Scorm
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
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1. STANDARDIZATION INITIATIVES IN THE PRODUCTION OF VIRTUAL LEARNING OBJECTS
Contemporary training processes have been identified in TIC and virtualization, key strategies to strengthen training. This process is mediated through the production of digital content for learning purposes, which is a development that requires standards to take advantage factors such as reusability, scalability, and accessibility, among others. This articl
JISTEM J.Inf.Syst. Technol. Manag.. Publicado em: 2014-09
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2. EXPORTSCORM: módulo SCORM para exportar objetos de aprendizagem do módulo Lição
O avanço tecnológico proporciona uma nova realidade ao processo educacional, a possibilidade de usar ferramentas mais interativas no ensino-aprendizagem. Entre tantas ferramentas, os objetos de aprendizagem podem agir como facilitadores deste processo. Dispõe-se, no ambiente virtual de ensino-aprendizagem Moodle, de uma ferramenta, o módulo Lição, que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
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3. Adaptação de conteúdo para múltiplos contextos / Content adaptation to multiple contexts
O aumento da popularidade do emprego de tecnologias móveis para acesso a internet viabiliza o acesso a conteúdo educacional por qualquer pessoa, em qualquer lugar, em qualquer instante. Contudo, usufruir desta flexibilidade exige esforço considerável, pois o responsável pelo conteúdo deve produzir não apenas uma versão do material, mas tantas quanto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/03/2011
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4. Avaliação formativa usando objetos de aprendizagem SCORM
A Avaliação formativa tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos com a adoção de ciclos de aprendizagem e com a preocupação maior com o processo de ensino-aprendizagem. Na EAD, o processo de avaliação formativa tem sido bastante valorizado principalmente por permitir o constante feedback aos alunos e por permitir que professores e alunos reg
Publicado em: 2011
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5. Adaptação de conteúdo para múltiplos contextos / Content adaptation to multiple contexts
O aumento da popularidade do emprego de tecnologias móveis para acesso a internet viabiliza o acesso a conteúdo educacional por qualquer pessoa, em qualquer lugar, em qualquer instante. Contudo, usufruir desta flexibilidade exige esforço considerável, pois o responsável pelo conteúdo deve produzir não apenas uma versão do material, mas tantas quanto
Publicado em: 2011
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6. Autoria e empacotamento de conteúdos
O presente artigo é resultado de uma pesquisa que investiga ferramentas de autoria, as quais permitem a construção de conteúdos e seu empacotamento para uso e reuso em diferentes contextos e por diferentes sujeitos, buscando atender os objetivos pedagógicos de uma unidade de aprendizagem, assim como atendendo às necessidades educacionais de seus alunos
Publicado em: 2011
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7. Encapsulamento e utilização de objetos de aprendizagem abertos SCORM para ensejar a avaliação formativa
A avaliação formativa, apesar de ter sido inicialmente pensada por Scriven há mais de 30 anos, e ser discutida por diversos autores nas últimas décadas, ainda é pouco utilizada, tanto nos cursos presenciais como a distância. Somente nos últimos anos, com a adoção de ciclos de aprendizagem, a preocupação maior com o processo de ensino-aprendizagem
Publicado em: 2009
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8. LOP2P arquitetura para compartilhamento de objetos de aprendizagem entre instituições de ensino / LOP2P - architecture for learning objects sharing among learning institutions
Todas as definições de Objetos de Aprendizagem apontam para uma característica em comum: o reuso. Com a aceitação de padrões de distribuição de Objetos de Aprendizagem (como o SCORM) por LMSs (Learning Management Systems), diversas instituições de ensino e respectivos docentes vêm produzindo Objetos de Aprendizagem. Como estes não costumam ser co
Publicado em: 2009
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9. Celine: um modelo para utilização e adaptação de conteúdo scorm em ambientes inteligentes de aprendizagem
The effort to maintain contents in ILE (Intelligent Learning Environments) was the inspiration behind the development of this work. It was observed that the contents to be taught are heavily reliant on these environments, which makes their sharing with other systems difficult. In addition, these materials are created with internal tools, which offer few reso
Publicado em: 2008
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10. Objetos de aprendizagem : uma comparação entre SCORM e IMS Learning Design
Publicado em: 2008
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11. Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino de geoprocessamento. / Development of the learning objects to geoprocessing learning.
The information and communication technologies hold expressive potential for educational environments. The usage of these technologies can make viable the transformation of a presence course to a distance course or simply utilizes these like support to presence courses. The learning objects are defined alike any entity, digital or not digital, that can be us
Publicado em: 2007
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12. Fábrica de adequação de conteúdos de ensino para objetos de aprendizagem reutilizáveis (RLOs) respeitando a norma SCORM
Para promover a reutilização de conteúdos de aprendizagem é necessário promover a normalização desses conteúdos para que possam funcionar corretamente em qualquer sistema de e-learning. A normalização permite: uma fácil reutilização; a portabilidade dos conteúdos criados; a padronização dos processos de criação; e a gestão dos conteúdos d
Publicado em: 2006