Simbolismo Na Arte
Mostrando 13-23 de 23 artigos, teses e dissertações.
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13. O BOM, O MAU E O FEIO: O DESIGN GRÁFICO DA INDÚSTRIA DO SKATE / THE GOOD, THE BAD AND THE UGLY: SKATEBOARDING INDUSTRY`S GRAPHIC DESIGN
O design gráfico de linguagem singular desenvolvido na indústria do skate é o objeto de estudo desta dissertação, que procura definir quais são as suas particularidades e que fatores as determinam. O objetivo da pesquisa é estudar, por meio de uma bibliografia selecionada, análise gráfica do material coletado e realização de entrevistas, o context
Publicado em: 2008
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14. Arthur Bispo do Rosário: uma política em processo
As obras de Arthur Bispo do Rosário (1909/11 - 1989) constituem o tema principal desta pesquisa, a qual toma como referência a exposição Registros de Minha Passagem pela Terra do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em 1990. Reflete-se acerca das artes plásticas e visuais no modernismo e na arte contemporânea. A base teórica e m
Publicado em: 2007
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15. GONZAGA DUQUE: CRITICS ART AND THE EXPERIENCE OF MODERNITY / GONZAGA DUQUE: CRÍTICA, ARTE E A EXPERIÊNCIA DA MODERNIDADE
A presente dissertação propõe analisar a atuação de Gonzaga Duque como crítico de arte. Este trabalho reconstrói o percurso das influências estéticas que compuseram o universo teórico de referência para a atuação de Gonzaga Duque como crítico de arte. Esse estudo aborda com maior ênfase o engajamento simbolista do autor, mas igualmente compõe
Publicado em: 2007
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16. Espaço, corpo e escrita em Al Berto: á procura do vento num jardim d agosto
Este trabalho propõe uma discussão sobre a presença do espaço, do corpo e da escrita em À procura do vento num jardim d agosto , livro de estréia do poeta lusitano Al Berto, publicado em 1977 e reescrito em 1987. Situam-se o escritor e sua obra na literatura portuguesa contemporânea, ressaltando-se os aspectos autobiográficos e o diálogo com outros
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/12/2005
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17. Uma concepção dialética da arte a partir da gênese do conceito de trabalho na fenomenologia do espírito de Hegel
A Fenomenologia do Espírito de Hegel não é ainda o lugar específico da posição de sua filosofia da arte propriamente dita. Entretanto, é possível compreender a relação sistemática entre alguns conceitos fundamentais desta obra de 1807 e a concepção hegeliana de arte da maturidade. A partir desta relação, destacaremos em nossa interpretação t
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2005-12
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18. Símbolo do coração
A simbologia foi criada pelo homem pela necessidade de expressar através de objetos ou formas sua religião ou sua arte visual. Muito antes da descoberta da função de bomba impulsionadora do sangue, o coração foi tido como centro da vida, da coragem e da razão. Seu símbolo é o mais universal. De onde, e, quando, surgiu essa representação, sempre de
História, Ciências, Saúde-Manguinhos. Publicado em: 2005-12
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19. Aspectos do feminino e masculino na arte de Ismael Nery
Ismael Nery, pintor e poeta modernista do início do século XX, cria um universo onde carnalidade e misticismo não se contrapõem. Escolhe a si próprio como objeto de sua obra numa atitude de transcendência à sua angústia, guardando uma profunda relação com a metáfora que se inicia no Maneirismo/Barroco e se verticaliza cada vez mais no Romantismo e
Cadernos Pagu. Publicado em: 2005-06
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20. Do simbolismo ao futurismo : o desenho na obra de Umberto Boccioni
A proposta desta tese é realizar uma compreensão das obras do período futurista de Umberto Boccioni (1882-1916) a partir de um estudo da trajetória estética de seus desenhos, identificando as diversas influências sofridas pelo artista. Procuraremos estudar os diversos momentos do desenho e da obra gráfica do artista, reconhecendo as influências que n
Publicado em: 2005
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21. Cultura e ontologia no mito da cobra encantada.
Cultura e Ontologia no Mito da Cobra Encantada busca analisar os mitos relacionados com a grande serpente e adota como ponto de partida o contexto cultural da Amazônia. É reforçada a tese de que os mitos se comunicam entre si, justamente porque o simbólico constitui uma estrutura cognitiva fundamental para a tarefa de desvendamento do mundo, e como tal,
Publicado em: 2005
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22. Jheronimus Bosch e "As tentações de Santo Antão" : Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand-MASP
Not informed
Publicado em: 1998
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23. Artefatos de Genero na arte de barro
Este é um estudo sobre gênero na produção artística de peças de cerâmica, em algumas comunidades de artesãos do Vale do Jequitinhonha, situado no Noroeste do Estado de Minas Gerais, Brasil. O Vale do Jequitinhonha é conhecido por manter uma forte tradição na Arte do Barro. Na região, tradicionalmente, apenas as mulheres chamadas "paneleiras" prat
Publicado em: 1998