Roda De Poesia
Mostrando 1-6 de 6 artigos, teses e dissertações.
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1. Sopapo Poético: sarau de poesia negra no extremo sul do Brasil
resumo Apresentamos o Sopapo Poético, sarau de poesia negra que acontece em Porto Alegre desde 2012. Entendemos que nesse evento ocorre um encontro de duas tendências: a recente difusão dos saraus periféricos em São Paulo e outras cidades do Brasil com a tradição da poesia negra brasileira, especialmente a produzida desde a década de 1970. Esse encon
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2016-12
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2. Cultura popular: práticas e representações
A partir de referências teóricas dos estudos de performances culturais, este artigo interpreta a letra de alguns cantos de Bule-Bule - repentista, cantador, violeiro, tocador de prato e faca, e poeta sambador do Recôncavo baiano -, focando algumas relações possíveis entre as práticas da cultura popular tradicional e sua representação por intelectuai
Soc. estado.. Publicado em: 2014-12
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3. Poesia oral e performance no Brasil : a mandiga da voz e do corpo na capoeira Angola = : Poesie orale et performance au Brésil : l incantation de la voix et du corps dans la capoeira Angola
Esta pesquisa procura analisar e descrever os processos de produção, transmissão e recepção da poesia oral da capoeira. Neste caso, a forma de transmissão do poema oral é a performance. Partindo dessa ideia, procuramos analisar as performances poéticas de mestres e capoeiristas na roda de capoeira angola, no intuito de compreender os tipos de perform
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/07/2011
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4. Expressividade e visão de mundo: o léxico de Mário de Andrade na poesia da década de 20 / Expressiveness and worldview: the lexicon of Mário de Andrade in the 20s poetry
O objetivo desta dissertação é estudar as escolhas e as criações lexicais de Mário de Andrade nas suas obras poéticas mais representativas da década de 20: Pauliceia desvairada; Losango cáqui e Clã do jabuti. Sob a ótica da Estilística Léxica e com auxílio da Semântica, recolhemos e analisamos as criações lexicais resultantes da necessidade
Publicado em: 2010
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5. Eu não canto por cantar: oralidade poética e memória
A cultura, um sistema de significações mediante o qual determinada ordem social é comunicada, reproduzida, vivenciada e estudada, se cria e se transforma de acordo com as condições objetivas que se alteram com o tempo e o lugar. Para Raymond Williams a cultura da escrita está ligada não somente ao desenvolvimento da técnica do alfabeto, mas também a
Publicado em: 2007
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6. O devir-consciente em rodas de poesia
O texto discute o conceito de devir-consciente, proposto por Depraz, Varela e Vermersch (2003), à luz de uma experiência de rodas de poesia no contexto de um trabalho comunitário com mulheres de classes populares. Apresenta o ciclo básico e a intuição que caracterizam o devir-consciente, sugerindo que esta é uma prática de produção de subjetividade
Revista do Departamento de Psicologia. UFF. Publicado em: 2005-12