Remanescentes Osseos Humanos
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1. Sepultamentos secundários com manipulações intencionais no Brasil: um estudo de caso no sítio arqueológico Pedra do Cachorro, Buíque, Pernambuco, Brasil
Resumo Este artigo apresenta o estudo de caso de um sepultamento secundário escavado no sítio Pedra do Cachorro, 760 ± 30 A.P., Buíque, em Pernambuco, Brasil, contendo remanescentes ósseos humanos de um indivíduo adulto, masculino, cuja análise bioarqueológica revelou sinais de descarnamento ativo do cadáver e outras evidências de manipulação int
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2017-01
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2. Morfologia craniana dos remanescentes ósseos humanos da Lapa do Santo, Lagoa Santa, Minas Gerais, Brasil: implicações para o povoamento das Américas
A região cárstica de Lagoa Santa tem sido de suma importância para as discussões sobre o tempo e o modo da dispersão dos primeiros americanos. A Lapa do Santo, escavada na última década, originou uma das maiores coleções de esqueletos humanos desta região. Neste trabalho, investigamos as afinidades morfológicas dos esqueletos da Lapa do Santo com
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2014-12
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3. A cor dos ossos: narrativas científicas e apropriações culturais sobre "Luzia", um crânio pré-histórico do Brasil
Na última década, o crânio de uma mulher escavado em Lagoa Santa, Minas Gerais, tornou-se um ícone científico e cultural no Brasil. Luzia é tida como um dos mais antigos remanescentes ósseos humanos das Américas, com aproximadamente 11.500 anos. Neste trabalho são analisados discursos e representações sobre e em torno desta peça pré-histórica.
Mana. Publicado em: 2009-10
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4. Indicadores de gênero na pré-história brasileira: contexto funerário, simbolismo e diferenciação social - O sítio arqueológico Gruta do Gentio II, Unaí, Minas Gerais / Indicators of gender in Brazilian prehistory: funerary context, symbolism and social difference. The Gentio Cave archaeological site, Unaí, Minas Gerais
Este trabalho teve por objetivo principal estudar as relações sociais e simbólicas de gênero na pré-história brasileira, com base no estudo dos rituais funerários e remanescentes ósseos humanos de populações horticultoras do noroeste de Minas Gerais, que de 1540 anos a.C. a 1540 d.C. ocuparam de forma sazonal e constante a Gruta do Gentio II para a
Publicado em: 2008
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5. Bone preservation: a tafonomic study of the human bones remains of the contry shell-mounds of the valley of the Ribeira de Iguape, SP / Preservação óssea: um estudo tafonômico dos remanescentes ósseos humanos dos sambaquis fluviais do vale do Ribeira de Iguape, SP
In Brazil, the archaeological sites known as "Sambaquis" - shell-mounds are geographically distributed in the coastal line and near by some rivers too. The taphonomic analyses are been applied to the study of the human bones recovered from the shell-mounds sites Capelinha, Moraes and Pavão XVI all them from the valley of the river Ribeira de Iguape, South o
Publicado em: 2008
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6. O mito da homogeneidade biológica na população paleoíndia de Lagoa Santa: implicações antropológicas
Desde sua primeira descoberta entre 1842 e 1843, pelo naturalista dinamarquês Peter W. Lund, os remanescentes ósseos humanos de Lagoa Santa, Brasil Central, estavam destinados a impactar de forma indelével os estudos sobre as origens dos primeiros americanos. Entre sua primeira descoberta e a década de 1970, a palavra homogeneidade biológica foi sempre
Revista de Antropologia. Publicado em: 2004