School Games
Mostrando 1-12 de 138 artigos, teses e dissertações.
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1. The conception, content validation, and test-retest reliability of the Questionnaire for Screen Time of Adolescents (QueST)
Abstract Objective: To analyze the content validity and the test-retest reliability of the Questionnaire for Screen Time of Adolescents (QueST). Methods: A study was conducted with high school adolescents from Southern Brazil enrolled in public education (2019). The QueST measures screen time across five constructs: studying, working/internship-related act
Jornal de Pediatria. Publicado em: 2022
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2. Predictors of gaming disorder in children and adolescents: a school-based study
Objective: To determine whether psychiatric and gaming pattern variables are associated with gaming disorder in a school-based sample. Methods: We analyzed data from the Brazilian High-Risk Cohort for Psychiatric Disorders, a community sample aged 10 to 18, using questionnaires on gaming use patterns. We applied the Gaming Addiction Scale to diagnose gamin
Braz. J. Psychiatry. Publicado em: 2021-06
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3. Prolonged Ventilation after CABG: an Important Issue
Objective: To determine whether psychiatric and gaming pattern variables are associated with gaming disorder in a school-based sample. Methods: We analyzed data from the Brazilian High-Risk Cohort for Psychiatric Disorders, a community sample aged 10 to 18, using questionnaires on gaming use patterns. We applied the Gaming Addiction Scale to diagnose gamin
Int. J. Cardiovasc. Sci.. Publicado em: 2021-06
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4. The frontier between residual and subsyndromal symptoms in bipolar disorder: revisiting concepts and discussing clinical relevance
Objective: To determine whether psychiatric and gaming pattern variables are associated with gaming disorder in a school-based sample. Methods: We analyzed data from the Brazilian High-Risk Cohort for Psychiatric Disorders, a community sample aged 10 to 18, using questionnaires on gaming use patterns. We applied the Gaming Addiction Scale to diagnose gamin
Braz. J. Psychiatry. Publicado em: 2021-06
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5. Jogar e brincar de crianças pantaneiras: um estudo em uma “escola das águas”
Resumo No Pantanal sul-mato-grossense, no município de Corumbá, há um grupo de unidades escolares denominadas escolas das águas, assim chamadas por estarem situadas em regiões de difícil acesso e sofrerem influência do ciclo das águas. O presente artigo apresenta resultados de uma tese de doutorado que analisou a cultura lúdica das crianças de uma
Pro-Posições. Publicado em: 20/01/2020
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6. ARBITRATION IN SCHOOL SPORT CONTEXT: PERCEPTION OF VIOLENCE REPORTED BY REFEREES
RESUMO A gestão do ambiente de jogo coloca o/a árbitro/a em uma posição de destaque no esporte. Contudo, nesse contexto a arbitragem consiste em uma atividade exposta a situações de violência. Em competições em nível escolar, as pesquisas nesse campo ainda são incipientes. Assim, o objetivo do estudo foi reconhecer a violência percebida por árbi
J. Phys. Educ.. Publicado em: 20/12/2019
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7. Early identification and intervention on language deficits and behavioral difficulties in early childhood education
RESUMO Esta pesquisa objetivou detectar e intervir nas dificuldades de linguagem e comportamento em crianças de três e quatro anos de idade. Foram avaliadas 178 crianças nas áreas de comportamento, vocabulário expressivo e receptivo e processamento auditivo central. O grupo experimental, com 84 crianças, foi submetido à intervenção para o desenvolvi
Psic.: Teor. e Pesq.. Publicado em: 02/12/2019
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8. Elaboração Conceitual por meio da Criação Colaborativa e Coletiva de Jogos Digitais na Perspectiva da Educação Inclusiva
RESUMO: Este artigo examina a elaboração de conceitos em crianças com e sem deficiências em atividades de criação de jogos digitais. O estudo apresenta o uso da tecnologia em uma abordagem pedagógica sustentada nas teorias de Vigotski relacionadas à elaboração conceitual, à imaginação e à criatividade na infância e nos estudos em design de jog
Rev. bras. educ. espec.. Publicado em: 25/11/2019
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9. Influência do uso de jogos do Microsoft Kinect® sobre o desempenho motor e funcional de criança com transtorno do desenvolvimento de coordenação
Resumo: Introdução Boa coordenação motora é essencial para que crianças sejam capazes de desempenhar diversas atividades cotidianas na escola, em casa e em outros ambientes sociais. Algumas crianças, no entanto, apresentam Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) o que dificulta tais atividades. Abordagens de realidade virtual (RV) vêm s
Cad. Bras. Ter. Ocup.. Publicado em: 14/11/2019
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10. Longitudinal follow-up of physical activity from preschool to school age: the ELOS-Pré study
Resumo Objetivou-se verificar se a prática de atividade física na fase pré-escolar (3-5 anos)é preditora desta conduta após o ingresso na fase escolar (5-7 anos). Estudo longitudinal, de base escolar, realizado com 700 crianças avaliadas em 2010 e acompanhadas em 2012, matriculadas em escolas (públicas e privadas) da cidade do Recife, Pernambuco. As v
Rev. bras. cineantropom. desempenho hum.. Publicado em: 08/08/2019
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11. “No próximo recreio a gente briga”: interação social e disputa de meninas
RESUMO O artigo explora interações de crianças no decorrer de uma partida de jogo de damas no recreio escolar. Por meio de observação regular prolongada e de gravações de áudio e vídeo, foi possível descrever práticas e regras do jogo e interpretar o seu significado cultural para as crianças. Também, analisamos aspectos da socialização da ling
Educ. rev.. Publicado em: 29/07/2019
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12. Habilidades adaptativas sociais e conceituais de indivíduos com deficiência intelectual
RESUMO Objetivo Analisar as habilidades sociais e conceituais de pessoas com deficiência intelectual. Método Pesquisa descritiva com 100 cuidadores, nove professores e 100 pessoas com deficiência intelectual de uma Instituição Filantrópica de Campina Grande, Paraíba, Brasil. A idade dos indivíduos que participaram do estudo variou entre 9 e 83 anos
Rev. esc. enferm. USP. Publicado em: 29/07/2019