Romance
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25. Três Viagens por Planolândia: estudos interdisciplinares
Resumo O escopo deste artigo é apresentar três análises feitas no campo da interdisciplinaridade, a partir da obra literária Planolândia – um romance de muitas dimensões , de Edwin A. Abbott. O livro, cujas personagens são entes matemáticos, é tratado, aqui, como potencial recurso pedagógico para colocar a Matemática em diálogo com assuntos hum
Bolema: Boletim de Educação Matemática. Publicado em: 2022
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26. “Uma prisão ainda pior que aquela”: a culpa em Diário da Queda (2011) de Michel Laub
Resumo Este ensaio se utiliza das contribuições Primo Levi (2004) e Karl Jaspers (2018) para discutir a questão da culpa presente no romance Diário da queda (2011) de Michel Laub. Ao abordar experiências traumáticas por meio de memórias individuais, que se relacionam com os eventos da Segunda Guerra Mundial, a narrativa expressa, entre outros aspectos
Alea: Estudos Neolatinos. Publicado em: 2022
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27. Memórias (pós)coloniais em dois atos: diálogos e distopias entre pais e filhos em Caderno de memórias coloniais, de Isabela Figueiredo
Resumo Este artigo estuda a representação dos anos finais da colonização portuguesa em Lourenço Marques (atualmente Maputo, capital de Moçambique) na obra literária Caderno de memórias coloniais (2009), da escritora Isabela Figueiredo. Trata-se de analisar a escrita colonial a partir da perspectiva de duas gerações distintas: o pai colonialista e a
Alea: Estudos Neolatinos. Publicado em: 2022
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28. “Sob a capa espessa da amnésia”: apagamentos visuais em Dora Bruder (1997), de Patrick Modiano
Resumo Este artigo objetiva buscar no romance Dora Bruder (1997), de Patrick Modiano, o significado e a relevância do apagamento visual como recurso narrativo, materializado na ausência das imagens fotográficas e no uso da écfrase para tratar do trauma deixado pela perseguição e morte de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. A opção do autor por n
Alea: Estudos Neolatinos. Publicado em: 2022
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29. Análise do conto “A dama do cachorrinho”. Paralelos entre as relações autor-personagem em Mikhail Bakhtin e Antón Tchékhov
RESUMO Os primeiros trabalhos de Bakhtin apontam as origens de sua teoria. O ineditismo deste artigo, então, consiste em comparar os trabalhos iniciais de Bakhtin, mais precisamente o ensaio “O autor e a personagem na atividade estética”, escrito nos anos 1920, com as visões de Tchékhov sobre a relação autor - personagem - leitor. Isso porque consi
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. Publicado em: 2022
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30. A história pelo retrovisor: o legado da espoliação e a onça mítica em O som do rugido da onça de Micheliny Verunschk
Resumo O romance O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk (2021), recupera o fatalismo expropriador do nosso passado histórico, por meio da viagem do zoólogo Spix e do botânico Martius ao Brasil para “realizar investigações científicas pelo bem da ciência e da humanidade”. Entretanto, reporta-se, essencialmente, às duas crianças indígen
Alea: Estudos Neolatinos. Publicado em: 2022
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31. É ISTO UM ROMANCE?
Resumo Propomos, neste trabalho, uma análise de Eles eram muitos cavalos (2001/2006), do escritor contemporâneo brasileiro Luiz Ruffato. Procuramos problematizar a discussão sobre a possível configuração desta obra sob a forma, denominada pelo próprio autor, de uma “instalação literária”. Ao apresentar este modo de fazer literário, Ruffato pro
Ilha do Desterro. Publicado em: 2022
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32. O GÓTICO EM WILLIAM FAULKNER E LÚCIO CARDOSO: UMA LEITURA COMPARADA
Resumo O presente artigo busca analisar os elementos góticos dos contos “Céu escuro” (1940) – e de suas narrativas relacionadas, a saber: “Um capítulo de romance” (1940) e “História de Cristiana” (2) (1944) –, do escritor brasileiro Lúcio Cardoso, e “Uma rosa para Emily” (1930), do escritor norte-americano William Faulkner. A hipóte
Ilha do Desterro. Publicado em: 2022
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33. Entradas e saídas de uma cultura de violência - “A fita branca” e “O desertor”: duas representações fílmico-literárias no mundo de língua alemã
Resumo: Dois filmes mostram os enormes desafios morais e políticos da memória na Alemanha da primeira metade do século XX, nos quais não só o indivíduo, mas também a sociedade como um todo foram expostos à capacidade de julgar com independência e humanidade. O primeiro filme é “The white ribbon” (Michael Haneke, 2009), que se passa no início d
Tempo. Publicado em: 2022
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34. Da singularidade à polifonia: uma proposta de releitura da teoria bakhtiniana
RESUMO Nas proposições do Círculo de Bakhtin, os conceitos elaborados não aparecem cindidos completamente uns dos outros, mas inter-relacionados. Diante disso, acreditamos que existam conceitos-chave que estejam na base da formulação de outros, ainda que tal associação não ocorra de forma explícita, a exemplo da noção de singularidade. Nosso obje
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. Publicado em: 2022
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35. Contexto como espaço de criação e cocriação: um olhar sobre obras de Bakhtin e o Círculo
RESUMO Este artigo objetiva tratar do sentido de contexto em obras de Bakhtin e o Círculo. O corpus de pesquisa são as edições das obras assinadas por Volóchinov, Bakhtin e Medviédev publicadas no Brasil. Partimos de uma imagem recorrente sobre um espaço de criação e cocriação na produção de sentidos, identificado como comunicação discursiva,
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. Publicado em: 2022
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36. AS ANEDOTAS DE ATOS: HÁ UM PADRÃO FORMAL EM ATOS DOS APÓSTOLOS 19.13-16; 20.7-12; 28.1-6?
RESUMO No presente artigo analisamos três perícopes do livro de Atos dos Apóstolos (19.13-16; 20.7-12; 28.1-6) e, a partir da análise realizada, apontamos para a existência do gênero anedota nessas passagens neotestamentárias. Partimos da revisão dos principais estudos diacrônicos e sincrônicos feitos sobre o livro de Atos. Como metodologia, utiliz
Perspectiva Teológica. Publicado em: 2022