Religiao Afro Brasileira
Mostrando 1-12 de 52 artigos, teses e dissertações.
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1. ESTUDANDO PRÁTICAS QUILOMBOLAS DE RESISTÊNCIA NO INSTAGRAM
RESUMO Este artigo analisa a forma como processos de subjetivação são performados na mídia social Instagram por Djankaw, uma quilombola negra e trans. A partir de uma perspectiva foucaultiana de análise do discurso, pela qual o poder é compreendido como ação e, que, o seu exercício envolve resistências, os múltiplos recursos semióticos mobilizado
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2020-09
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2. Cervical cancer: knowledge, attitude and practice on the prevention examination
RESUMO Objetivo: avaliar o conhecimento, atitude e prática de mulheres sobre o exame preventivo do câncer cervico-uterino e investigar sua associação com as variáveis sociodemográficas. Método: estudo transversal, realizado de julho a setembro de 2015, com 500 mulheres cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde do Distrito Sanitário V, do municíp
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 13/12/2019
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3. 3 - Do calundu ao candomblé: o processo formativo da religião afro-brasileira
Parte do livro:A formação do Candomblé: história e ritual da nação jeje na Bahia
Autor(es): Parés, Luis Nicolau
Editora da Unicamp. Publicado em: 2018
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4. NARRATIVAS, PERSONAGENS E PERFORMANCES: A BAIANA COMO A FACE DO CANDOMBLÉ
Resumo Esse rtigo descreve como a baiana, um tipo regional da cultura brasileira, teria sido construída com a contribuição da literatura, música, religião e textos acadêmicos, seu papel na formação da brasilidade e identidade afro-brasileira, como possíveis efeitos nas vidas das pessoas reais referidas sob este rótulo.
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2016-12
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5. A religião dos bantos: novas leituras sobre o calundu no Brasil colonial
ResumoO artigo tem como proposta apresentar uma síntese das características centrais da tradição religiosa africana banto. O objetivo é demonstrar que o conhecimento desses elementos, enquanto repertório simbólico disponível aos praticantes do calundu, pode trazer novas reflexões a respeito desta experiência religiosa no período colonial. Pretende
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2015-06
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6. NÃO HÁ ANÁGUAS NA ÁFRICA: EDISON CARNEIRO E AS "LINHAGENS" DA ANTROPOLOGIA DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS
Resumo O artigo apresenta o folclorista, ensaísta, jornalista e antropólogo Edison Carneiro (1912-1972) e sua posição entre as "linhagens" ou filiações intelectuais no cenário dos estudos sobre os cultos afro-brasileiros. Descreve a vida de Edison Carneiro, sua relação com a antropóloga americana Ruth Landes e sua participação no Movimento Folcl�
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2015-04
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7. Under the Berlin sky. Candomblé on German shores
O fenômeno migratório produz etnicidades, e alguns dos estudos migratórios contemplam a representação da identidade construída por indivíduos e grupos por meio de seus símbolos culturais. Analisamos a dimensão cultural e religiosa da migração tomando como exemplo a presença de brasileiros na Alemanha e o modo como reconfiguram o campo religioso l
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2014-12
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8. Brinquedo de Cura em terreiro de Mina
A pajelança de negros, mais conhecida por Cura ou Pajé, é encontrada no Maranhão desde o século XIX entre a população negra. É encontrada atualmente em muitos terreiros da capital onde, interagindo com o Tambor de Mina (religião de matriz africana tradicional) e com a Umbanda (religião afro-brasileira difundida no Maranhão a partir da década de 1
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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9. "A língua desse povo não tem osso, deix'esse povo falá": campo sonoro da linha de Quimbanda do Terreiro de Umbanda Reino de Luz - som e preconceito
A Umbanda é uma religião afro-brasileira e, tal como é praticada no Reino de Luz, é essencialmente sonora. A religião umbandista é muito estigmatizada por ser relacionada, por alguns não adeptos a Umbanda, às práticas do "mal", magia negra e culto ao diabo. Muitas são as diferenças entre as concepções religiosas e de mundo entre adeptos da Umban
Per musi. Publicado em: 2013-12
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10. Pérolas negras – primeiros fios: experiências artísticas e culturais nos fluxos entre África e Brasil
Aborda as diversas ideias e realizações da arte, da história da arte e da cultura vinculadas às questões da africanidade e da afro-brasilidade, com cortes espaciais e temporais heterogêneos, resultando em uma abordagem de caráter multidisciplinar, com incursões na antropologia, na sociologia e em outras áreas do conhecimento humano. Em 42 ensaios, tece reflexões sobre o legado africano para a sociedade brasileira, observando aspectos como a religião, o artesanato e as representações da arte africana nos museus, além de outros tópicos.
Autor(es): Conduru, Roberto
EDUERJ. Publicado em: 2013
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11. IDENTITY PROCESSES WOMAN IN TERREIRO "ILÊ ASHE OLOIÁ TASSITAÒÒ" ARACAJU IN / SE. / PROCESSOS IDENTITÁRIOS DA MULHER NO TERREIRO ILÊ AXÉ OLOIÁ TASSITAÒÒ EM ARACAJU / SE.
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o modo como a liderança feminina no candomblé agencia processos identitários da mulher. O interesse pela temática partiu do fato historicamente notório de que estes espaços religiosos são marcados pela presença da mulher, como membro e sacerdotisa da religião. Com isto, elegemos como universo de pesquisa uma
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/09/2012
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12. Famílias de santo: as histórias dos ancestrais e os enredos contemporâneos / Saints´ families: the ancestors´ stories and the contemporaries storylines.
A umbanda pode ser considerada uma religião que retrata por meio de seus rituais as raízes africanas de nossa sociedade. A presente pesquisa objetivou investigar a construção de laços afetivos e de filiação nos rituais de uma família de santo umbandista. Para esse efeito, com base na teoria psicanalítica lacaniana examinou-se em que medida a vivênc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/08/2012