Reutilizacao Software
Mostrando 13-24 de 102 artigos, teses e dissertações.
-
13. Arquitetura de hardware compacta e eficiente para redes neurais artificiais do tipo múltiplas camadas
Em termos computacionais, uma rede neural artificial (RNA) pode ser implementada em software ou em hardware, ou ainda de maneira híbrida, combinando ambos os recursos. O presente trabalho propõe uma arquitetura de hardware para a computação de uma rede neural do tipo perceptron com múltiplas camadas (MLP). Soluções em hardware tendem a ser mais eficie
Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica. Publicado em: 2011-12
-
14. mRED um método para a engenharia de requisitos em ambientes de desenvolvimento distribuído de software
A Engenharia de Requisitos (ER) é uma etapa do desenvolvimento de software que requer constante comunicação e colaboração entre os stakeholders1. Esta natureza colaborativa faz com que a ER apresente diversos desafios no Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS) [DAM02][DAM07][SEN06] fenômeno onde freqüentemente têm-se um cenário de equipes que
Publicado em: 2011
-
15. Uma abordagem para projeto de aplicações com interação multimodal da Web / An approach to design Web multimodal interfaces
O principal objetivo do desenvolvimento de aplicações multimodais é possibilitar uma maneira mais natural dos seres humanos se comunicarem com as máquinas, por meio de interfaces mais eficientes, intuitivas, fáceis de usar e, de certa forma, mais inteligentes. No entanto, a literatura da área mostra que a reutilização, tanto de conhecimento como de c
Publicado em: 2011
-
16. ConBus: Uma Plataforma de Middleware de Integração de Sensores para o Desenvolvimento de Aplicações Móveis Sensíveis ao Contexto / ConBus: A Sensor Integration Middleware Platform for Mobile Context-Aware Application Development
Apesar da grande evolução e disseminação dos dispositivos móveis e sensores acoplados, desenvolver aplicações ubíquas ainda é uma tarefa complexa, principalmente, devido à grande diversidade de informações contextuais e à abundância de tecnologias de sensoriamento. Nesse cenário, sistemas de middleware assumem a responsabilidade de intermediar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/04/2010
-
17. Metodologia, Sistema de Codificação e Ferramenta de software para Modelagem de Móveis Modulados / Methodology, Coding System and Tool for Modeling of Furniture
No desenvolvimento deste trabalho foi investigado como novas tecnologias podem auxiliar nos processos de modelagem e fabricação de móveis modulados na indústria moveleira do estado do Rio Grande do Norte, constituída de pequenos fabricantes. O código software CAD tridimensional Google SketchUp foi desenvolvido de tal forma que as estruturas internas do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/04/2010
-
18. Especificação formal de uma ferramenta de reutilização de especificações de requisitos / Formal specification of a requirements reuse tool
A Engenharia de Software vem, ao longo das últimas décadas, merecendo cada vez mais atenção da comunidade cientifica. A capacidade de construir software com qualidade, dentro dos prazos e orçamentos, atendendo a demanda do mercado, um dos objetivos almejados pelas pesquisas nesta área. Dentro deste contexto, os Métodos Formais e a Reutilização de So
Publicado em: 2010
-
19. Ras4Nexus : promovendo reuso utilizando o gerenciador de repositórios nexus com o padrão ras / Promoting reuse using nexus repository manager with the RAS standard
O reuso de artefatos de software, apesar de ser uma prática advogada em todos os setores de desenvolvimento e defendida desde os primórdios da Engenharia de Software, não tem sido extensivamente aplicado nas organizações. Dentre as razões relacionadas ao aspecto técnico, está a falta de uma infra-estrutura que esteja integrada com todo o processo de
Publicado em: 2010
-
20. Teste integrado de software e hardware : reusando casos de teste de software em teste de microprocessadores / Integrated test of software and hardware: reusing software test cases to test of microprocessor
Sistemas embarcados estão mais complexos e são cada vez mais utilizados em contextos que exigem muitos recursos computacionais. Isso significa que o hardware embarcado pode ser composto por vários processadores, memórias, partes reconfiguráveis e ASIPs integrados em um único silício. Adicionalmente, o software embarcados pode conter muitas rotinas de
Publicado em: 2010
-
21. Uma abordagem orientada por modelos para o desenvolvimento de software na computação ubíqua
Com o avanço da capacidade de hardware e de tecnologias chaves de software e de redes, a Computação Ubíqua está se tornando uma realidade. O termo Computação Ubíqua referese a ambientes saturados de dispositivos computacionais e redes de comunicação, que se integram naturalmente à atividade humana. Segundo Mark Weiser, o pai da computação ubíqu
Publicado em: 2010
-
22. ConBus: A Sensor Integration Middleware Platform for Mobile Context-Aware Application Development / ConBus: Uma Plataforma de Middleware de Integração de Sensores para o Desenvolvimento de Aplicações Móveis Sensíveis ao Contexto
Apesar da grande evolução e disseminação dos dispositivos móveis e sensores acoplados, desenvolver aplicações ubíquas ainda é uma tarefa complexa, principalmente, devido à grande diversidade de informações contextuais e à abundância de tecnologias de sensoriamento. Nesse cenário, sistemas de middleware assumem a responsabilidade de intermediar
Publicado em: 2010
-
23. Design virtual de produtos através de um aplicativo de banco de dados / Virtual product design using a database application
Este artigo apresenta uma metodologia de desenvolvimento virtual de produtos por meio da criação de um aplicativo de banco de dados com componentes individuais e utilizando a tecnologia da realidade virtual (VRML). Para o desenvolvimento do trabalho foram investigados: o processo de desenvolvimento de produtos e suas etapas; o design virtual e os recursos
Publicado em: 2010
-
24. USING ANNOTATIONS IN OBJECT ORIENTED LANGUAGES TO SUPPORT COMPONENT ORIENTED PROGRAMMING / UTILIZANDO ANOTAÇÕES EM LINGUAGENS ORIENTADAS A OBJETOS PARA SUPORTE À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A COMPONENTES
Em sistemas distribuídos baseados em componentes de software, o uso de linguagens de programação orientadas a objeto é bastante comum para definir, através de frameworks, interfaces de programação para construção e uso de componentes. No entanto, o que se percebe na maioria dos modelos de programação que seguem essa abordagem, é a utilização de
Publicado em: 2010