Sagarana
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1. Um conto, um herói, uma história: do universo maravilhoso das narrativas populares às sagas do sertão na obra Sagarana.
Esta tese realiza um estudo na obra de Guimarães Rosa, detendo-se, especificamente sobre três contos no livro Sagarana, que são: São Marcos, A hora e vez de Augusto Matraga e Conversa de bois. Seu objetivo toma como categoria específica de análise, o herói, orientando-se segundo duas abordagens. A primeira tem como fundamento o reconhecimento de uma e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/08/2012
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2. Conversa de Bois, by João Guimarães Rosa: a reading in the light of the authors poetics / \"Conversa de bois\", de João Guimarães Rosa: uma leitura à luz poética do próprio autor
O objetivo deste trabalho, num primeiro momento, foi extrair das 65 cartas que João Guimarães Rosa remeteu à sua tradutora para o inglês, Harriet de Onís, durante a tradução de Sagarana, as linhas gerais que configuram sua poética. Um breve panorama da gênese e da recepção deste livro, seguidos pelos comentários às mencionadas cartas, abriu noss
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/06/2012
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3. Um ser tão misturado: estudo sobre o filme Sagarana, o Duelo / A being so mixed: study of the movie Sagarana, o Duelo
A dissertação objetiva aprofundar os estudos sobre o filme Sagarana, o Duelo, do cineasta mineiro Paulo Thiago, por meio de aproximações e rupturas com a matriz literária, o conto Duelo, do livro Sagarana, contribuindo para a reflexão da obra de Guimarães Rosa em outras linguagens. Preterindo a concepção de fidelidade da adaptação, a pesquisa most
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/05/2012
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4. As representações da malária na obra de João Guimarães Rosa
O artigo aborda fatores históricos, científicos e literários da malária, com ênfase nas imagens da doença na obra do escritor João Guimarães Rosa. A principal referência para este estudo é o conto "Sarapalha", presente no livro Sagarana. A formação médica do autor somada a suas experiências no interior do país serve de subsídio para a obra, c
História, Ciências, Saúde-Manguinhos. Publicado em: 2012-06
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5. O sertão e suas metamorfoses em Sagarana e Primeiras estórias, de João Guimarães Rosa / Backland and its metamorphosis in Sagarana and Primeiras estórias, from João Guimarães Rosa
O objetivo desta pesquisa é fazer uma leitura da obra de João Guimarães Rosa, questionando qual é o sertão o autor aborda, bem como qual é a visão da modernização do país apresentada na ficção. Procurando confirmar que o sertão já nasce moderno, pois se configura como território do capital e se especializa na produção da mercadoria pecuária
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/09/2011
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6. Legado da cultura alemã na literatura de Guimarães Rosa
A proximidade entre música, filosofia e literatura na tradição alemã e seus métodos de aproveitamento dessas relações marcou profundamente João Guimarães Rosa, possibilitando-lhe desenvolver trilhas próprias a partir dos substratos oferecidos pelas cantigas tradicionais brasileiras. Os efeitos gerais das técnicas musicais em Sagarana, a influênci
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2011
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7. Do tamanho do mundo : regionalidade e universalidade na obra Sagarana, de J. Guimarães Rosa
Este trabalho discute a presença da regionalidade e da universalidade na obra Sagarana, de João Guimarães Rosa. Para tanto, são utilizados fundamentos teóricos oriundos dos estudos sobre imaginário social e identidade cultural, visando analisar a contribuição dos elementos imaginários e identitátios para a construção da regionalidade do universo
Publicado em: 2010
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8. Sob o sórdido desarrumo : A feiúra em A benfazeja
Este trabalho objetiva a análise do conto ?A benfazeja?, de João Guimarães Rosa, publicado em Primeiras Estórias. Em sentido mais estrito, evidencia a tentativa do narrador em dissociar a feiúra da Mula-Marmela da maldade que lhe é atribuída pela pequena comunidade onde se desenvolvem os fatos. Deste modo, inicialmente, constitui referencial teórico
Publicado em: 2010
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9. Fiction and language in São Marcos and A hora e vez de Augusto Matraga / Ficção e linguagem nos contos São Marcos e A hora e vez de Augusto Matraga
O propósito desta dissertação é apresentar uma leitura de duas narrativas de Sagarana, São Marcos e A hora e vez de Augusto Matraga, como alegorias do fazer literário em G. Rosa. Na primeira, os elementos de feitiçaria, de reza brava e de experiências com a palavra são tomados como alegorias das concepções de linguagem e dos modos como se produzem
Publicado em: 2010
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10. From boys to men: possible lectures from the childhood inside Conversa de Bois, Campo Geral and Mutum. / De meninos a âhomensâ: possibilidades de leituras da infÃncia em Conversa de Bois, Campo Geral e Mutum.
Esta pesquisa, de carÃter analÃtico e bibliogrÃfico, tem como foco a temÃtica da infÃncia e objetiva apontar algumas possibilidades de leitura do conto Conversa de bois, que integra o livro Sagarana, e da novela Campo geral/Miguilim, que integra a obra Corpo de baile, de JoÃo GuimarÃes Rosa, bem como da transposiÃÃo fÃlmica de Campo Geral para o fi
Publicado em: 2010
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11. O diabo pé de valsa: a hora e a vez do corpo de baile - Ensaios do baile e da preguiça / The devil dances waltz: time and place of ballet corps - Essays on dance and laziness
A dança é um elemento cultural. Nas pesquisas que se ocupam do universo literário de João Guimarães Rosa, a dança é ainda um elemento insuficientemente pesquisado, embora o baile vinque fortemente os textos, permeando a narrativa lírica com o fenômeno dança. Entre os escritores brasileiros, dois interessam particularmente aos estudos do baile que c
Publicado em: 2010
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12. A saga do burro e do boi: um estudo de O burrinho pedrÃs e Conversa de bois, de JoÃo GuimarÃes Rosa / The History of a Donkey and an Ox: a study of "O burrinho pedrÃs" e "Conversa de bois", de JoÃo GuimarÃes Rosa
JoÃo GuimarÃes Rosa definia-se como um homem do sertÃo e mostrava-se fortemente ligado à terra. Ao longo de sua monumental obra encontramos densos registros sobre essa ligaÃÃo. Em 1965, revela em entrevista a Gunter W. Lorenz seu peculiar interesse por animais, diplomacia, religiÃes e idiomas. A biografia do escritor nÃo se dissocia da obra. Dessa fo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/07/2009