Riso
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37. Capítulo II - Hilda Hilst no fluxo do grotesco: o horizonte histórico de textos grotescos
Parte do livro:Uma superfície de gelo ancorada no riso: a atualidade do grotesco em Hilda Hilst
Autor(es): Silva, Reginaldo Oliveira
EDUEPB. Publicado em: 2013
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38. Capítulo III - Hilda Hilst no fluxo da consciência: o horizonte estético de Contos d’escárnio
Parte do livro:Uma superfície de gelo ancorada no riso: a atualidade do grotesco em Hilda Hilst
Autor(es): Silva, Reginaldo Oliveira
EDUEPB. Publicado em: 2013
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39. Capítulo I - Hilda Hilst no fluxo da espera: recepção e efeito produtivo no fluxo das obras literárias
Parte do livro:Uma superfície de gelo ancorada no riso: a atualidade do grotesco em Hilda Hilst
Autor(es): Silva, Reginaldo Oliveira
EDUEPB. Publicado em: 2013
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40. Uma superfície de gelo ancorada no riso: a atualidade do grotesco em Hilda Hilst
A compreensão de Contos d’Escárnio não poderia restringir-se à construção do horizonte no qual nasce, o século XX. A intenção de escrever lixo e bestagem, anunciada pelo narrador, aos poucos, revela um grotesco vindo de um longínquo, de um aquém. Por isto, faz-se necessário também compreender o fluxo histórico-estético que encontra acolhida na imaginação de Hilda Hilst, cujo amparo conceitual buscou-se à estética da recepção e do efeito. Na Teoria Estética, o feio insurge como fenômeno da realidade artística contemporânea; refúgio de sobrevivência da arte e dos belos escritos, deixa livre à plasticidade do presente a tarefa da denúncia da realidade. Em protesto, o dissonante reivindica cidadania e se mantém como possibilidade da arte. Neste sentido, tem lugar em Hilda Hilst a atualidade do grotesco.
Autor(es): Silva, Reginaldo Oliveira
EDUEPB. Publicado em: 2013
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41. As estrambóticas aventuras de Cornélio Pires e a cultura caipira no cenário hegemônico da cultura brasileira
A presente pesquisa refere-se à produção artística e cultural de Cornélio Pires (1884-1958) e ao contexto histórico do país a partir dos efeitos da colonização no campo socioeconômico e cultural, da presença de diferentes etnias e suas inter-relações que contribuíram para a formação da cultura regional paulista, a caipira. Essa contextualiza�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/08/2012
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42. Análise do discurso humorístico : condições de produção das piadas de Joãozinho = Analysis of speech humorous : conditions of production of little Johnny jokes / Analysis of speech humorous : conditions of production of little Johnny jokes
O objetivo central deste trabalho é a análise de um corpus constituído por um conjunto de "piadas de Joãozinho". Neste material, queremos avaliar, tendo como base teórica a Análise do Discurso francesa, quais são suas condições de produção, procurando compreender as razões histórico-sociais e a representação masculina estereotipada nesse mater
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/07/2012
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43. Grande Otelo: um pícaro na cena brasileira
O presente trabalho parte de um olhar sobre a história de vida e da arte praticada pelo ator Grande Otelo (1915-1993) e, para isso, levanta dados sobre a sua atuação em Companhias de teatro de meados do século XX, como também sua passagem pelo teatro de revista, espaço que, sob o foco dessa dissertação, configurou-se como laboratório prático no exe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/05/2012
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44. Clichê, ficção e riso : uma escrita-pesquisa por entre jornalismo e literatura / Cliché, fiction and laughing : a writing-research between journalism and literature
Jornalismo. Literatura. Academia. Representatividade. Realidade. Modelo. Ficção. Pensamentos que preenchiam este papel-dissertação antes mesmo da escrita começar. Inspirada pelo conceito de clichê, do filósofo Gilles Deleuze, busquei entrar dentro dos clichês que ocupam a escrita, seja na academia, no jornalismo ou no jornalismo literário. Tentei co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/04/2012
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45. HUMOR KONTRASTIV: BRASILIEN UND DEUTSCHLAND: ANALYSE VON FERNSEHSERIEN AUS INTERKULTURELLER PERSPEKTIVE / HUMOR CONTRASTIVO: BRASIL E ALEMANHA: ANÁLISE DE SÉRIES TELEVISIVAS DE UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL
Este trabalho investiga contrastivamente o humor nas sociedades alemã e brasileira a partir da análise de capítulos de duas séries de comédia da televisão dos dois respectivos países. Os seus objetivos são: (i) verificar se as particularidades das duas sociedades são detectáveis no corpus escolhido seguindo instrumentos e parâmetros fornecidos pel
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/04/2012
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46. Antônio José da Silva, o judeu: um leitor de Eurípides
O presente trabalho possui como corpus a obra Encantos de Medeia de Antônio José da Silva, o Judeu, escrita em 1739, no século XVIII em Portugal, época em que a perseguição religiosa, através dos Tribunais da Inquisição, não poupou judeus, intelectuais ou artistas que se opunham aos dogmas eclesiais. A obra em questão é um resgate paródico e car
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/04/2012
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47. Evangelização ou mercantilização da fé: cotejamento entre sagrado, fé, ética e igreja na modernidade a partir dos estudos sobre a evangelização através do uso da mídia
Se partirmos do pressuposto que a humanidade tem uma essência naturalmente religiosa, e que a religião, conforme nos é apresentada no século XXI, também transporta os seus adeptos para a dimensão relacional do natural com o sobrenatural, concluiremos que a religiosidade encontra-se onde os seres humanos vivem e se relacionam. Consequentemente, na atual
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/01/2012
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48. A importância do grotesco
Proponho a consideração do grotesco tanto como gênero discursivo, atitude e prática cultural, quanto como um ponto de partida que nos permite comentar mais amplamente a obra de Bakhtin relativa a Rabelais e seu significado para as discussões atuais referentes à subjetividade. No carnaval, o épico reverbera a memória ilimitada "das perturbações cós
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2012-12