Romance Policial
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1. Violência e refinamento discursivo em A grande arte, de Rubem Fonseca
Resumo: Rubem Fonseca é reconhecido, desde o lançamento de sua primeira publicação, pela representação da violência associada ao uso de uma linguagem sofisticada. Tal característica leva Alfredo Bosi a inseri-lo na corrente literária “brutalista”. Este artigo pretende verificar como é representada a brutalidade derivada dos desníveis sociais n
Alea. Publicado em: 2018-01
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2. The irrelevant mystery, the involuntary detective, the melting clue: notes on La pista de Hielo, a neopolicial by Roberto Bolaño
Resumo: Este artigo analisa o terceiro romance de Roberto Bolaño, La pista de hielo (1993), desde uma leitura do texto como exponente do neopolicial iberoamericano tal como o caracteriza a crítica e focalizando-se em como dois dos componentes dramáticos da narração policial clássica, o enigma e o detetive, são deslocados por meio de um conjunto de mec
Alea. Publicado em: 2018-01
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3. El Comisario Croce: la forma del policial de Ricardo Piglia
Resumo: O romance policial é um gênero que tem uma longa tradição na literatura argentina. Esta tradição não só tem suas próprias características, mas também exibe desvios e seus próprios usos. Ricardo Piglia, está inscrito nessa tradição com um olhar distorcido. O Comissário Croce é o último alter ego que ele inventa para efetivar suas pro
Alea. Publicado em: 2018-01
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4. El hombre de Montserrat: escritas da violência na ficção policial latino-americana
Resumo: O artigo aborda o romance El hombre de Montserrat, escrito pelo escritor guatemalteco Dante Liano e atribuído à ficção criminal como modelo precursor de uma narrativa que estabeleceu uma maneira de reescrever a história da violência nos países centro-americanos. A recepção da narrativa de Dante Liano transformou o romance em uma referência
Alea. Publicado em: 2018-01
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5. Figurações da personagem detetivesca
Resumo: Este artigo pretende traçar um panorama histórico da ficção policial, desde as suas primeiras manifestações, no século XIX, até as manifestações contemporâneas, buscando comprovar que a configuração da personagem detetivesca está sempre em consonância com o contexto social no qual se insere. Em um primeiro momento, analisaremos o detet
Let. Hoje. Publicado em: 2017-06
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6. O olhar contemporâneo na releitura do moderno: A lição de anatomia do temível Dr. Louison
Resumo Partindo de elementos da literatura "policial de enigma" e dos traços mais marcantes das poéticas naturalista, realista, simbolista e decadentista, o presente artigo tem por objetivo mostrar como A lição de anatomia do temível Dr. Louison, de Enéias Tavares, um romance de "ficção alternativa" de viés retrofuturista steampunk, revisita poétic
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2016-08
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7. Os discursos do etnólogo, do filósofo e do ficcionista na estrutura do romance Nove noites
Este artigo pretende colocar em diálogo dois textos: "A estrutura, o signo e o jogo no discurso das ciências humanas", de Jacques Derrida, pensador francês, e Nove noites, de Bernardo Carvalho, romancista contemporâneo brasileiro. O texto de Derrida parece conter as matrizes do pensamento desconstrucionista do filósofo e parte de uma aporia lançada por
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2015-06
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8. 1 - O romance policial
Parte do livro:O romance policial místico-religioso: um subgênero de sucesso
Autor(es): Massi, Fernanda
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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9. O romance policial místico-religioso: um subgênero de sucesso
"Desde o século XIX, com o célebre detetive Auguste Dupin, de Edgar Allan Poe, e a extensa cadeia de personagens e narrativas de mistério que em maior ou menor medida descenderam dali – passamos, nesse prolífico percurso, por Conan Doyle, Agatha Christie, Raymond Chandler, só para citar alguns autores –, o gênero policial foi se consolidando e, enquanto expandia progressivamente seu público, matizava-se e assumia novas formas. Este estudo, fruto de longa pesquisa a partir dos livros mais vendidos no Brasil no início do século XXI, debruça-se sobre o romance policial “místico-religioso”, subgênero definido por Fernanda Massi que se distancia um pouco das características tradicionais do romance policial: nessas tramas, o crime se conecta a um segredo ligado a um núcleo místico-religioso, em geral protegido por uma sociedade fechada e secreta às voltas com o que ela supõe ser um inimigo ameaçador. O repórter/investigador (que em tais obras nunca é chamado de detetive) busca uma verdade que supera a identificação do criminoso, tendo como alvo principal o segredo motivador dos crimes. Outra característica singular é a tentativa, quase frequente, de desmoralização da Igreja Católica. Isto ocorre através da oposição /ocultação/ vs. /revelação/ de um segredo, fazendo que esse subgênero tenha grande sucesso de público, uma vez que promete revelações surpreendentes sobre essa poderosa instituição."
Autor(es): Massi, Fernanda
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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10. Introdução
Parte do livro:O romance policial místico-religioso: um subgênero de sucesso
Autor(es): Massi, Fernanda
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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11. Conclusão
Parte do livro:O romance policial místico-religioso: um subgênero de sucesso
Autor(es): Massi, Fernanda
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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12. Bibliografia consultada
Parte do livro:O romance policial místico-religioso: um subgênero de sucesso
Autor(es): Massi, Fernanda
Editora UNESP. Publicado em: 2015