Salas De Concerto
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
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1. “Terminologia Musical” e “Origem do Fado”: cultura política e identidade nacional nos estudos musicológicos de Mário de Andrade, publicados na revista Illustração Musical (1930-1931)
RESUMO O horizonte do presente artigo é as questões do Modernismo e sua vinculação com a cultura política, pela perspectiva da identidade nacional, nos estudos musicológicos “Terminologia Musical” e “Origem do Fado”, escritos por Mário de Andrade e publicados na revista Illustração Musical. Esse periódico é a principal fonte documental mob
Educ. rev.. Publicado em: 2017-09
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2. Agência dos objetos sonoros
Este texto busca se aproximar do discurso de especialistas ameríndios sobre a origem não autoral de suas músicas, onde a escuta ocupa a função de produção. Busca também compreender as limitações dos artistas ocidentais quando tentam colaborar com as formas de trabalho acústico operantes entre estes coletivos. À luz de reflexões de Bruno Latour e
Per musi. Publicado em: 2015-06
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3. Os espaços para a música contemporânea / The spaces of musical performance
This paper proposes an investigation into the spaces of musical performance and its relationship with the music presented on these, with special focus on contemporary classical music. This proposal is justified from the verification of a dichotomy between the architectural design of these spaces, and the music that presented on them in a repertoire of mostly
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/05/2012
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4. Sobre o desuso e o ressurgimento da viola pomposa
A viola pomposa, instrumento pentacorde de origem barroca semelhante à viola de orquestra com uma corda Mi aguda acrescentada, recebeu denominações divergentes desde o final do século XVIII causando confusão com os termos "violino pomposo", "violino tenor", "violoncello da spalla" e "violoncello piccolo". Entrou em desuso provavelmente pela dispendiosa
Per Musi. Publicado em: 2012-06
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5. Relação entre atributos acústicos e características arquitetônicas de salas de concerto aplicando o método da síntese da forma
O artigo apresenta as relações das características arquitetônicas com a qualidade sonora da sala de concerto da Filarmônica de Berlim. Este estudo foi realizado por meio do método da síntese da forma proposto por Alexander, constituindo-se na primeira desta metodologia em projetos acústicos. A utilização desse método como uma ferramenta de anális
Ambiente Construído. Publicado em: 2012-03
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6. Sinfonietta e Psycho, de Bernard Hermann - intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica / Sinfonietta e Psycho, de Bernard Herrmann. Intersecções entre a música de concerto e a música cinematográfica.
Desmistificando a ideia de que música para o cinema e música para as salas de concerto pertencem a universos distintos, na qual a primeira seria inferior à segunda, o presente trabalho propõe a análise musical parcial de duas obras do compositor norte-americano Bernard Herrmann: a Sinfonietta for String Orchestra e a trilha sonora do filme Psycho (Psico
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/10/2011
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7. Viola minha viola: a obra violonística de Américo Jacomino, o Canhoto (1889-1928), na cidade de São Paulo
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo central, analisar a obra violonística do paulistano Américo Jacomino, o Canhoto (1889-1928). Para tanto, refletiremos inicialmente sobre os aspetos teórico-metodológicos que serviram de referência para este trabalho de pesquisa, onde História e Música dialogam com freqüência Em seguida, destacaremos sua tr
Publicado em: 2007
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8. Subjective Acoustical Parameters: Criteria for Evaluation of Acoustical Quality of Music Halls / "Parâmetros acústicos subjetivos: critérios para avaliação da qualidade acústica de salas de música"
Os parâmetros acústicos subjetivos são critérios que definem a qualidade acústica de uma sala de música. A apreciação musical dentro da sala é afetada por diversas impressões acústicas que ocorrem ao mesmo tempo. Cada uma dessas impressões é associada a um parâmetro acústico de natureza subjetiva que está correlacionado a uma grandeza física
Publicado em: 2005