Religiao Afro Brasileira
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25. Do terreiro ao púlpito - apropriação e ressignificação de elementos de crença das religiões afro-brasileiras pela liderança da Igreja Universal do Reino de Deus (1977-2010)
Com o objetivo de contribuir com as pesquisas no campo da história das religiões e religiosidades, esse trabalho apresenta um estudo de análise das apropriações e ressignificações de crenças e práticas das religiões afro-brasileiras pela liderança da Igreja Universal do Reino de Deus (1977-2010), com especial atenção à simbiose ritualística qu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/02/2010
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26. Projeto: Ylê ayié yaya ilera (Saúde plena na casa desta existência): equidade e integralidade em saúde para a comunidade religiosa afro-brasileira
A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra definiu o conjunto de princípios, diretrizes e objetivos voltados para a melhoria das condições de saúde dessa população, incluindo, entre outras, ações de cuidado e atenção à saúde, visando à promoção da equidade e integralidade em saúde. Este trabalho relata a experiência de impl
Interface - Comunicação, Saúde, Educação. Publicado em: 17/09/2010
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27. A filosofia política da religiosidade afro-brasileira como patrimônio cultural africano
Para marcar a pertinência de se ressaltar a existência de uma filosofia política na religiosidade afro-brasileira capaz de propor um outro equacionamento para o senso de equidade racial, o artigo aproxima o modo de lidar com as diferenças nos terreiros à sofisticada elaboração filosófica deleuziana de um pensamento das diferenças. Este artigo se des
Publicado em: 2010
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28. A percepção do espaço quando referenciado à natureza: pelo olhar do terreiro Dedico
Este estudo procurou apontar caminhos que indicassem que as políticas de preservação do patrimônio adotadas em nosso país têm tido, no decorrer de nossa história, grandes dificuldades de uma maior aproximação no que se refere às culturas afro-brasileiras. Acreditamos que este fato se deve, principalmente, pela diferenciação básica, apontada por
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/06/2009
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29. Sincretismo afro-católico: entre Oxun e Nossa Senhora do Carmo
A matriz religiosa brasileira tem no sincretismo religioso uma das suas características mais marcantes. Fruto de processos de interação e conflito do substrato cultural indígena, europeu e africano. Uma das mais ricas e complexas variações deste processo é o sincretismo afrocatólico, vivido por milhares de brasileiros. Essa Dissertação que tem como
Publicado em: 2009
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30. A religiosidade como alma da cultura e como afirmação da identidade afro-brasileira
A temática que envolve este estudo tem um forte apelo em várias áreas de pesquisa, talvez por uma abrangência interligada a elementos históricos, antropológicos, sociais, econômicos, entre outras áreas muito conceituadas. Logo, o desafio parece ser muito maior que o de realizar uma pesquisa que se volte ao aspecto teológico relacionado a todos os ou
Publicado em: 2009
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31. Modo de vida e vivência do morto na tenda espírita de umbanda Pai Benedito / Way of life and experience of dead in the Pai Benedito Spiritist Umbanda Tent.
Essa pesquisa trata-se do estudo de caso de um terreiro de umbanda, a Tenda Espírita de Umbanda Pai Benedito, situada na cidade de Jardinópolis-SP. Teve como objetivo geral apreender o modo de vida de uma comunidade afro-brasileira e específicos identificar especificidades e possibilidades de construção de significados abertas pelo recurso ao dispositiv
Publicado em: 2009
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32. A Cabana Umbamdista Pai Joaquim de Angola: frente a intolerância a Umbanda na Cidade do Natal/RN
Esta dissertação apresenta uma tentativa de registrar os passos iniciais da religião afro-brasileira Umbanda na Cidade do Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, a partir de um estudo de caso da Cabana Umbandista Pai Joaquim de Angola, representada pelo seu mantenedor, o sacerdote da umbanda José Clementino. O principal objetivo consiste no regi
Publicado em: 2009
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33. A Maternidade Simbólica na Religião Afro-Brasileira: aspectos socioculturais da mãe-de-santo na umbanda em Fortaleza / La Maternidad Simbólica en la Religión Afrobrasileña: Aspectos socioculturales de la Mãe-de-santo en la Umbanda en Fortaleza Ceará
Esta tesis trata de la maternidad simbólica ejercida por las mães-de-santo en la Umbanda en Fortaleza y Región Metropolitana. Tuvo como objetivos construir la memoria histórica del Espiritismo de Umbanda en Ceará por medio de la narrativa de sus adeptos para eso considera el contexto y las transformaciones por las que esa religión pasó y el entrecruce
Publicado em: 2009
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34. LARÓYÈ: EXU NA OBRA DE MARIO CRAVO NETO / LARÓYÈ: EXU IN THE WORK OF MARIO CRAVO NETO
O presente trabalho detém-se no estudo da (re)significação da herança religiosa e mitológica dos orixás na produção artística afro-brasileira, com ênfase na presença simbólica do mensageiro Exu na obra de Mario Cravo Neto. Nesta pesquisa buscamos a compreensão do contexto artístico afro-brasileiro e as diferentes formas de representação do me
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/12/2008
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35. Trajetórias do sagrado
O objetivo deste artigo é analisar a dinâmica atual do campo religioso paulistano, vista não por intermédio da pluralidade de suas organizações religiosas, nem dos posicionamentos de lideranças eclesiais ou grupais. Nele focamos os agentes religiosos individuais e suas atitudes diante do pluralismo religioso crescente, que culminou na formação de um
Tempo Social. Publicado em: 2008-11
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36. LARÓYÈ: EXU NA OBRA DE MARIO CRAVO NETO / LARÓYÈ: EXU IN THE WORK OF MARIO CRAVO NETO
O presente trabalho detém-se no estudo da (re)significação da herança religiosa e mitológica dos orixás na produção artística afro-brasileira, com ênfase na presença simbólica do mensageiro Exu na obra de Mario Cravo Neto. Nesta pesquisa buscamos a compreensão do contexto artístico afro-brasileiro e as diferentes formas de representação do me
Publicado em: 2008