Sequencias Narrativas
Mostrando 25-29 de 29 artigos, teses e dissertações.
-
25. Produção textual : gêneros de estrutura narrativa na relação leitura-escrita
A presente dissertação, baseada na Psicolingüística teve o objetivo de examinar a produção textual de alunos de 7 série do Ensino Fundamental, no que se refere ao uso de seqüências narrativas, mediante trabalho de leitura individual feita pelo aluno (TLI) e trabalho de leitura orientada (TLO). Este trabalho abrange a ativação de conhecimentos pré
Publicado em: 2008
-
26. O gênero crônica na sala de aula do ensino médio
Nesta dissertação, apresentamos os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é estudar o gênero crônica produzido na aula de língua materna. Os textos foram produzidos pelos alunos de uma turma de ensino médio, sob a orientação da professora, que conduziu uma seqüência didática para explorar esse gênero. Na análise, observamos aspectos como a in
Publicado em: 2008
-
27. THE WORDING WORKSHOP: FROM VESTIGES OF THE WORD TO THE EMERGENCE OF THE SUBJECT / OFICINA PALAVREAR: DOS RASTROS DA PALAVRA À EMERGÊNCIA DO SUJEITO
Esse trabalho parte de uma questão: existe sujeito na loucura? Em realidade, não é uma questão propriamente nova uma vez que atravessou boa parte da história da loucura. De fato, os termos sujeito e loucura têm uma história comum cujo recorte inicial fui buscar no século das Luzes, herdeiro do sujeito cartesiano definido pela razão e pela consciênc
Publicado em: 2008
-
28. Narrativas sobre a privação de liberdade e o desenvolvimento do self adolescente
Apresenta-se uma revisão do percurso teórico dos conceitos de self e identidade em psicologia, situando a perspectiva teórico-metodológica sócio-histórico-cultural, com ênfase na versão narrativista-dialógica. Essa última é tomada como contribuição à interpretação de processos de desenvolvimento do self do adolescente no contexto específico
Educação e Pesquisa. Publicado em: 2006-04
-
29. O jogo digital nos processos de ensino aprendizagem de língua portuguesa: um estudo através das seqüências narrativas
This studys main objective is to present the game in a digital environment, in order to make possible the learning of the Portuguese language through narrative. The work is divided into four chapters. In the first chapter, the game, and especially the game in a digital environment, is presented. In the second chapter, I explore the game as a hyper-genre. In
Publicado em: 2006