada. Uma das principais mudanças é
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2011
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19. Fatores-chave de sucesso para sistemas de indicadores de desempenho para benchmarking colaborativo entre empresas construtoras
Nos últimos anos, diversas iniciativas têm sido realizadas para o desenvolvimento de clubes de benchmarking e sistemas de indicadores de desempenho para benchmarking, em diferentes países. Estes clubes consistem em grupos colaborativos, nos quais diferentes empresas podem adquirir e compartilhar conhecimentos. Entretanto, ainda são escassos os estudos qu
Ambiente Construído. Publicado em: 2011-09
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20. Uma extensão do método de avaliação de comunicabilidade para sistemas colaborativos
Sistemas Colaborativos (SiCos) ou groupware são sistemas computacionais destinados a promover a interação entre usuários, para fins de trabalho, ensino ou entretenimento, sem necessariamente os envolvidos estarem no mesmo local, ao mesmo tempo. Nesses sistemas, os usuários precisam interagir não apenas com o software, mas também utilizá-lo para inter
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/09/2010
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21. Linha de produtos de software para comunicação síncrona na web
O conjunto de conceitos e tecnologias que caracterizam a Web 2.0 revolucionou e estendeu as práticas de comunicação assistidas por sistemas computacionais. Aplicações com comunicação multimídia síncrona, interfaces ricas, tendo a Web como plataforma são exemplos dessa revolução. No entanto, esse tipo de aplicação ainda é pouco explorada apesar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/07/2010
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22. Proposta de metodologia para implementação de sistemas de manufatura digital baseada no gerenciament do ciclo de vida do produto com ênfase no ensino tecnológico / Proposal of methodology for implementation of digital manufacture systems, based on product lifecycle management with emphasis in the technological formation
Este trabalho reflete uma inquietação que surge da observação de um cenário onde a filosofia de concepção, manufatura, colocação no mercado e atualização e ou modificações de produtos nos diversos ramos da indústria, cada vez mais, ocorrem dentro de um ciclo realizado no universo digital, antecedendo quaisquer investimentos em máquinas, equipa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/05/2010
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23. Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial
Este artigo apresenta a aplicação de técnicas de Inteligência Artificial, mais especificamente Sistemas Multiagentes, para a formação de grupos colaborativos em um Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem na Web. A definição e implementação de uma arquitetura de agentes, modelados com algoritmos genéticos é apresentada, bem como sua integr
Publicado em: 2010
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24. Uma estratégia para análise da adoção pelos usuários de um sistema interativo e colaborativo fundamentada no tripé da experiência do usuário, marketing e tecnologia / Uma estratégia para análise da adoção pelos usuários de um sistema interativo e colaborativo fundamentada no tripé da experiência do usuário, marketing e tecnologia.
A busca da killer application faz parte do cotidiano dos empreendedores digitais. Lançar um site inovador e obter popularidade com o mesmo não é um questão que se resume à qualidade do desenvolvimento do software do site. Envolve ainda fatores relativos ao mercado, à tecnologia e ao perfil dos usuários. Dada a necessidade de se extrapolar o entendimen
Publicado em: 2010