Romance Moderno
Mostrando 13-24 de 91 artigos, teses e dissertações.
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13. O ROMANCE FAMILIAR EM QUE CAVALOS SÃO AQUELES QUE FAZEM SOMBRA NO MAR?, DE ANTÓNIO LOBO ANTUNES
Resumo Neste artigo, refletimos sobre as aproximações entre o que se convencionou chamar romance familiar pós-moderno e o romance Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar? (2009), de António Lobo Antunes. Mais especificamente, buscamos compreender o diálogo entre a narrativa antuniana e a constituição romanesca que se tem mostrado sensível à
Alea. Publicado em: 2016-12
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14. Fragmentação e engajamento em Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato
Resumo: Esse artigo – que introduz o escritor Luiz Ruffato e seu romance Eles eram muitos cavalos a um público francófono – parte do princípio que o autor emprega estratégias literárias pós-modernistas sem abrir mão de uma literatura empenhada com os problemas sociais do Brasil. Ruffato seria, portanto, exemplar de um engajamento autenticamente p�
Let. Hoje. Publicado em: 2016-12
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15. O olhar contemporâneo na releitura do moderno: A lição de anatomia do temível Dr. Louison
Resumo Partindo de elementos da literatura "policial de enigma" e dos traços mais marcantes das poéticas naturalista, realista, simbolista e decadentista, o presente artigo tem por objetivo mostrar como A lição de anatomia do temível Dr. Louison, de Enéias Tavares, um romance de "ficção alternativa" de viés retrofuturista steampunk, revisita poétic
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2016-08
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16. Glückl von Hameln, uma anunciadora da Emancipação judaica e do romance judaico na Alemanha
Resumo Zichronos de Glückl von Hameln, uma obra de caráter memorialista escrita por uma matriarca judia de Hamburgo na passagem do século XVII para o século XVIII, sob o impacto do advento da heresia sabataísta e da Guerra dos Trinta Anos, antecipa, por meio das perplexidades e das dúvidas que enuncia, um novo topos literário judaico-alemão, fundado
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2016-05
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17. Dança de parâmetros
A abertura de Esaú e Jacó é um dos grandes momentos da narrativa brasileira. Subjacente ao seu andamento errático, há um sistema engenhoso de tópicos e pontos de vista, em que está configurada a experiência histórica de uma ex-colônia.
Novos estud. - CEBRAP. Publicado em: 2014-11
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18. Die Leiden des jungen Werthers à luz da história do conceito de subjetividade
O artigo analisa os paralelos entre o retrato do 'sujeito moderno em crise' visto no romance Die Leiden des jungen Werthers de Goethe e, por outro lado, o perfil psicossocial do 'homem do sentimento' do século XVIII, fruto da cultura da Empfindsamkeit. Defendo a perspectiva de que, no romance, Goethe não apenas se utiliza do formato literário mais tradici
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2013-06
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19. Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá: modernização e subjetividade, história e memória em Lima Barreto / Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá: modernization and subjectivity, history and memory in Lima Barreto
O estudo ora apresentado pretende concentrar-se, principalmente, na análise do romance Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá e trazer alguma contribuição no que se refere à relação desta obra com aspectos do romance moderno, assim como à identificação de procedimentos narrativos que explicitam traços do realismo de Lima Barreto, perpassados pela exp
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/09/2012
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20. Fanny e Margot, libertinas: o aprendizado do corpo e do mundo em dois romances eróticos setecentistas / Fanny and Margot, libertines: the learning of the body and the world in two eighteenth-century erotic novels
O objetivo desta tese é um estudo comparativo dos romances Fanny Hill, or Memoirs of a Woman of Pleasure (1748-1749), do inglês John Cleland, e Margot La Ravaudeuse (1750), do francês Jean-Charles Fougeret de Monbron. Os dois romances fazem parte do conjunto de narrativas eróticas libertinas que inundaram o emergente mercado livreiro europeu durante o Il
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/04/2012
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21. Totalidade estrangulada: o fáustico belmiriano à luz da forma do romance
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma leitura do problema fáustico presente na obra O amanuense Belmiro , de Cyro dos Anjos, segundo algumas das idéias centrais de A teoria do romance , do jovem Lukács. O estudo que propomos parte de alguns conceitos da estética hegeliana como o fim da arte e o prosaísmo do mundo moderno, bem como da teoria
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/04/2012
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22. Pirandello e a experência com a modernidade: Uno, nessuno e centomila / Pirandello and the modernity experience: Uno, nessuno e centomila
O objetivo principal da presente pesquisa é analisar o livro Uno, nessuno e centomila, de Luigi Pirandello, como um romance-manifesto constituído por um narrador-personagem imerso na experiência da modernidade. Vitangelo Moscarda é um sujeito que vive acomodado na sua condição, até o dia em que a mulher lhe aponta um defeito presente em seu rosto: o n
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/03/2012
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23. Graciliano Ramos, por Otto Maria Carpeaux: 120 anos, homenagem em dobro
Apresento dois ensaios de Otto Maria Carpeaux a respeito de Graciliano Ramos, que permitem conhecer melhor o crítico e o romancista: uma homenagem aos sessenta anos do escritor e um artigo quando de sua morte. Revelando o interesse de Graciliano por Dante Alighieri, o crítico, com precisão e imagens poéticas, apreende a força regional e universal do rom
Estud. av.. Publicado em: 2012-12
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24. A ironia na teoria do romance: da exigência normativo-composicional do romance em Goethe ao viver a arte em Novalis
O presente artigo busca explicitar o conceito de ironia na Teoria do romance. A explicitação do conceito de ironia se desdobrará num desenvolvimento duplo: como exigência normativo-composicional e como radicalização subjetiva que excede a normatividade. No primeiro sentido, a ironia configura subjetivamente uma totalidade na obra épica, partindo da su
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2012-08