Relacao Autor Narrador
Mostrando 13-24 de 31 artigos, teses e dissertações.
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13. Um esboço de narrador num ensaio de romance
O presente trabalho busca responder a um questionamento levantado quando da leitura do livro Manual de Pintura e Caligrafia, de José Saramago: o narrador que se apresenta nesta obra é o mesmo narrador das obras escritas posteriormente pelo mesmo autor? Para responder a esta pergunta, foi feito um estudo comparativo entre esta e três outras obras do autor,
Publicado em: 2010
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14. Contos novos, de Mário de Andrade: matrizes hipertextuais de uma célula dramática
O objetivo desta dissertação está centrado na leitura estrutural da antologia de Mário de Andrade, CONTOS NOVOS e seu processo discursivo descontínuo inovador do gênero conto. O corpus escolhido, os contos: Vestida de Preto, O Peru de Natal e O Poço apresenta objetivos específicos: evidenciar a genialidade do autor em relação à proposta estética
Publicado em: 2010
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15. Cinge a musa o oráculo da tradição: revelações perenes da narrativa em contos de Perrault
O presente trabalho compreende versões comparativas de nove dos mais conhecidos contos de Perrault publicados em edições integrais, no Brasil, entre 1934 e 2005. Na análise comparativa prioriza-se a identificação de elementos relacionados à oralidade, dentre estes, aqueles relacionados, segundo Ong (1998) e Havelock (1996) a contextos de culturas ante
Publicado em: 2010
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16. O narratário em alguns contos de Tutaméia (terceiras estórias) de João Guimarães Rosa
Nosso trabalho trata da análise de alguns contos da obra Tutaméia (Terceiras Estórias) de João Guimarães Rosa, com vistas à figura do narratário. Para tanto, procuramos mostrar a importância desta categoria da narrativa que pouca atenção recebeu até hoje por parte da crítica literária e que, fazendo-se presente de forma, às vezes mais, às veze
Publicado em: 2009
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17. A ficção camiliana: a escrita em cena / Fiction camillian: writing on the scene
A recepção à ficção camiliana se subsume fundamentalmente a dois operadores hermenêuticos consagrados por uma parcela significativa da crítica literária luso-brasileira: a conjunção vida/obra e o enquadramento da produção literária assinada por Camilo no Romantismo português. Por meio do estudo de dois romances camilianos, Amor de Perdição (1
Publicado em: 2009
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18. Descoberta e limitação: os livros autobiográficos de Graciliano Ramos / Discovery and limitation: the autobiographical books by Graciliano Ramos
Este trabalho consiste em uma leitura de Infância e Memórias do Cárcere de Graciliano Ramos a partir de dois aspectos que consideramos fundamentais em sua obra autobiográfica: descoberta e limitação. A criança vive um processo de formação no livro, incorporando o novo aos seus referenciais. O adulto, com a absurda prisão, marca o texto com uma prob
Publicado em: 2009
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19. Either/Or: jogo em Kierkegaard - Kierkegaard em jogo
O jogo de escrita fabricado por Kierkegaard, em "Either/Or", constrói, propositadamente, brechas de interpretação, configurando-se o eu da escritura como autor/jogador astuto que lança mão de artifícios escriturais que se refletem na pseudonímia e na matéria narrada. O conceito de jogo, bem como o próprio ato de jogar, serão, pois, importantes à a
Publicado em: 2008
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20. Die zeitdarstellung im Roman Der Zauberberg von Thomas Mann / A representação do tempo no romance Der Zauberberg de Thomas Mann
Esta dissertação tem como objetivo investigar o tratamento do tempo como temática central no romance Der Zauberberg (A montanha mágica) de Thomas Mann, em que a experiência temporal do herói é transformada em experiência estética para o leitor mediante a própria estrutura narrativa da obra. Para isso, e depois de um estudo da gênese dos conceitos
Publicado em: 2008
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21. O diálogo entre narrador e narratário em contos machadianos e sua contribuição para a significação
A partir do estudo de textos teóricos que definem a figura do narratário, o destinatário do narrador, representado dentro do texto, e cujo papel nos textos literários ainda é pouco estudado no âmbito da Literatura Brasileira, o trabalho propõe uma leitura dos contos de Machado de Assis a partir da relação estabelecida pelos emissores das narrativas
Publicado em: 2007
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22. A literatura para a juventude portuguesa e brasileira e a relevância de dois elementos estruturais da narrativa: linguagem e narrador / The literature to the Portuguese and Brazilian youths and the prominence of two structural elements of the narrativa; language and narrator
Esta tese de doutorado dentro da Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa teve por objetivo abordar e investigar nas obras de literatura para a juventude portuguesa e brasileira, a relevância de dois elementos estruturais importantes: Linguagem e Narrador. O intenso diálogo entre autor, texto e leitor cria um clima de cumplicidade,
Publicado em: 2007
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23. Um narrador incerto : Dom Casmurro : entre o estranho e o familiar
Este trabalho consiste na leitura do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis articulado ao texto freudiano “O Estranho”. O que o orienta e inspira é a consideração de que tanto Freud quanto Machado trazem à cena traços, posições, campos de referências que têm efeito na subjetividade até nossos dias. No ensaio “O estranho”, Freud põe em q
Publicado em: 2007
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24. Os bichos de muita antigüidade : anticonvenções do contar em Guimarães Rosa
Ao longo do processo de evolução por que passou a forma literária que conhecemos por Conto, fica evidente que cada vez mais este se distanciou de suas origens: a oralidade, a essência popular, que agrega o maravilhoso. Este estudo discute algumas questões relativas à gênese do Conto, aspectos relacionados à nomenclatura; conceito; origem e suas front
Publicado em: 2007