Sermoes
Mostrando 1-12 de 49 artigos, teses e dissertações.
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1. A Pregação, A Cidade E Os Santos: Uma Análise Do Contexto Cívico-Litúrgico Dos Sermões Venit In Civitatem Suam (1304) De Giordano De Pisa (C. 1260-1311)
RESUMO Este artigo explora o contexto cívico-litúrgico de três sermões do frade Pregador Giordano de Pisa, pronunciados em uma mesma semana de 1304 em Florença (dois no domingo e um na quinta-feira), todos a partir do versículo de Mateus 9, 1 (Venit in civitatem suam). Com base em considerações a respeito da escolha do versículo bíblico, bem como d
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 2020-12
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2. Escravidão do corpo e da alma em sermões brasileiros do século XVI ao XVIII
resumo A pesquisa analisa o léxico sobre o tema da escravidão, empregado pelas diversas ordens religiosas responsáveis pela pregação no Brasil colonial. Identificamos alguns termos usados em sermões e relacionados ao conceito, como escravidão, escravo cativeiro; e explicamos os significados atribuídos a eles; e usados no contexto do sermão. Comparam
Estud. av.. Publicado em: 02/12/2019
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3. A escravidão nos sermões do Padre Antonio Vieira
resumo A contribuição agrupa os diferentes estudos desenvolvidos pelo autor sobre a forma de Padre Vieira entender a escravidão, organizados em cinco tópicos-chave, a saber: a adesão aos termos da Segunda Escolástica; o processo de incorporação do indígena ao corpo místico do Estado; os termos usados pelas autoridades portuguesas para definir a mis
Estud. av.. Publicado em: 02/12/2019
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4. O testamento amoroso medieval e a querela da “Bela dama sem misericórdia”
Resumo Este artigo trata da imitação da forma testamentária pela poesia medieval, em particular pela lírica amorosa na França. Surgida em vernáculo no fim do século XIII como um desenvolvimento dos sermões em verso chamados de Vers de la Mort, a forma do testamento poético foi adaptada, em meados do século XV, à lírica cortês pelos poemas perten
Alea. Publicado em: 29/07/2019
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5. Giordano de Pisa (1260-1311) e os três significados da cidade: um ensaio de política urbana medieval
Resumo: Este artigo pretende investigar a relação entre pregação com a política no século XIV italiano, particularmente em Florença, a partir dos sermões do frade dominicano Giordano de Pisa (Giordano da Rivalto), entre 1302 e 1307. O objetivo deste texto é, em primeiro lugar, explorar o aspecto de mobilização política da pregação que tornava o
Tempo. Publicado em: 2017-05
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6. Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (Província do Paraná, 1853-1889)
Resumo Ao longo do Império, houve, no Brasil, ao menos três diferentes representações em disputa sobre como deveria ocorrer a educação da criança pela família: a regalista, a liberal e a ultramontana. Tais representações manifestavam uma disputa de poder entre as duas instituições que as produziam: o Estado, com seu regalismo e liberalismo, e a I
Educ. Pesqui.. Publicado em: 2017-03
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7. Padre António Vieira: o discurso engenhoso em nome da fé e da salvação do homem
No século XVII, o sermão é a via da evangelização do catolicismo. Baltazar Gracián, o grande teórico da retórica barroca, elabora as normas do discurso engenhoso: um saber fazer com a palavra, um trabalho de reconstrução da língua. Em seus sermões, padre António Vieira coloca o engenho a serviço de um discurso que se inscreve em uma das versõe
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2016-09
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8. Eidorfe Moreira e os sermões de Vieira na Belém Seiscentista
Resumo O universo intelectual de Eidorfe Moreira (1912-1989) abrigou as mais diferentes manifestações do pensamento. Tendo a Amazônia marcado profundamente a sua obra, Eidorfe Moreira, um discípulo da Geografia Cultural, construiu campos de leitura bem ilustrativos de sua formação, em que o binômio Geografia/História Cultural norteou o principal de s
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2016-04
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9. Da praça ao pergaminho: Os Sermones In circulum anni de Sovramonte de Varese, Omin, na Lombardia Franciscana
Este artigo apresenta uma pequena e quase ignorada coleção de sermões oriundos da Itália setentrional. Eles foram escritos por um frade franciscano chamado Sovramonte de Varese (Supermons de Varisio), por volta da metade do século XIII. Tais sermões são úteis para entender as dinâmicas entre a apresentação oral do sermão e a sua escrita. Após um
Varia hist.. Publicado em: 2015-04
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10. A “MÍSTICA DO LOGOS” E O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE NICOLAU DE CUSA
Partimos da afirmação de K.-O. Apel, repetida por João Maria André (1986, p. 400), de que "[...] é na ‘mística' do ‘logos' e na teologia negativa do Pseudo-Dionísio que, de modo determinante, Nicolau de Cusa irá beber os traços fundamentais da sua filosofia da linguagem". Com base no De filiatione Dei (1450) propomo-nos refletir sobre a relaçã
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2015-04
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11. O letrado e o óbolo - Vieira e a justificação da pobreza / The literate and the obol - Vieira and the justification of poverty
A presente pesquisa tem como objetivo analisar os escritos do jesuíta Antônio Vieira a partir do recorte temático da pobreza e de sua estreita ligação com o pensamento religioso vigente. Considerando o grande volume de escritos, tanto sermões quanto epístolas e apontamentos históricos, selecionamos aqueles que mantêm relação mais próxima com o te
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/06/2012
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12. Educação, saberes psicológicos e morte voluntária: fundamentos para a compreensão da morte de si no Brasil colonial / Education psychological, knowledge and voluntary death: foundations for the understanding of death of self in colonial Brazil
Esta pesquisa é uma investigação histórica, de cunho bibliográfico, que busca contribuir para a construção de uma história do suicídio no Brasil, a partir do papel que teve a educação em relação a tal fenômeno. O período estudado circunscreve-se àquele em que essas terras eram colônia portuguesa. O período colonial estruturou-se sobre o esc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/05/2012