Sensacionismo
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1. Ode marítima: do atual ao inaugural a poesia como poiesis e performance
O objetivo deste trabalho é demonstrar por que Ode Marítima é considerada o poema expressão máxima do movimento sensacionista, idealizado por Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, no início do século XX, estabelecendo uma relação entre o atual e o inaugural, o moderno e o arcaico, o tempo e o não-tempo, o tempo cronológico e o tempo mítico. P
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
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2. O sensacionismo de Fernando Pessoa em Água Viva de Clarice Lispector
O presente trabalho justifica-se por duas razões: proporcionar um estudo acerca das relações entre Fernando Pessoa e Clarice Lispector e servir de material de apoio, dada a escassez de textos que aproximem ambos os autores. Objetiva-se, primeiramente, mostrar que Água Viva e os poemas sensacionistas, do heterônimo pessoano Álvaro de Campos, tem caracte
Publicado em: 2011
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3. A vanguarda na lírica de Sá-Carneiro : textos, contextos e intertextos
A poesia de Sá-Carneiro apresenta elementos de diferentes estilos e manifestações artísticas. Se por um lado há uma subjetividade melancólica, ao estilo do poeta maldito, por outro há a incorporação dos ideais estéticos das experiências de vanguarda. Assim como o próprio Modernismo português, idealizado por Fernando Pessoa, tendo em vista o grup
Publicado em: 2011
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4. WHITMANIAN REVERBERATIONS IN PESSOA S UNIVERSE / REVERBERAÇÕES WHITMANIANAS NO UNIVERSO DE PESSOA
This work aims at confirming the importance of Walt Whitman s work, Leaves of Grass, in Fernando Pessoa`s poetic production. His contact with the American poet was paramount for the appearance of two of his most significant heteronyms: Álvaro de Campos and Alberto Caeiro. Whitman, who still in the mid XIX century was already a forerunner of Modernism, suppo
Publicado em: 2007
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5. FERNANDO PESSOA: UM FOCO EMISSOR ABSTRATO SENSÍVEL / FERNANDO PESSOA: AN ABSTRACT SENSITIVE ISSUING FOCUS
Este trabalho é uma reflexão sobre a teoria poética do Sensacionismo de Fernando Pessoa. Seu pressuposto inicial é a afirmação do autor: Nada existe, não existe a realidade, mas apenas sensações. A análise textual mostrou-se, assim, um procedimento decisivo, permitindo apontar de que modo a heteronímia, como forma de salvar as limitações que a i
Publicado em: 2004
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6. As armadilhas dos paradigmas da liderança
Este artigo originou-se da análise dos limites epistemológicos - e, portanto, dos perigos inerentes aos conhecimentos produzidos - no tocante à liderança. Nossas reflexões permitiram estabelecer uma classificação original de diferentes tipos de estudos relativos à liderança. Esses tipos de estudo caracterizam-se por pertencer a um paradigma, que é
Revista de Administração de Empresas. Publicado em: 2002-06