Singularidade Ontologica
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1. Singularidade fenomênica e conteúdo perceptivo
RESUMO As principais teorias do conteúdo perceptivo são incapazes de explicar o caráter fenomênico singular da experiência perceptiva. Tal dificuldade, conforme argumento, se origina da ausência de uma série de distinções que acaba tornando o problema aparentemente insolúvel. Após analisar brevemente as principais deficiências da teoria represent
Manuscrito. Publicado em: 08/03/2018
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2. Políticas da vida, produção do comum e a vida em jogo...
Os mecanismos de poder tomaram de assalto a vida em suas várias dimensões, dos genes à produção onírica. Teóricos oriundos da autonomia operaista, impregnados de suas leituras de Espinosa, Foucault, Deleuze, ressignificaram esse contexto de expropriação fazendo ver seu avesso, a positividade ontológica que está na sua base. Assim, chegaram a formu
Saude soc.. Publicado em: 2015-04
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3. DA CARNE SENSÍVEL À SINGULARIDADE ÉTICA: A SENSIBILIDADE COMO CONDIÇÃO-GÊNESE DA INDIVIDUAÇÃO NA FENOMENOLOGIA LEVINASIANA / FROM SENSIBLE FLESH TO ETHICAL SINGULARITY: THE SENSIBILITY AS GENESIS-CONDITION OF INDIVIDUATION IN LEVINASIAN PHAENOMENOLOGY
Nosso estudo pretende analisar a questão da sensibilidade no pensamento de Emmanuel Lévinas, tendo em vista seu papel fundamental na individuação do sujeito no seio de uma temporalização diacrônica que adquire uma significação ética. A sensibilidade será tomada como condição genética da subjetivação do eu que encontra na relação com o outro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
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4. Reflexões sobre o potencial terapêutico dos encontros com crianças e adolescentes em situação de rua no centro da cidade de São Paulo / Considerations about the therapeutic potential of meetings with street children and street adolescents in downtown São Paulo
A partir das experiências de educadores do Projeto Quixote, este estudo busca investigar se há ou não um potencial terapêutico nos encontros com crianças e adolescentes em situação de rua no centro da cidade de São Paulo. Para responder a tal questão utilizamos o método fenomenológico-clínico. Com o método fenomenológico buscou-se compreender a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/05/2011
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5. Afetividade e corporeidade na ética de benedictus de spinoza. / Corporéité et de l affectivité dans l éthique de Benedictus de Spinoza.
O foco principal desta pesquisa é a Ética de Benedictus de Spinoza, tendo como problemática, a afetividade enquanto pura atividade afetiva e a corporeidade como construção e afirmação do corpo. A análise dos principais conceitos da Ética, no que refere a afetividade e a corporeidade, revela as aproximações entre a dinâmica dos afetos e a afirmaç
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/05/2010
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6. Enfermagem enquanto disciplina: que campo de conhecimento identifica a profissão?
Propõe-se uma reflexão crítica acerca do conhecimento que vem sendo produzido pela enfermagem, que a identifica como uma disciplina e a suficiência ou não deste conhecimento, pautado nas ciências positivas e, portanto, com arcabouço de ciência e disciplina científica para constituir os fundamentos do Cuidado, o objeto de trabalho da prática de enfe
Revista Brasileira de Enfermagem. Publicado em: 2009-10
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7. Time, duration and eternity in Spinozas Philosophy / Tempo, duração e eternidade na filosofia de Espinosa
Numerosos são os estudos sobre a eternidade na filosofia de Espinosa, contudo, poucas são as pesquisas sobre o tempo e a duração, afinal, por que perguntar-se sobre o tempo numa filosofia da eternidade? Diferentemente dos seus primeiros escritos, na sua obra máxima, a Ética, a singularidade da definição espinosana da eternidade e da duração encontr
Publicado em: 2008
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8. RESISTIR É OBEDECER?: RESISTÊNCIA E OBEDIÊNCIA POLÍTICA NA FILOSOFIA DE BARUCH SPINOZA / IS RESISTING OBEYING ?: RESISTANCE AND POLITICAL OBEDIENCE IN BARUCH SPINOZAS PHILOSOPHY
Na filosofia de Spinoza a essência de cada coisa singular é um esforço por perseverar na existência, um esforço de resistência à própria destruição, de resistência à tristeza, de resistência à servidão. Para Spinoza, existir é resistir. Dentre todas as coisas singulares que existem, o processo de subjetivação do homem, dessas coisas semelha
Publicado em: 2008
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9. NOSSA SENHORA DE NATIVIDADE, A PRESENÇA DO SAGRADO NO BRASIL: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO
Esta dissertação procura investigar um fenômeno religioso recorrente na tradição popular brasileira no último século a aparição de Maria, Mãe de Jesus tendo como foco principal uma aparição mariana ocorrida em Natividade, cidade do norte fluminense, na segunda metade do século XX, entre os anos de 1967 a 1978 e que tem no sítio da aparição, a
Publicado em: 2008
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10. A FLUIDEZ ESTÉTICA DA AULA E A SISUDEZ DA ESCOLA
O presente trabalho se propõe a pensar a Educação por um viés fenomenológico/hermenêutico enquanto possibilidades significativas mediadas pela experiência estética. Entendida não como a ciência da forma, mas como uma disposição fundamental do Ser, a Estética leva em conta a comunicabilidade que se percebe na fala, no gestual, na postura e na sin
Publicado em: 2007
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11. A aprendizagem na educação de jovens e adultos : "o tempo fora dos eixos"
O presente trabalho apresenta inicialmente algumas conexões transversais nos tempos de vida da investigadora, preliminares à investigação. A partir dessas conexões, foram produzidas as questões que motivaram a elaboração da investigação sobre o desejo de aprender em um grupo de sujeitos de um programa de educação de jovens e adultos, bem como a p
Publicado em: 2007
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12. THE ANONIMOUS THE MAN / A SINGULARIDADE ANÔNIMA DO HUMANO
O trabalho ora apresentado propõe-se a oferecer esforços no sentido da compreensão daquilo que tão vagamente se denomina natureza humana. De um modo geral, o homem é definido pela filosofia moderna como sujeito capaz de produzir sentido para as coisas e, nessa medida, conhecer e organizar o mundo, ou seja, é definido a partir de sua faculdade intelectu
Publicado em: 2006