Rouch
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. Between the sensible and the intelligible: Anthropology and the cinema of Marcel Mauss and Jean Rouch
In this paper I explore the connections between the anthropology of Marcel Mauss and the anthropological cinema of Jean Rouch. In the process, I identify elements in the work of the filmmaker and anthropologist that amount to a critique of any simplistic opposition between prose and poetry, science and art, rational and irrational, material and immaterial, t
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2012-12
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2. Cine-weapon: The poiesis of filming and fishing
O presente trabalho discute o uso do registro de imagens em movimento na abordagem da antropologia da técnica, mais especificamente, na etnografia da captura do peixe pirarucu (Arapaima gigas) com o uso o arpão, em lagos na costa do Amapá. Com inspiração na ideia do cine-transe, de Rouch, reflete-se sobre a possibilidade de uma abordagem etnográfica fu
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2012-12
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3. Film as shared ethnography: in the field, in the editing suite, on the air
Analisamos neste artigo um projeto de realização etnográfica de produtos audiovisuais e hipermidiáticos iniciado em 2009, com o Mapa das Artes de Cidade Tiradentes, e concluído em 2011, com o lançamento do filme A arte e a rua. O projeto teve como pressuposto o conceito de Jean Rouch de antropologia compartilhada, mas possui suas especificidades, uma v
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2012-12
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4. Conversation sur les préoccupations scientifiques et les perspectives de recherche au sein du laboratoire d'anthropologie visuelle et sonore du monde contemporain
O presente diálogo se fez como uma oportunidade de apresentar o “Laboratoire d’Anthropologie Visuelle et Sonore du Monde Contemporain ”, ligado a Universidade de Paris 7 St. Denis Diderot. Criado em 1992 pelo professor Dr. Jean Arlaud, antropólogo – cineasta, autor de mais de vinte filmes sobre as populações de todos os continentes na mesma linha
Publicado em: 2011
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5. Entre duas margens : do filme etnográfico ao cinéma-vérité e o lugar do filme La Pyramide Humaine na obra de Jean Rouch / Beetween two margins : from ethnographic film to cinéma-vérité and the place of the film La Pyramide Humaine in the work of Jean Rouch
O presente estudo se debruça sobre a construção do cinema de Jean Rouch, desde o seu primeiro contato com o mundo africano e as questões pelas quais ele iria se interessar durante a criação de seus filmes, até o estabelecimento do cinéma-vérité, movimento lançado na década de 60 e que propunha novas relações do cinema com o real. Abordamos aqui
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2010
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6. O real imaginado: etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch
Mana. Publicado em: 2010-04
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7. Rastros do desenho e seus desdobramentos no vídeo digital
Rastros do desenho e seus desdobramentos no vídeo digital. Esta pesquisa investiga as possibilidades de intersecção entre o desenho e o vídeo digital a partir da minha produção em artes visuais. A abordagem perpassa gestos de inscrição sobre a matéria constituindo um repertório de operações gráficas que migram para procedimentos em softwares dig
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010
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8. Quem diz Eu, um negro? Vozes e foco narrativo no filme de Jean Rouch / Who says Me, a black? Voices and narrative focus in Jean Rouchs film.
Esta dissertação tem como objetivo discutir a questão da subversão das fronteiras entre documentário e ficção a partir do estudo de um filme pioneiro a esse respeito: Eu, um negro (1958), do cineasta e etnógrafo francês Jean Rouch. Essa dualidade é incorporada à própria estrutura do trabalho e as reflexões em torno do filme são divididas em dua
Publicado em: 2009
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9. Les Maîtres Fous, de Jean Rouch: questões epistemológicas da relação entre cinema documental e produção de conhecimento
Este texto analisa um filme ícone do cinema documental, Les maîtres fous, de Jean Rouch, a partir do questionamento teórico discutido por Foucault em O que é um autor, e tendo como referência a tipologia de análise de filmes documentários proposta por Bill Nichols. Busca-se compreender o filme primordialmente como um discurso sobre o mundo e não como
Revista Brasileira de Ciências Sociais. Publicado em: 2007-02
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10. Conversation sur les préoccupations scientifiques et les perspectives de recherche au sein du Laboratoire d'Anthropologie Visuelle et Sonore du Monde Contemporain
O presente diálogo se fez como uma oportunidade de apresentar o "Laboratoire d'Anthropologie Visuelle et Sonore du Monde Contemporain ", ligado a Universidade de Paris 7 St. Denis Diderot. Criado em 1992 pelo professor Dr. Jean Arlaud, antropólogo - cineasta, autor de mais de vinte filmes sobre as populações de todos os continentes na mesma linha de Jean
Horizontes Antropológicos. Publicado em: 2000-06
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11. Identification of cutC and cutF (nlpE) genes involved in copper tolerance in Escherichia coli.
It has been suggested previously that copper transport in Escherichia coli is mediated by the products of at least six genes, cutA, cutB, cutC, cutD, cutE, and cutF. A mutation in one or more of these genes results in an increased copper sensitivity (D. Rouch, J. Camakaris, and B. T. O. Lee, p. 469-477, in D. H. Hamer and D. R. Winge, ed., Metal Ion Homeosta