Reutilizacao E Engenharia De Requisitos
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1. Abordagem para desenvolvimento de aplicações móveis com reuso de software baseado em modelagem específica de domínio e arquitetura orientada a serviços
Essa dissertação apresenta uma abordagem para o Desenvolvimento de Aplicações Móveis que enfatiza o Reúso de Software com base na Modelagem Específica de Domínio e na Arquitetura Orientada a Serviços. A abordagem é dividida em duas etapas: Engenharia de Domínio (ED) e Engenharia da Aplicação (EA). Na ED são construídos: um metamodelo, que expr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/07/2011
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2. CARACTERIZAÇÃO DE SOFTWARE CIENTÍFICO: UM ESTUDO DE CASO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL
Na era da Internet, os Softwares Científicos são não somente o instrumento para a geração de resultados, mas também cruciais para a maior parte das pesquisas. A maioria dos cientistas, entretanto, aprende o que sabe sobre desenvolvimento de software informalmente, e esta informalidade normalmente gera um caráter aleatório aos produtos finais de softw
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/01/2011
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3. mRED um método para a engenharia de requisitos em ambientes de desenvolvimento distribuído de software
A Engenharia de Requisitos (ER) é uma etapa do desenvolvimento de software que requer constante comunicação e colaboração entre os stakeholders1. Esta natureza colaborativa faz com que a ER apresente diversos desafios no Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS) [DAM02][DAM07][SEN06] fenômeno onde freqüentemente têm-se um cenário de equipes que
Publicado em: 2011
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4. Especificação formal de uma ferramenta de reutilização de especificações de requisitos / Formal specification of a requirements reuse tool
A Engenharia de Software vem, ao longo das últimas décadas, merecendo cada vez mais atenção da comunidade cientifica. A capacidade de construir software com qualidade, dentro dos prazos e orçamentos, atendendo a demanda do mercado, um dos objetivos almejados pelas pesquisas nesta área. Dentro deste contexto, os Métodos Formais e a Reutilização de So
Publicado em: 2010
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5. Uma abordagem orientada por modelos para o desenvolvimento de software na computação ubíqua
Com o avanço da capacidade de hardware e de tecnologias chaves de software e de redes, a Computação Ubíqua está se tornando uma realidade. O termo Computação Ubíqua referese a ambientes saturados de dispositivos computacionais e redes de comunicação, que se integram naturalmente à atividade humana. Segundo Mark Weiser, o pai da computação ubíqu
Publicado em: 2010
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6. Construção de ontologias de tarefa e sua reutilização na engenharia de requisitos
Atualmente, reconhece-se que a reutilização oferece uma importante oportunidade para alcançar melhorias no desenvolvimento de software. Maiores benefícios, no entanto, são obtidos pela reutilização em níveis mais altos de abstração, sobretudo pelo reúso de conhecimento. Em relação à reutilização de conhecimento, dois grandes tipos de conhecim
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/06/2009
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7. A reutilização de modelos de requisitos de sistemas por analogia : experimentação e conclusões / Systems requirements reuse by analogy: examination and conclusions
A exemplo de qualquer outra atividade que se destine a produzir um produto, a engenharia de software necessariamente passa por um fase inicial, onde necessário definir o que será produzido. A análise de requisitos é esta fase inicial, e o produto dela resultante é a especificação do sistema a ser construído. As duas atividades básicas durante a anal
Publicado em: 2009
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8. K-Aspects : uma abordagem baseada em aspectos para implementação de sistemas de conhecimentos / K-Aspects: an approach for building knowledge systems using aspects
Esse trabalho define K-Aspects (Knowledge Aspects), uma abordagem para a implementação de Sistemas de Conhecimento (SC) em linguagens orientadas a objetos usando o paradigma orientado a aspectos (OA) e anotações de metadados. Essa abordagem define uma forte correspondência entre o Modelo de Conhecimento (MC) e sua implementação no paradigma da orienta
Publicado em: 2009
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9. APSEE-Monitor: um mecanismo de apoio a visualização de modelos de processos de software
A tecnologia de processos de desenvolvimento de software ´e uma importante área de estudo e pesquisas na Engenharia de Software que envolve a construção de ferramentas e ambientes para modelagem, execução, simulação e evolução de processos de desenvolvimento de software, conhecidos como PSEEs (do inglês: Process-Centered Software Engineering Envir
Publicado em: 2007
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10. UMA METODOLOGIA BASEADA EM ONTOLOGIAS PARA A ENGENHARIA DE APLICAÇÕES MULTIAGENTE / A METHODOLOGY BASED ON ONTOLOGIAS FOR THE ENGINEERING OF APPLICATIONS MULTI - AGENT
A crescente demanda por aplicações de software cuja construção concilie produtividade, baixo custo e alta qualidade, mesmo em domínios complexos e mutáveis, torna necessária a elaboração de técnicas e metodologias que foquem paradigmas de desenvolvimento mais adequados para abordar aquelas características conflitantes, tal como o paradigma multiag
Publicado em: 2006