Richard Wagner
Mostrando 1-12 de 29 artigos, teses e dissertações.
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1. Efficacy of group cognitive-behavioral therapy in adolescents with obsessive compulsive disorder: a systematic review and meta-analysis
Objective: To evaluate the effectiveness of group cognitive-behavioral therapy (GCBT) for the treatment of adolescents with obsessive compulsive disorder (OCD). Methods: This review was registered in PROSPERO under number CRD42020158475. Five databases (PubMed, Virtual Health Library, Web of Science, Scopus, and PsycINFO) were searched. After applying the i
Brazilian Journal of Psychiatry. Publicado em: 2022
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2. Práticas de ressuscitação volêmica em unidades de terapia intensiva brasileiras: uma análise secundária do estudo Fluid-TRIPS
RESUMO Objetivo: Descrever as práticas de ressuscitação volêmica em unidades de terapia intensiva brasileiras e compará-las com as de outros países participantes do estudo Fluid-TRIPS. Métodos: Este foi um estudo observacional transversal, prospectivo e internacional, de uma amostra de conveniência de unidades de terapia intensiva de 27 países (in
Rev. bras. ter. intensiva. Publicado em: 2021-04
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3. Vontade de tragédia, tragédia da música: Controvérsias entre o jovem Nietzsche e Schopenhauer
Resumo O presente ensaio tem como objetivo mostrar consequências teóricas de uma tensão latente entre a noção de tragédia no Nietzsche d’O nascimento da tragédia e a compreensão schopenhaueriana da música. Tal tensão se dá não apenas no âmbito de interpretações estéticas das referidas artes por parte dos filósofos mencionados, mas demonstr
Cad. Nietzsche. Publicado em: 30/09/2019
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4. Preceitos poético-musicais de Wagner na poesia modernista hispano-americana
Resumo Partindo da exposição analítica de alguns dos principais preceitos poéticos elaborados por Richard Wagner em seu tratado Ópera e Drama (1853) e do comentário a suas possíveis reverberações na prática poética de autores ligados ao chamado modernismo hispano-americano, o artigo reivindica a reintrodução da preceptiva músico-poética de Wag
Alea. Publicado em: 29/07/2019
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5. A CAMINHO DE BAYREUTH: A MÚSICA NA OBRA DE MACHADO DE ASSIS
Resumo Neste ensaio inaugural, Raymond S. Sayers acompanha o processo de educação musical de Machado de Assis, ao mesmo tempo que observa a progressiva sofisticação das referências musicais no interior da ficção machadiana. Depois de mapear a paisagem sonora complexa em que se inserem tanto o escritor quanto seus narradores e suas personagens, o ensa�
Machado Assis Linha. Publicado em: 2019-04
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6. NIETZSCHE, ADORNO E O WAGNERISMO
RESUMO O artigo investiga alguns tópicos relacionados ao wagnerismo em determinadas obras de Nietzsche e Adorno. Também procura mostrar até que ponto a crítica a Wagner elaborada por Nietzsche foi assimilada por Adorno.
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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7. Da alma dos artistas e escritores: Coisa humana, demasiadamente humana?
Resumo: O artigo discute a hipótese de Paolo D’Iorio e Olivier Ponton, segundo a qual Humano, demasiado humano deve ser considerado o livro que instaura efetivamente a obra de Nietzsche. A chamada “fase wagneriana”, simbolizada por O nascimento da tragédia, deveria ser colocada em suspenso, por se tratar de um momento hesitante e sem continuidade.
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2017-08
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8. Mário de Andrade e Richard Wagner na aurora do modernismo paulista
RESUMO O início da carreira intelectual de Mário de Andrade é marcado por aproximações com o compositor alemão Richard Wagner de diversas maneiras. No presente artigo, apresento três modos pelos quais os autores se encontram: o primeiro é a leitura que Mário faz da obra de Wagner; o segundo, parte da importância do compositor e seu projeto estétic
Estud. av.. Publicado em: 2017-05
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9. Simbologia e hereditariedade na formação de uma Grundgestalt: a primeira das Quatro Canções Op.2 de Berg
Integrando um amplo projeto de pesquisa que visa elaborar uma metodologia analítica específica para os procedimentos de variação progressiva, o presente estudo examina a possibilidade de existência de, por assim dizer, transmissão hereditária (extraopus) na construção da ideia primordial (ou Grundgestalt) de uma peça musical. Para isso, é analisad
Per musi. Publicado em: 2013-06
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10. Ocorrências entre literatura e música na lenda Tristão e Isolda e na ópera homônima de Richard Wagner
Este trabalho tem como objetivo o estudo comparatista entre a narrativa Tristão e Isolda e a ópera homônima de Richard Wagner. O estudo de transposição interartes proposto nesta dissertação de mestrado visa analisar literariamente duas versões, a saber, Tristão e Isolda, de Fernandel Abrantes e O Romance de Tristão e Isolda, de Joseph Bédier (trad
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
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11. Música e palavra na obra do jovem Nietzsche / Music and word in the young Nietzsche
O presente trabalho visa abordar as referências que concorreram para a formação do pensamento do jovem Nietzsche, durante período em que esteve profundamente ligado ao compositor Richard Wagner e à filosofia de Schopenhauer, com especial ênfase nas questões que se relacionam aos temas música e palavra e suas implicações dentro da filosofia do autor
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
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12. Música como aia da vontade: ensaio sobre a leitura wagneriana de Schopenhauer
O ano de 1851 marca o primeiro contato de Richard Wagner com a filosofia de Schopenhauer, logo seguido por sua proclamada e algo surpreendente "conversão" ao schopenhauerianismo. Vinte anos depois, essa adesão é reafirmada em "Beethoven", escrito festivo que contém um esboço de uma filosofia da música, apresentada pelo compositor como fundamentada na e
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2012-06