Rosa Guimaraes 1908 1967 Critica E Interpretacao
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1. Entre Guimarães Rosa, Manoel de Barros e Bartolomeu Campos Queirós: a criação de uma infância da escrita
A proposta desta tese é refletir sobre a infância, tendo em vista a problematização de conceitos paradigmáticos sobre o tema, via de regra, impregnados dos sentidos de falta, carência e incompletude. A abordagem cristalizada da infância como um estado precário, provisório e lacunar é equacionada neste trabalho cujo desafio é lançar outras propost
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/06/2011
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2. Nem Deus, nem demo: Diadorim. O homem humano no palco polifônico em Grande Sertão: Veredas / Ni Dieu, ni dèmon: Diadorim. L homme humain sur scène polyphonique du Grande Sertão: Veredas
Este trabalho se propõe investigar o homem humano rosiano através do personagem figural Diadorim. Seguindo pelas veredas Bakhtinianas e Ricoeurianas chegaremos ao palco polifônico por excelência, o grande sertão. Nele, analisaremos as vozes da paixão em Diadorim: o corpo, a religio e a proclamação do homem humano rosiano no Grande Sertão: Veredas. I
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
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3. O silêncio das epígrafes : a construção das Primeiras estórias
O presente trabalho apresenta a hipótese de que Primeiras estórias (1962) é o ponto de chegada a uma expressão estética arduamente conquistada por Guimarães Rosa. Parte dessa conquista estaria alicerçada na experiência epigráfica e em personagens que, de um segundo plano, assomam à frente do palco como protagonistas. Aparentes sucedâneos dos poema
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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4. Mímica, suplemento, carnavalização: uma leitura de Grande Sertão: Veredas
Esta dissertação visa a realizar uma leitura do romance Grande Sertão: Veredas (1956), escrito por João Guimarães Rosa (1908-1967), à luz dos conceitos: mímica (H. K. Bhabha), suplemento (J. Derrida) e carnavalização (M. M. Bakhtin). Nessa discussão, os três conceitos norteiam a lógica argumentativa da análise do romance com o sentido de discuti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/12/2010
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5. Literatura homoerótica: o homoerotismo em seis narrativas brasileiras
Este trabalho discute a relação entre literatura e homoerotismo e propõe um conceito de literatura homoerótica fundamentado a partir da análise crítica de seis narrativas brasileiras que têm como foco o homoerotismo masculino. Procura entender os mecanismos que envolvem a homofobia social e seus reflexos nos estudos literários. E, ao separar o desejo
Publicado em: 2010
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6. O que ajunta espalha: tempo e paradoxo em Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, e Nós, os do Makulusu, de José Luandino Vieira
Esta tese propõe uma leitura crítica do tempo e do paradoxo em dois dos mais importantes romances em língua portuguesa do século XX: Grande sertão: veredas, do brasileiro João Guimarães Rosa; e Nós, os do Makulusu, do angolano José Luandino Vieira. Como base teórica, parte-se de três importantes obras de Paul Ricoeur: A metáfora viva (1975), Temp
Publicado em: 2010
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7. Diadorim, Nhorinhá e Otacília : o feminino em Grande Sertão: Veredas
No sertão criado por Rosa, dominado pelos homens e pelos valores masculinos, parece difícil vislumbrar um lugar para as mulheres e para o desenvolvimento do princípio feminino. O objetivo do presente trabalho é analisar em Grande Sertão: Veredas a relação entre homens e mulheres, focando as personagens femininas, mais precisamente as que compõem a tr
Publicado em: 2009
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8. Men from Hinterlands: cultural representations in "Buriti" - Noites do sertão - of João Guimarães Rosa / Homens do sertão: representações culturais em "Buriti" - noites do sertão - de João Guimarães Rosa
Esta dissertação propõe investigar de que modo a linguagem de João Guimarães Rosa representa aspectos culturais através de três personagens da novela Buriti: nhô Gualberto Gaspar, iô Liodoro e chefe Zequiel, do volume Noites do Sertão, de Corpo de Baile (1956). A pesquisa justificou-se em função da carência de estudos acerca desses três persona
Publicado em: 2009
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9. A roça imigrante e o sertão mineiro : do mítico-sacral ao lógico-racional
Tendo como base dados antropológicos, históricos, literários e biográficos, esta obra coloca em relação a sociedade colonial-imigrante clássica do sul do Brasil, representada paradigmaticamente pela Capela de Três Vendas de Catuípe (RS), com o sertão – o interior agrário – de Minas Gerais, tal como ele aparece no romance Grande sertão: vereda
Publicado em: 2009
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10. Veredas sonoras: música e escritura na narrativa de Grande Sertão
This research analyses the musicality in Riobaldos narrative at João Guimarães Rosas Grande Sertão: Veredas, according to Paul Zumthors concepts of voice, orality and performance. When we notice the music as a constituent element of the writing of the work, we searched in Rosa s own statements arguments that demonstrated his intention to use music as a fa
Publicado em: 2009
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11. O traço, a letra e a bossa: arte e diplomacia em Cabral, Rosa e Vinícius
Esta tese estabelece diálogos entre o discurso artístico-literário dos escritores-diplomatas João Cabral de Melo Neto, João Guimarães Rosa e Vinicius de Moraes e o discurso das modernidades tardias no Brasil. Os textos analisados, publicados em meados do século XX, voltam-se para espaços periféricos, a que denominamos sertão - áreas excluídas do
Publicado em: 2008
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12. Nicas, nonadas, tutameíces: o percurso da letra na obra de Guimarães Rosa
Dialogando com a noção de letra de Jacques Lacan e com proposições sobre a escrita de Barthes e Blanchot, procuramos demonstrar que há em Guimarães Rosa uma "consciência da letra", ou , em outros termos, um programa estético de investimento na letra. O projeto rosiano se confirma nas correspondências do escritor mineiro com seus tradutores, trabalho
Publicado em: 2008